Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
WRC: Temporada 2023 começa nesta quinta-feira com o imprevisível Monte-Carlo
Redação Publiracing
17 de jan. de 2023
2 min de leitura
A espera em breve terminará. Na noite de quinta-feira, a fase de abertura de rali de Monte-Carlo (19-22 de janeiro) começa, sinalizando o início da temporada de 2023 da FIA World Rally Championship (WRC).
Sediada Mônaco, o Monte-Carlo é a joia da coroa do WRC e o evento mais antigo do calendário. Passagens pela montanha traiçoeira e gelada nos Alpes franceses fornecem um cenário adequado para a tradicional rodada de abertura.
Com 13 provas abrangendo cinco continentes, como destaques podemos referir que a Toyota Gazoo Racing manteve os serviços de Kalle Rovanperä, que, aos 22 anos, quebrou recordes no ano passado ao se tornar o mais jovem campeão do WRC da história. Como campeão mundial, Rovanperä teve a opção de levar o número 1 em seu carro este ano, mas ficará com 69.
Juntando-se ao jovem Finlandês na formação GR Yaris Rally1 estão Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, com o oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier também preparado para estar presente em algumas rodadas selecionadas.
A Hyundai Motorsport confiou em uma combinação de rostos novos e outros familiares para colocar sua lista de carros I20 N Rally1.
Thierry Neuville procura desesperado garantir seu título mundial, enquanto o novato Esapekka Lappi está encantado por estar em um assento em tempo integral após o compartilhamento de carros com Ogier na Toyota Gazoo Racing na última temporada. Craig Breen retorna à equipe após estar o ano passado com os rivais M-Sport Ford. Ele alternará unidades com o espanhol experiente Dani Sordo no terceiro carro.
Outro piloto que retorna à sua antiga casa é o campeão mundial de 2019 Ott Tänak, que se junta a M-Sport Ford. O M-Sport moldou o início da carreira de Tänak e foi o proprietário da equipe, Malcolm Wilson, que lhe permitiu seu primeiro contato com um carro de fábrica em 2012.
O segundo Ford Puma, do M-Sport, terá ao volante o jovem francês Pierre-Louis Loubet, cujas performances impressionantes durante uma campanha de sete rodadas no ano passado resultaram em um contrato em tempo integral.
Além da enorme expectativa pela abertura de mais uma fantástica temporada, o diretor da empresa promotora do WRC, Jona Siebel, destacou ainda que “As mudanças também se estendem ao WRC2, o que tem indiscutivelmente a sua lista de entrada mais forte de sempre, sem nenhum favorito claro, e estaremos nos esforçando para dar a essa categoria mais cobertura do que nunca. Todas as equipes, pilotos, organizadores, FIA e promotor estão trabalhando 24 horas por dia para estarem prontos para o COL De Turini na quinta -feira à noite. ”
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários