Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
WRC: Piloto da Toyota, jovem Rovanperä imita pai com vitória no Rali da Suécia
Redação Publiracing
27 de fev. de 2022
2 min de leitura
Kalle Rovanperä garantiu uma vitória superior no rali da Suécia na tarde de domingo – 21 anos depois que o pai Harri conquistou sua única vitória no Campeonato Mundial de Rally da FIA no evento. Rovanperä tinha apenas quatro meses quando seu pai venceu no país escandinavo em 2001 em um Peugeot 206 World Rally Car.
O finlandês marcou seu terceiro sucesso na carreira por 22,0 segundos depois que o companheiro de equipe do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans, caiu em um banco de neve. Com o resultado Rovanperä lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem.
"Não pensei que pudéssemos ser tão bons, especialmente largando na estrada na sexta-feira", disse Rovanperä. "Foi um grande trabalho, mas a equipe também fez um ótimo trabalho e o carro esteve ótimo o tempo todo. Sinto-me muito mais confiante agora."
"Não tenho muita vontade de comemorar agora. Foi um fim de semana muito difícil para o povo ucraniano e eu realmente espero que eles tenham força e esperança nestes tempos difíceis", acrescentou.
Evans estava lutando para superar uma penalidade de 10 segundos imposta na noite de sábado, quando bateu em um banco de neve na especial de abertura de domingo. A frente de seu carro foi danificada demais para continuar.
Depois de uma decepcionante rodada de abertura no mês passado, o segundo lugar para Thierry Neuville deu um impulso oportuno para a Hyundai Motorsport. O belga sobreviveu a alguns percalços com os bancos de neve e conseguiu manter Esapekka Lappi a uma distancia segura.
Lappi, de volta à formação da Toyota Gazoo Racing após uma ausência de três anos, acabou 8,6 segundos atrás de Neuville para promover a marca japonesa ao primeiro lugar no campeonato de fabricantes, 24 pontos à frente da M-Sport Ford.
Takamoto Katsuta colocou três carros Toyota GR Yaris entre os quatro primeiros, a distantes 1min 48,8seg. Gus Greensmith superou uma etapa inicial conturbada, com uma saída de pista e problemas na caixa de câmbio terminando em quinto no novo Ford Puma.
O campeonato faz uma pausa no início da temporada antes de retornar no Rally da Croácia em 21 e 24 de abril. O evento de asfalto é baseado na capital Zagreb.
Posições finais
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 2h 10min 44,9seg
2. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 +22,0 segundos
3. E Lappi / J Ferm FIN Toyota GR Yaris +30,6 segundos
4. T Katsuta / A Johnston GBR Toyota GR Yaris +2min 19,4seg
5. G Greensmith / J Andersson GBR Ford Puma +3min 20,4seg
6. O Solberg / E Edmondson SWE Hyundai i20 +5min 39,4seg
Campeonato Mundial de Rally da FIA (após a 2ª rodada de 13)
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários