top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Stock Car vive domingo emocionante no Velocitta

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 5 de set. de 2022
  • 7 min de leitura

Stock Car vive domingo emocionante no Velocitta

A Stock Car Pro Series teve um domingo (4) marcante e histórico no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, Interior de São Paulo. Pela primeira vez em 43 anos de existência, a principal categoria do automobilismo na América do Sul coroou a vitória de uma equipe chefiada por uma mulher. Comandante da Hot Car Competições, Babi Rodrigues se emocionou com o triunfo alcançado por Felipe Lapenna na Corrida 1. Foi também a primeira vez que o paulista de 36 anos subiu no topo do pódio na categoria. Já a prova complementar teve o tricampeão Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) como vencedor após apostar em uma estratégia bem-sucedida.


BMW M3 COMPETITION 3.0 BI-TURBO
Comprar

Em termos de campeonato, Gabriel Casagrande (A.Mattheis/Vogel) segue líder. Depois de oito etapas e 16 corridas disputadas na temporada, o atual campeão soma 222 pontos e tem 19 de vantagem para Daniel Serra (Eurofarma-RC). Matías Rossi (A.Mattheis/Vogel) definitivamente entrou na briga pelo título com os tentos marcados no fim de semana e acumula agora 201.


Emoção no Velocitta — Felipe Lapenna tornou-se o 73º vencedor diferente da história da Stock Car depois de uma Corrida 1 onde prevaleceu o melhor desempenho. O paulista largou em terceiro — atrás de Bruno Baptista e Ricardo Zonta, que recuperaram o lugar na primeira fila após efeito suspensivo concedido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva —, assumiu a segunda colocação na primeira curva e passou a pressionar Baptista. A ultrapassagem decisiva aconteceu na volta 9, no fim da reta dos boxes, após acionamento do push.

Stock Car vive domingo emocionante no Velocitta

Em uma corrida limpa e de grandes embates, Lapenna confirmou o primeiro lugar e venceu pela primeira vez na Stock Car. Foi também o segundo triunfo da Hot Car: o primeiro foi em setembro de 2014, conquistado pelas mãos de Rafa Matos em Santa Cruz do Sul, quando o time era chefiado pelo saudoso Amadeu Rodrigues, pai de Babi.


Bruno Baptista (RCM Motorsport) foi o segundo e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) completou o pódio. Allam Khodair (Blau Motorsport) finalizou em quarto e Matías Rossi, o quinto. O argentino foi beneficiado em razão da punição imposta ao compatriota e estreante Julián Santero, que teve acrescidos 5s no tempo de corrida por incidente com Gabriel Casagrande e outros 20s por queima de largada, caindo para 14º.


Lapenna vibrou com o ápice alcançado em sua carreira na Stock Car: “É um dia feliz para a Stock Car e para nós! Falei para a Babi que iríamos buscar essa vitória na pista. Nós demos de tudo para conseguir, e estou muito feliz. A equipe fez um ótimo trabalho em todo o fim de semana, e só tenho de agradecer pelo carro que me deram. Agora é só comemorar, porque é muito difícil vencer aqui. Que dia!”.

Babi Rodrigues
Babi Rodrigues

Babi Rodrigues dedicou o feito deste domingo ao pai, Amadeu Rodrigues, fundador da Hot Car Competições e falecido em 2020. A chefe de equipe comemorou sua primeira vitória à frente da Hot Car. “Cada passo que estamos dando na categoria, desde que estou no comando, não é fácil. Nossa concorrência é de um brilhantismo e de muito profissionalismo. Decidi colocar minha assinatura e dar passos curtos, porém firmes rumo a bons resultados.


Nada é por acaso, não é sorte, e nós estamos ocupando nosso espaço que sempre nos foi de direito. Tenho profissionais incríveis que estão unidos na mesma causa. O Felipe está de parabéns. Ele está na categoria há muitos anos, aprendendo e absorvendo cada passo, e agora chegou nossa hora! A melhor forma de homenagear meu pai é colocar esses carros na pista e dando muito orgulho para ele. Tenho certeza que ele está vibrando muito lá no céu”.

Stock Car vive domingo emocionante no Velocitta

Vitória estratégica — Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) superou uma quebra no motor nos treinos para fechar o fim de semana no topo do pódio. Para chegar lá, o tricampeão optou por traçar uma estratégia pensada para a Corrida 2. Maurício largou na prova complementar em 19º e escalou o pelotão, aproveitando a janela de pit-stop para fazer uma parada mais curta e voltar à pista em segundo lugar, logo atrás do estreante Julián Santero.


Foi uma corrida de grandes batalhas, como entre Pedro Cardoso (Crown II) e Rubens Barrichello (Full Time Sports) em uma disputa roda a roda na Curva da Caipirinha e um three-wide que teve lado a lado Matías Rossi (A.Mattheis/Vogel), Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing) e novamente Cardoso.


Santero liderou até a volta 18, quando Ricardinho fez a ultrapassagem no fim da reta. O argentino não desistiu fácil e lutou até quando foi superado de forma definitiva pelo tricampeão, que rumou para a 32ª vitória na Stock Car. Santero subiu ao pódio, mas foi punido em 20s por também ter queimado a largada na Corrida 2, caindo de segundo para nono. Assim, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) foi declarado 2º colocado, enquanto Gaetano di Mauro (KTF Sports) foi o terceiro, seguido por Átila Abreu (Shell V-Power) e Rubens Barrichello.

Stock Car vive domingo emocionante no Velocitta

“É um resultado importante não só para mim, mas para toda a equipe. Todo piloto enfrenta fases ruins, infelizmente, mas enfrentamos tudo de cabeça erguida e trabalhando em conjunto para esses momentos, quando tudo está pronto para termos um bom resultado. Tivemos a cabeça fria para fazer uma boa estratégia, se posicionar bem na pista e terminar no topo do pódio”, declarou Ricardinho, que encerrou um período de dificuldades para alcançar a segunda vitória na temporada.


A nona etapa da temporada 2022 da Stock Car está marcada para 25 de setembro e terá lugar no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Interior do Rio Grande do Sul.


BMW S1000 RRM
Comprar


Stock Car Pro Series, temporada 2022

8ª etapa, Velocitta, Corrida 1:

1º - Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 20 voltas, 31min48s195

2º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 2s558

3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5s994

4º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 7s828

5º - Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 9s211

6º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 9s546

7º - Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 11s758

8º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 11s836

9º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze)}, a 12s823

10º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 14s073

11º - Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 14s175

12º - Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 14s429

13º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 31s140

14º - Julián Santero (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 33s538

15º - Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 43s211

16º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 1min06s845

17º - César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 1min07s203

18º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 1min07s525

19º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 1min08s580

20º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1min12s296

21º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 1min13s193

22º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1min14s404

23º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 1min18s429

24º - Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 1min20s488

25º - Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 1min22s364

26º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 1min50s340

27º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 1 volta

28º - Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 1 volta

29º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 1 volta

30º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 1 volta


Não completou

Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 9 voltas


Corrida 2:

1º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 20 voltas, 32min03s788

2º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 7s525

3º - Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s138

4º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 13s525

5º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 17s340

6º - Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 18s543

7º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 20s616

8º - Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 22s976

9º - Julián Santero (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 24s190

10º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 26s539

11º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 30s595

12º - Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 31s650

13º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 31s817

14º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 32s337

15º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 34s953

16º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 35s950

17º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 36s876

18º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 38s235

19º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 41s455

20º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 44s178

21º - Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 46s097

22º - Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 54s273


Não completaram

Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas

Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 7 voltas

César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 10 voltas

Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 12 voltas

Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 14 voltas

Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 19 voltas

Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 19 voltas

Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 19 voltas

Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), não largou


Classificação do campeonato após oito etapas (16 corridas):

1º - Gabriel Casagrande, 222 pontos

2º - Daniel Serra, 203

3º - Matías Rossi, 201

4º - Rubens Barrichello, 189

5º - Bruno Baptista, 175

6º - Gaetano Di Mauro, 168

7º - Ricardo Zonta, 162

8º - Thiago Camilo, 162

9º - Nelson Piquet Jr., 148

10º - César Ramos, 140

11º - Guilherme Salas, 136

12º - Felipe Lapenna, 119

13º - Rafael Suzuki, 119

14º - Allam Khodair, 116

15º - Ricardo Maurício, 110

16º - Diego Nunes, 99

17º - Julio Campos, 96

18º - Átila Abreu, 93

19º - Galid Osman, 84

20º - Marcos Gomes, 82

21º - Tony Kanaan, 70

22º - Felipe Baptista, 70

23º - Cacá Bueno, 69

24º - Felipe Massa, 68

25º - Denis Navarro, 66

26º - Sergio Jimenez, 64

27º - Pedro Cardoso, 47

28º - Lucas Foresti, 47

29º - Gianluca Petecof, 42

30º - Felipe Fraga, 25

31º - Julián Santero, 19

32º - Rodrigo Baptista, 19

33º - Gabriel Robe, 11

34º - Tuca Antoniazi, 9

35º - Beto Monteiro, 7

36º - Andrés Jakos, 7

37º - Thiago Vivacqua, 4

38º - Gustavo Frigotto, 3

39º - Renato Braga, 0

40º - André Moraes Jr., 0



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio


MERCEDES-BENZ ML 350 3.0 CDI 4X4 V6 DIESEL
Comprar


Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code

ree

O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Publiracing Portal de Notícias
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
bottom of page