top of page

WEC: Alpine regressa a Portugal, onde já conquistou um título em 2014 e uma Pole Position em 2021


WEC: Alpine regressa a Portugal, onde já conquistou um título em 2014 e uma Pole Position em 2021

Após uma emocionante e disputada abertura de temporada em Sebring, o FIA WEC regressa ao Velho Continente para dar início à sua digressão europeia, que decorre até julho, com paragens nas pistas de Spa-Francorchamps, Le Mans e Monza.


Embora esta seja apenas a segunda vez que o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA visita Portugal, a Alpine Elf Endurance Team tem uma ligação ao país, já que foi onde conquistou o segundo título da sua história na modalidade, em 2014. Desde então, o Estoril deu lugar a Portimão e ao Autódromo do Algarve, construído em 2008. Considerado um dos circuitos modernos mais técnicos na Europa, a pista apresenta muitas curvas de alta velocidade e subidas íngremes que proporcionam grandes doses de emoção.


Na primeira aparição de Portimão no calendário do FIA WEC em 2021, Les Bleus acrescentaram novas páginas à rica história da Alpine, alcançando a primeira pole position na categoria Hypercar. Para além deste feito histórico, o alinhamento de pilotos composto por Matthieu Vaxiviere, Nicolas Lapierre e André Negrão terminou em terceiro lugar, depois de estabelecer a volta mais rápida da corrida.


Com a força desta experiência, a equipa francesa prepara-se para regressar aos desafios do Algarve. Os seis pilotos da formação estarão particularmente atentos à curva um, onde terão de estar com a máxima concentração para evitar um incidente. O final da recta da meta, com quase um quilómetro de extensão, é precedido de uma zona de travagem em descida, antes de uma sequência rápida que conduz a uma zona mais lenta. No resto do circuito, os pilotos devem estar no topo da sua forma para cumprirem as subidas cegas, que exigem um enorme empenho e ritmos constantes. Caso contrário, perderão tempo que se pode revelar precioso.


A duração da corrida também representa outra diferença: seis horas, em comparação com as oito horas da edição de 2021. Longe de ser insignificante, esta diferença limita a margem estratégica para obter os 25 pontos máximos de uma vitória, embora a deterioração dos pneus também possa ser um factor, dependendo das condições meteorológicas.


Na sequência da competitividade revelada em Sebring, a Alpine Elf Endurance Team encara a prova com a ambição de regressar ao pódio na Categoria LMP2. Para além da sua experiência da pista e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos dois dias de testes de pré-época no circuito, os engenheiros e mecânicos da Signatech contarão também com a inestimável contribuição dos seus pilotos, incluindo Olli Caldwell, que está prestes a correr pela primeira vez no circuito.

WEC: Alpine regressa a Portugal, onde já conquistou um título em 2014 e uma Pole Position em 2021

Começando com o treino livre na sexta-feira, André Negrão, Memo Rojas e Olli Caldwell no carro n°35 e Charles Milesi, Julien Canal e Matthieu Vaxiviere no carro n°36, irão afinar os seus Alpine A470, juntamente com a equipa, até à qualificação no sábado. Trinta e sete automóveis, incluindo 12 LMP2, iniciarão as 6 Horas de Portimão no domingo, às 12:00 horas locais.


“Estamos desejosos de esquecer a frustração de Sebring e confirmarmos o excelente ritmo que revelámos na corrida. Aprendemos tudo o que pudemos na primeira ronda, onde experienciámos a competitividade crescente da categoria LMP2. Portimão foi o único circuito em que pudemos testar antes de relançarmos o nosso programa LMP2. Embora, como muitas pistas no calendário, Portimão é atípico, com muitas mudanças de elevação, mas estamos a regressar a um circuito mais clássico e tradicional do que Sebring. Foi também, por isso, que sentimos a necessidade de ir lá este inverno. Teremos de procurar janelas de oportunidade estratégicas, uma vez que Portimão é conhecida por ser dura para os pneus, especialmente na frente esquerda. Isso proporcionará diferentes opções, numa área que podemos controlar bem, fazendo um trabalho perfeito. Esperamos ansiosamente por isso e vamos para Portugal determinados em alcançar um resultado mais de acordo com o nosso potencial, nomeadamente um pódio" - Philippe Sinault, Chefe da Alpine Elf Endurance Team

HORÁRIO (Horário de Lisboa, -4 em Brasília)


Sexta-feira 14 de abril

10:30 - 12:00: Treinos livres 1

15:30 - 17:00: Treinos livres 2


Sábado 15 de abril

11:15 - 12:15: Treinos livres 3

15:55 - 16:15: Qualificações LMP2


Domingo 16 de abril

12:00-18:00: 6 Horas de Portimão

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio




Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Motocicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

📌 Alfa Romeo Junior 100% elétrico tem uma dinâmica equilibrada

Publiracing Portal de Notícias
📌 Alfa Romeo Junior 100% elétrico tem uma dinâmica equilibrada
📌 Alfa Romeo Junior 100% elétrico tem uma dinâmica equilibrada

📌 Alfa Romeo Junior 100% elétrico tem uma dinâmica equilibrada

01:38
Reproduzir vídeo
📌 Habitáculo do Alfa Romeo Junior é compacto mas prático

📌 Habitáculo do Alfa Romeo Junior é compacto mas prático

01:33
Reproduzir vídeo
📌 Alfa Romeo Junior, a visão moderna de um pequeno desportivo

📌 Alfa Romeo Junior, a visão moderna de um pequeno desportivo

01:33
Reproduzir vídeo
bottom of page