• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

WEC: Ferrari confirma volta ao Endurance em 2023 com um novo Hypercar


A Ferrari confirmou que entrará na nova categoria Hipercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir de 2023.


A marca italiana retornará oficialmente à competição de Endurance pela primeira vez desde 1973 e será mais um grande fabricante a confirmar sua participação na nova categoria Hypercar do WEC, que já confirmou construtores como Toyota, Glickenhaus, Peugeot, Porsche e Audi, e que se comprometeram com a categoria Hipercar.


A nova categoria Hypercar é onde as equipes e pilotos podem competir pela vitória na geral das provas e do campeonato no FIA WEC bem como nas míticas 24 Horas de Le Mans.


A Ferrari tem uma longa história em corridas de Endurance e Le Mans. O fabricante venceu Le Mans por nove vezes, a última vez em 1965 como parte das famosas batalhas Ford contra Ferrari nos anos 1960.


Nos últimos anos, no entanto, a Ferrari teve muito sucesso na categoria GT de Le Mans, vencendo pela última vez a categoria GTE Pro em 2019 com sua AF Corse Ferrari 488 GTE Evo de enorme sucesso. A marca ganhou o título FIA WEC LMGTE Pro quatro vezes, incluindo o primeiro Campeonato Mundial de Fabricantes de GT de Endurance da FIA em 2017.

Mais detalhes sobre o programa Hypercar da Ferrari serão divulgados oportunamente.

John Elkann, presidente da Ferrari: “Em mais de 70 anos de corrida, em pistas de todo o mundo, levamos nossos carros de roda fechada à vitória explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem da pista e fazem todos os carros de estrada produzidos em Maranello extraordinário. Com o novo programa do Hipercarro Le Mans, a Ferrari reafirma seu compromisso esportivo e determinação em ser protagonista nos principais eventos mundiais do automobilismo ”.


Jean Todt, Presidente da FIA: “O anúncio do compromisso da Ferrari com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA com uma inscrição no Hypercar a partir de 2023 é uma ótima notícia para a FIA, para o ACO e o mundo do automobilismo em geral. Estou ansioso para ver esta marca lendária assumindo este projeto ambicioso. ”

Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l'Ouest (ACO): "Hoje é um grande dia para as corridas de resistência: a Ferrari está de volta ao nível mais alto, nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. O campeonato para os Hipecarros promete batalhas épicas. Ao lado da Ferrari, em 2023, muitos fabricantes que já se juntaram a nós farão de tudo para vencer a corrida em seu ano centenário. Esta é uma excelente notícia para uma disciplina cuja base nas novas regras constitui um sólido atrativo para construir um futuro brilhante. "


Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA: “Corremos muitos riscos ao desenvolver o conceito do Hypercar de Le Mans, e muito esforço e perseverança foram empregados na definição dos regulamentos para que capturassem o espírito do que queríamos, e isso é permitir várias filosofias em termos de abordagens técnicas e estéticas dos carros. Hoje podemos ficar satisfeitos com os resultados alcançados, com a Ferrari a juntar-se a outras marcas conceituadas. A Ferrari tem um longo e prestigioso recorde em corridas de carros esportivos, ganhando mais recentemente o Campeonato Mundial de Fabricantes de GT de Endurance da FIA, mas também conquistando várias vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, já estamos testemunhando a história sendo feita e em poucos anos o grid do WEC da FIA deverá ser o mais forte de todos os tempos. ”

Frédéric Lequien, CEO do FIA WEC: “A notícia de que a Ferrari está pronta para entrar na nova categoria Hypercar é simplesmente incrível. O que é ainda mais incrível é que a Ferrari se juntará a pelo menos outros cinco outros fabricantes para competir na categoria principal do WEC a partir de 2023 - o cenário está armado para um período inesquecível na história das corridas de Endurance. Estamos muito satisfeitos que nossos novos regulamentos tenham atraído tantas marcas automotivas de prestígio. Ferrari é sinônimo de Hypercar, então não tenho dúvidas de que eles serão extremamente competitivos nas pistas - estamos honrados em receber a Ferrari de volta ao topo das corridas de Endurance ”.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

AJLS Comunicação - O parceiro que falta para o seu negócio decolar!

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Coluna de André Maranhão - Veículos híbridos e eletricos