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Revista Publiracing

Nova transmissão XTRONIC CVT para os modelos Versa e March da Nissan


O Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos pela marca em seu Complexo Industrial de Resende (RJ) incorporam agora ( modelos 1.6 16V ) a nova transmissão já conhecida de outros modelos como Sentra e Altima e de crossovers da marca vendidos pelo mundo como Qashqai, Juke e Murano.

A Nissan chega, assim, seguindo sua filosofia de Mobilidade Inteligente (Intelligent Mobility) com um sistema que traz muita tecnologia embarcada e oferece o melhor em desempenho e conforto. O câmbio continuamente variável, por exemplo, não dá os famosos trancos nas trocas de marchas das caixas automáticas tradicionais, pois não funciona com engrenagens, mas sim com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada na condução. Tudo para entregar conforto, desempenho e economia de combustível.

"A Nissan está firme em seu posicionamento 'Quem se atreve vai além'. A cada lançamento trazemos produtos que oferecem mais que os concorrentes e sempre com a tecnologia japonesa. O Nissan March e o Nissan Versa XTRONIC CVT® é mais uma prova disso. Seremos os únicos do segmento a ter a transmissão continuamente variável, que é usada e aprovada por clientes de segmentos superiores", afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Como funciona a transmissão?

A transmissão XTRONIC CVT® é constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.

Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor (cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia. Assim, o XTRONIC CVT® apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.

A caixa que equipa os modelos Nissan March e Nissan Versa é da última geração produzida pela Nissan para o segmento de veículos compactos e é adotada em vários países do mundo. Agora, ela faz sua estreia no mercado brasileiro. Produzida pela Jatco, empresa do grupo Nissan, o câmbio XTRONIC CVT® dos compactos produzidos em Resende utiliza a mesma tecnologia dos modelos Sentra e Altima, mas em um tamanho menor, adequado aos dois veículos.

Uma das novidades dessa caixa de última geração é o sistema "Lock Up" com Active Slip Control. Com ele, o XTRONIC CVT® obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois "segura" a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.

Com uma caixa compacta e avançada em mãos e conhecendo as necessidades de uso do consumidor brasileiro e os pavimentos e condições de rodagem do dia a dia, a engenharia da Nissan do Brasil trabalhou a calibração da transmissão do Nissan March e do Nissan Versa de forma a atender às principais necessidades dos clientes: obter conforto, desempenho forte e economia. Assim, os carros equipados com o XTRONIC CVT® entregam aceleração vigorosa e linear, especialmente nos momentos de arranque dos veículos, condução de sustos e trancos e, claro, com a economia de combustível (o Nissan March e o Nissan Versa receberam nota "A" no programa de eficiência energética do Inmetro).

A nova estrutura principal do XTRONIC CVT® para veículos compactos da Nissan é baseada na mesma aplicada no segmento dos médios, com otimizações para os veículos compactos. O diâmetro da engrenagem expandido (4,0-4,8), medido pelo maior lado, que proporciona um raio de cobertura de 8,7 - o maior do segmento de compactos. Para se ter uma ideia do que isso representa, o New European Driving Cycle (NEDC), ciclo de consumo e emissões que regula os veículos na Europa e um dos mais rigorosos do mundo, exige um mínimo de 8.0 no "mundo real" de condução para que a transmissão.

Com a adoção de uma nova correia com maior área de contato, houve melhora na capacidade de transmissão de torque por conta do novo formato, o que amplia a área de contato. Além disso, houve aumento na rigidez da polia. Isso assegura uma capacidade de torque estável mesmo nos estados transitórios de mudança de velocidades. E com menos pressão de contato, reduz-se a fricção interna em cerca de 5%.

Outra melhoria nessa geração de transmissão continuamente variável para veículos compactos está na otimização da bomba de óleo. Foi abolida a válvula de controle de entrada do óleo e a geometria da área de sucção foi modificada. Assim, a engenharia obteve a redução do nível de atrito da peça em 30% em comparação com a anterior.

A Nissan também utiliza o método de partícula para visualização do fluído do XTRONIC CVT®. Isso melhora a geometria da câmara e também do diferencial, para a drenagem do fluído e redução da resistência na câmara em 40%.

Mais tecnologia, menos consumo

A Nissan promete através desta nova geração de transmissão que agora equipa os modelos March e Nissan Versa proporciona melhor desempenho em consumo de combustível, já que mantém a rotação do motor adequada e torque sobre todas as condições de condução.

Dessa forma, os dois modelos obtiveram nota "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, em suas categorias. Os dois modelos da Nissan também receberam o selo do Conpet para veículos leves, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética.

Com etanol, o Nissan March 1.6 16V obteve no programa 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando equipado com gasolina. O Nissan Versa 1.6 16V fez 7,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) e 12 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada) com gasolina.

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