top of page

WEC: Porsche 963 faz a sua estreia no Brasil

WEC: Porsche 963 faz a sua estreia no Brasil

A Porsche Penske Motorsport está determinada a defender sua liderança no Campeonato Mundial de Endurance da FIA na quinta rodada da temporada. Pela primeira vez em dez anos, o campeonato retorna ao Brasil para competir de 12 a 14 de julho. O Autódromo José Carlos Pace em São Paulo sediará a corrida de seis horas. A equipe oficial competirá com dois carros Porsche 963 de 512 kW (696 PS). As equipes clientes da Porsche, Hertz Team Jota e Proton Competition, alinharão mais três protótipos híbridos de Weissach na categoria Hypercar. Na classe LMGT3, a equipe vencedora de Le Mans, Manthey, inscreve dois Porsche 911 GT3 R.


O fabricante de carros esportivos retorna ao Brasil com grandes lembranças: na última corrida do WEC em Interlagos, há uma década, a equipe Porsche conquistou sua primeira vitória com o 919 Hybrid. A equipe oficial agora está determinada a alcançar um resultado semelhante no próximo fim de semana. A Porsche enfrenta a corrida como líder do campeonato mundial de fabricantes, com a equipe cliente Hertz Team Jota e os pilotos oficiais Kévin Estre da França, André Lotterer da Alemanha e o belga Laurens Vanthoor no topo da tabela de pontos de equipes e pilotos.


Thomas Laudenbach (Vice President Porsche Motorsport)
Thomas Laudenbach (Vice President Porsche Motorsport)
“O circuito de Fórmula 1 em Interlagos tem um capítulo especial nos livros de história do automobilismo da Porsche: foi lá que a sequência inesquecível de vitórias do Porsche 919 Hybrid realmente começou”, diz Thomas Laudenbach, relembrando o primeiro triunfo com o carro de corrida LMP1 que venceu Le Mans três vezes. O Vice-Presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Estou curioso para ver como nosso Porsche 963 se comporta na pista tradicional. Após a decepção em Le Mans, fizemos uma análise minuciosa. A partir de agora, precisamos novamente aproveitar ao máximo o potencial de nossos carros e obter resultados como os das três primeiras corridas do ano. Temos um objetivo – nos tornarmos campeões mundiais. Para isso, precisamos marcar o máximo de pontos possível no Brasil.”

Urs Kuratle (Director Factory Motorsport LMDh)
Urs Kuratle (Director Factory Motorsport LMDh)
“Todas as equipes e fabricantes do FIA WEC estão entrando em território desconhecido com seus veículos”, diz Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh. “Não podemos nos basear em dados atuais sobre o desgaste dos pneus, então é importante aprender o máximo possível nas sessões de treinos livres e rapidamente transferir esses insights para a configuração do carro. A pista tem um pouco de tudo: trechos rápidos, partes estreitas e seções onduladas. Estou convencido de que seremos fortes candidatos à vitória. Estou ansioso para ver como os apaixonados fãs brasileiros de automobilismo nos receberão.”

Jonathan Diuguid (Managing Director Porsche Penske Motorsport)
Jonathan Diuguid (Managing Director Porsche Penske Motorsport)
“Foi uma preparação bastante intensa entre Le Mans e São Paulo, mas a equipe em Mannheim fez um trabalho fantástico ao desmontar e reconstruir nossos dois Porsche 963”, diz Jonathan Diuguid, Diretor Administrativo da Porsche Penske Motorsport. “Alguns de nossos membros e pilotos já competiram em Interlagos antes, mas, essencialmente, é mais uma nova pista no calendário. Isso significa que precisamos chegar revigorados e prontos para aproveitar as condições mais rapidamente do que nossos rivais. Nosso objetivo no Brasil é ampliar nossa liderança no campeonato mundial.”
WEC: Porsche 963 faz a sua estreia no Brasil

A corrida

O Autódromo José Carlos Pace em Interlagos sediará a corrida de seis horas. Desde sua construção em 1942, 40 Grandes Prêmios de Fórmula 1 foram disputados no circuito de 4,309 quilômetros. Entre 2012 e 2014, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA realizou três corridas na pista permanente, que é percorrida no sentido anti-horário.


Enquanto a Europa Central desfruta do auge do verão, o Brasil, na América do Sul, está no meio do inverno. No entanto, a temperatura máxima média em Interlagos no mês mais frio do ano ainda é de agradáveis 23 graus Celsius. Estatisticamente, a probabilidade de chuva é significativamente menor do que nos eventos anteriores em setembro (2012 e 2013) e novembro (2014).

 


Uma visão geral das equipes Porsche


Hypercar (Porsche 963):

Porsche Penske Motorsport #5: Matt Campbell (AUS), Michael Christensen (DK), Frédéric Makowiecki (F)

Porsche Penske Motorsport #6: Kévin Estre (F), André Lotterer (D), Laurens Vanthoor (B)

Hertz Team Jota #12: Will Stevens (UK), Callum Ilott (UK), Norman Nato (F)

Hertz Team Jota #38: Jenson Button (UK), Phil Hanson (UK), Oliver Rasmussen (DK)

Proton Competition #99: Julien Andlauer (F), Neel Jani (CH)

 

LMGT3 (Porsche 911 GT3 R):

Manthey EMA #91: Yasser Shahin (AUS), Morris Schuring (NL), Richard Lietz (A)

Manthey PureRxcing #92: Alex Malykhin (UK), Joel Sturm (D), Klaus Bachler (A)


TV / Stream

No Brasil, os treinos de sábado e a corrida no domingo serão transmitidos na íntegra pelo grupo Bandeirantes através do canal Band Sports, Esporte na Band (YouTube), app BandPlay e site band.com.br. Na Band, flashes acontecerão durante o programa Show do Esporte e ao longo da programação. Na internet, o site Grande Prêmio transmitirá os treinos de sábado e a corrida pelo YouTube e no TikTok. O aplicativo pago da FIA WEC oferece cronometragem ao vivo e classificação atualizada durante toda a corrida.


Programação


Sexta-feira, 12 de Julho

10:45 – 12:15 hrs: Treino livre 1

15:15 – 16:45 hrs: Treino livre 2


Sábado, 13 de Julho

10:30 – 11:30 hrs: Treino livre 3

14:30 – 14:42 hrs: Qualificação LMGT3

14:50 – 15:00 hrs: Hyperpole LMGT3

15:10 – 15:22 hrs: Qualificação Hypercar

15:30 – 15:40 hrs: Hyperpole Hypercar

 

Domingo, 14 de Julho

11:30 – 17:30 hrs: Corrida

Commentaires


350x250.gif
300.250.png
bottom of page