top of page

Para celebrar 60 anos da fábrica Anchieta, VW expõe modelos que marcaram sua trajetória

  • Redação / Revista Publiracing
  • 28 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Para celebrar 60 anos da fábrica Anchieta, VW expõe modelos que marcaram sua trajetória

A Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, acaba de completar 60 anos e para celebrar esse marco a Volkswagen vai expor os principais modelos fabricados na Anchieta e que marcaram sua trajetória de sucesso no Brasil.

A Garagem VW, localizada na Ala 5 da Fábrica Anchieta, reúne 20 modelos em perfeito estado de conservação. Os carros parecem ter saído da linha de produção agora, fruto de um trabalho meticuloso de preservação e de restauração realizado ao longo dos últimos 15 anos.

Os modelos da Garagem VW foram separados por temas. Os "Clássicos da Anchieta" reúnem os modelos "irmãos" do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre os anos 1950 e 1980. Estão lá, por exemplo, modelos como Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP1. A Kombi, claro, merece um capítulo à parte, especialmente para a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard branca, de dezembro de 2013.

O Passat e o Santana também têm lugar de destaque na Garagem VW. Esses modelos elevaram os produtos da Volkswagen a um nível superior de tecnologia, com motores de refrigeração líquida e novos conceitos de segurança.

A fase da Autolatina é homenageada por dois dos principais representantes: Apollo e Pointer - este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990. Nessa época, também fizeram grande sucesso os derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro).

Para celebrar 60 anos da fábrica Anchieta, VW expõe modelos que marcaram sua trajetória

Outra novidade da Garagem VW é a exibição, pela primeira vez, de alguns modelos protótipos da Volkswagen, que nunca chegaram às ruas brasileiras. O BY, por exemplo, foi um projeto baseado na família BX (Gol), mas com dimensões reduzidas e soluções inteligentes de aproveitamento interno. Já o VEMP foi um veículo desenvolvido pela Engenharia da Volkswagen no Brasil para utilização específica do Exército, com muitas peculiaridades mecânicas.

A Fábrica Anchieta foi a primeira unidade fabril da Volkswagen fora da Alemanha. Desde a inauguração já foram produzidos 14 milhões de veículos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em 1957 e foi inaugurada oficialmente em novembro de 1959, tonando-se referência e revolucionando o setor automobilístico brasileiro. A Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.

A Revista Publiracing vai mostrar ao longo dos próximos dias cada um dos modelos e sua história – Não perca!

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

📌4 litros de combustível por cada 100 km, é isso que gasta o Mazda 2 Hybrid

Publiracing Portal de Notícias
📌4 litros de combustível por cada 100 km, é isso que gasta o Mazda 2 Hybrid
📌4 litros de combustível por cada 100 km, é isso que gasta o Mazda 2 Hybrid

📌4 litros de combustível por cada 100 km, é isso que gasta o Mazda 2 Hybrid

02:46
Reproduzir vídeo
📌 Mazda 2 Hybrid ficou menos Yaris e mais desportivo

📌 Mazda 2 Hybrid ficou menos Yaris e mais desportivo

02:05
Reproduzir vídeo
Mazda 2 Hybrid - Fizemos 700 Km com ele

Mazda 2 Hybrid - Fizemos 700 Km com ele

00:26
Reproduzir vídeo
bottom of page