Belo Horizonte está pronta para receber, pela primeira vez, a Stock Car Pro Series. Sétima etapa da temporada 2024, o BH Stock Festival acontece entre esta quinta-feira (15) e 18 de agosto no Circuito Toninho da Matta, batizado em homenagem à lenda mineira do automobilismo brasileiro e montado na região da Pampulha, no entorno do Estádio Mineirão. Os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro tiveram as suas primeiras impressões do traçado de 3.113 metros, 12 curvas — incluindo duas chicanes — e percorrido em sentido horário. É o primeiro circuito de rua da Stock Car em quase uma década.
No começo da tarde, o circuito foi oficialmente inaugurado, contando com as presenças de Sergio Sette Câmara e Emanuel Junior — representantes da Speed Seven, promotora local do evento —, Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car Pro Series; Henrique Castilho, chefe da Superintendência de Mobilidade Urbana da capital; e Samuel Lloyd, diretor da Minas Arena, responsável pelo Mineirão. Uma fita simbólica, representando a inauguração da pista, foi cortada diante da imprensa nesta quinta-feira.
Os trabalhos para a montagem de um circuito urbano, ainda mais em uma grande cidade como Belo Horizonte, são complexos e envolvem vários aspectos. O principal é garantir a segurança dos competidores, do público e de todos os envolvidos com o evento de alguma forma. O mobiliário utilizado para a instalação do traçado impressiona pelos números: são mais de 1,8 mil blocos de concreto, com peso de 3,5 toneladas cada.
Acima das muretas, foram instaladas zebras metálicas padrão FIA — como as usadas no Mundial de Fórmula E no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo —, 17 mil m² de telas, 3.600 colunas de sustentação das telas e 48 mil metros de cabos de aço e acessórios de fixação. Na fase final do trabalho, instalados 6,5 mil pneus, em sua maioria de medida 205/50 15, que serão fixados como barreiras em frente às muretas de concreto, nos pontos mais críticos da pista. Toda a construção foi realizada sob o prisma da legislação vigente, e os promotores locais receberam todas as licenças para que o evento siga adiante.
As primeiras impressões — O Circuito Toninho da Matta percorre o entorno do Mineirão e segue pelas imediações. A reta principal do circuito é na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário e o hall de entrada do estádio. Os carros avançaram em direção à Avenida Antônio Abrahão Caram e continuarão em direção à Avenida Rei Pelé. Após o contorno no Mineirão, os pilotos da Stock Car subirão a Avenida Presidente Carlos Luz até próximo ao trevo do bairro Ouro Preto, onde o traçado prevê uma curva de 180 graus, batizado de Hairpin JK, para retornar e voltar na ‘contramão’ para a Avenida Coronel Oscar Paschoal.
A quinta-feira proporcionou aos pilotos as primeiras impressões do traçado. O shakedown foi dividido em dois grupos, nos quais os competidores tiveram meia hora cada grupo para conhecer a pista e fazer as primeiras avaliações. Quarto colocado na temporada, Felipe Baptista foi o mais rápido da sessão ao marcar 1min26s659 em sua volta mais rápida a bordo do Toyota Corolla #121. É a primeira experiência do paulista de 21 anos em um circuito de rua.
“Achei muito legal, uma pista bem desafiadora. Dá até um pouco de receio de forçar o limite, mas é uma pista muito bacana. Você percebe a evolução a cada volta que você percorre por conta da aderência e de mais borracha no asfalto. É uma pista que tem muitas ondulações por ser um traçado urbano, o que é natural. Estou bem animado. Acredito que consegui compreendê-la bem agora nesse shakedown que tivemos, e agora vamos buscar evoluir o máximo possível para sair desse fim de semana novamente na liderança do campeonato”, declarou o piloto da Crown Racing.
Baptista foi seguido na sessão por Arthur Leist, segundo mais rápido do shakedown. O terceiro melhor posicionado foi o líder do campeonato, Julio Campos. Com 499 pontos na tabela, o paranaense da Pole Motorsport virou 1min28s723 em sua melhor passagem e mostrou ter aprovado a pista.
“É um circuito bem divertido. Em pista de rua, é natural a gente aprendê-la um pouco mais a cada volta. Vimos alguns pontos que achei no meu carro em que conseguimos mexer e ficou muito melhor. Claro que sabemos que tem bastante coisa para melhorar ainda. Testei pista no simulador, e em alguns pontos é parecida, mas em outros foi bem diferente, como na segunda chicane. Agora é focar na sequência do fim de semana e ver o que conseguimos melhorar”, comentou.
Vencedor da corrida principal disputada mês passado em Goiânia, o atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande, expressou opinião semelhante.
“É uma pista bem desafiadora. Todos os pilotos encontraram dificuldades nas primeiras saídas, um asfalto com ondulações, o que acaba sendo normal em circuitos de rua. A margem de erro acaba sendo zero, muro para todos os lados, mas a primeira impressão é muito boa”, disse o bicampeão e piloto da A.Mattheis Vogel.
Outro que debutou em um circuito de rua nesta tarde foi Zezinho Muggiati. Piloto mais jovem do grid, o campeão da Stock Series no ano passado e atual piloto da KTF Sports na Stock Car Pro ressaltou os desafios do traçado mineiro. “É um circuito bem difícil. É difícil encontrar o limite, e é natural você recuar um pouco neste início justamente por não entender muito onde está seu próprio limite. Amanhã temos dois treinos de meia hora, e certamente vamos entender o traçado um pouco melhor. Gosto de ir aos poucos, acumulando o entendimento do limite do carro e da aderência da pista. Mas tenho certeza que será um grande evento, um verdadeiro show, e será um grande sucesso”, destacou.
Maior vencedor da Stock Car em circuitos de rua, com três triunfos neste tipo de traçado, Cacá Bueno também avaliou a pista. O pentacampeão ressaltou os aspectos positivos e listou as dificuldades que os competidores podem enfrentar no fim de semana.
“O evento como um todo está maravilhoso. O carinho do público, a atenção de todo mundo, o tamanho do evento, tudo está muito legal. A pista tem uma boa largura, uma boa dinâmica, com uma boa visibilidade, também. No modo geral, gostei. Talvez não tenha gostado tanto das ondulações, de modo que temos de escolher o melhor caminho para saltar menos. Mas vamos ter uma melhor impressão mesmo amanhã”, finalizou.
Programação e transmissão — A sexta-feira será dedicada aos treinos livres. Serão duas sessões, sendo uma pela manhã, a partir de 10h, e outra no período da tarde, com início às 15h10. O sábado traz na programação a sessão classificatória, que vai definir o grid de largada das duas provas do fim de semana em Belo Horizonte, com início às 10h35. E a primeira corrida da história da categoria na capital mineira, com duração de 30 minutos mais uma volta, vai acontecer a partir de 15h. Às 17h, os pilotos estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa na zona mista.
Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos e até ganhar brindes, nos momentos de visitação às garagens e ao pit lane. Às 11h, os pilotos vão desfilar diante do público em Belo Horizonte, e a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h. A zona mista, momento em que jornalistas terão a oportunidade de falar com os pilotos depois do pódio, está marcada para 14h45.
A previsão do tempo para o fim de semana em Belo Horizonte é de calor, céu azul e sem possibilidade de chuva. Segundo o site especializado ‘Weather Channel’, a temperatura ambiente de sexta-feira a domingo deve variar entre 15ºC e 30ºC.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura).
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 7, BH Stock Festival, Belo Horizonte
1º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min26s659
2º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s305
3º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze),1min28s723
4º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s770
5º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s916
6º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s944
7º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s960
8º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s065
9º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min29s091
10º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min29s169
11º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min29s233
12º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min29s257
13º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min29s359
14º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min29s424
15º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s040
16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s139
17º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min30s258
18º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min30s428
19º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min30s691
20º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min30s855
21º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min30s881
22º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s919
23º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min31s305
24º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min31s990
25º - Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s362
26º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min32s463
27º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s725
28º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min33s865
Programação de pista no Belo Horizonte
Sexta-feira, 16 de agosto
10h00 – Treino livre 1
15h10 – Treino livre 2
Sábado, 17 de agosto
10h35 – Classificação
12h30 – Visitação Pit Lane
15h00 – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
16h30 – Coletiva de imprensa (zona mista)
17h00 – Visitação às garagens
Domingo, 18 de agosto
08h30 – Visitação às garagens
10h00 – Visitação Pit Lane
11h00 – Desfile dos pilotos
13h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h45 – Coletiva de imprensa (zona mista)
Classificação do campeonato após seis etapas*
1º - Julio Campos, 499 pontos
2º - Ricardo Zonta, 494
3º - Felipe Massa, 484
4º - Felipe Baptista, 465
5º - Dudu Barrichello, 446
6º - Bruno Baptista, 446
7º - Gabriel Casagrande, 419
8º - Rafael Suzuki, 412
9º - Enzo Elias, 409
10º - Daniel Serra, 352
11º - Guilherme Salas, 350
12º - Rubens Barrichello, 349
13º - Ricardo Maurício, 339
14º - Gaetano Di Mauro, 315
15º - Felipe Fraga, 315
16º - Cesar Ramos, 305
17º - Átila Abreu, 302
18º - Thiago Camilo, 301
19º - Lucas Foresti, 293
20º - Nelson Piquet Jr., 259
21º - Arthur Leist, 206
22º - Gianluca Petecof, 180
23º - Zezinho Muggiati, 169
24º - Allam Khodair, 162
25º - Cacá Bueno, 141
26º - Vitor Baptista, 129
27º - Lucas Kohl, 113
28º - Marcos Gomes, 94
29º - Gabriel Robe, 93
30º - Luan Lopes, 16
31º - Raphael Teixeira, 7
*pontuação extraoficial
Campeonato por equipes após seis etapas*
1º - RCM Motorsport, 940 pontos
2º - TMG Racing, 877
3º - Crown Racing, 874
4º - Pole Motorsport, 801
5º - Mobil Ale Full Time, 795
6º - A.Mattheis Vogel, 712
7º - Eurofarma RC, 691
8º - Ipiranga Racing, 606
9º - Cavaleiro Sports, 574
10º - KTF Racing, 519
11º - Blau Motorsport, 477
12º - Full Time Sports, 386
13º - KTF Sports, 235
14º - WOKIN Garra Racing, 206
*pontuação extraoficial
Comments