Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
W2RC: Lucas Moraes vai ao pódio e assume liderança no Rally Raid de Portugal
Redação Publiracing
há 5 dias
2 min de leitura
O brasileiro Lucas Moraes alcançou mais um feito histórico no Rally Raid de Portugal, terceira etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC).
Clique AQUI
No terceiro dos cinco dias de prova, o piloto terminou em terceiro lugar e, com o resultado, assumiu a liderança da classificação geral.
Na especial desta sexta-feira, disputada em Badajoz (Espanha), foram 308 km cronometrados de um total de 510 km. A vitória ficou com o francês Sébastien Loeb, seguido do sul-africano Henk Lategan, com Moraes a apenas 1min17s do vencedor. Um incêndio no km 161 interrompeu a etapa por mais de uma hora, mas a situação foi controlada sem feridos.
Com o resultado, Moraes soma agora 8h46min15s no acumulado, assumindo a liderança da prova.
O brasileiro tem 57 segundos de vantagem sobre Lategan e 5min36s sobre Carlos Sainz, que completa o pódio parcial.
“Tivemos uma prova difícil, com partes sinuosas, trechos estreitos e piso bastante liso, exigindo muita técnica. Foi fundamental garantir o terceiro lugar e assumir a liderança faltando apenas dois dias para o final. Vou seguir dando meu melhor”, declarou o piloto.
Disputa pelo título mundial segue aberta
Além da vitória parcial, Moraes somou pontos importantes na luta pelo título do W2RC 2025. O brasileiro tem agora 97 pontos, apenas seis atrás de Henk Lategan (103). O líder do campeonato, Nasser Al-Attiyah, permanece com 114 pontos após mais uma etapa sem pontuar. O cenário deixa a disputa totalmente em aberto para a última etapa, em Marrocos, de 10 a 17 de outubro.
Cronograma final do Rally de Portugal
27 de setembro: Etapa 4 – Badajoz → Lisboa (493 km totais / 288 km cronometrados)
28 de setembro: Etapa 5 – Lisboa → Lisboa (289 km totais / 103 km cronometrados)
A prova portuguesa soma cinco dias de competição e é a “penúltima batalha” da temporada antes da grande decisão.
Brasileiro em busca do inédito
Em sua segunda temporada no campeonato, Moraes já é protagonista de uma campanha histórica. Em 2024, encerrou o ano em 3º lugar geral, o melhor resultado de um piloto brasileiro na categoria. Agora, luta para conquistar um título mundial inédito para o Brasil.
O currículo inclui também feitos no Rally Dakar, onde Moraes se tornou o primeiro brasileiro a subir ao pódio (2023) e a vencer etapas (2024).
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários