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Renault Master 2023 chega atualizado para continuar em destaque

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 30 de jan. de 2022
  • 7 min de leitura

Renault Master 2023 chega atualizado para continuar em destaque

A Renault apresentou a Master 2023, modelo que chega renovado, com novo design frontal, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração de motor 2.3 dCi turbo, segundo a marca 24% mais econômico. Composta por quatro opções de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade o modelo chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis, Vitré e Minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo.


“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.



Novo design

Além de mexidas no design externo, como os novos faróis, luzes diurnas de rodagem em LED (DRL) e o novo para-choque dianteiro, o interior também recebeu atualizações. O volante é novo, com design mais sofisticado, e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.


O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. No centro do painel, a opcional central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.


Com uma cabine projetada para o condutor que passa muitas horas ao volante, a Master oferece muito conforto, com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. Com ampla visibilidade, o para-brisas permite uma amplitude angular de 185,9 graus.

Renault Master 2023 chega atualizado para continuar em destaque

O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet, além da peça apresentar melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.


Mais economia e potência

Uma das grandes novidades da Master 2023 é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está, segundo a marca, até 30% mais econômico no uso urbano.


Para alcançar esses resultados, a nova geração da motorização recebeu diversos aprimoramentos, como:

Sistema de injeção de alta pressão 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior). Essa evolução permite uma atomização superior da mistura, garantindo uma queima mais eficiente e com menos resíduos. O novo injetor de sete furos, centrado no cilindro permite um spray simétrico na câmara de combustão. O sistema de injeção foi desenvolvido em conjunto com a otimização da cabeça do pistão para obter uma melhor eficiência na combustão.

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Novo cabeçote, com novo design privilegiando um melhor enchimento dos cilindros. O circuito de água também foi modificado para assegurar a confiabilidade termo-mecânica do cabeçote. Somado à uma nova árvore de comando de válvulas modificada para reduzir as dimensões da parte superior do motor bem como suportar o torque adicional necessário para movimentar a bomba de injeção de alta pressão (2.000 bar).


Sistema de resfriamento do EGR foi otimizado para aumentar sua capacidade de resfriamento. Um radiador com maior capacidade de resfriamento, by-pass pelo cabeçote e válvula EGR resfriada o que contribui com redução de NOx / CO2.


Coletor de admissão redesenhado para aumentar a turbulência otimizando o enchimento dos cilindros.


Para redução de atrito, várias peças foram otimizadas:

Bomba de óleo variável que permite a variação do fluxo de óleo conforme o regime do motor com consequente redução da potência requerida e consumo de combustível.

Pinos e saias dos pistões com revestimento em DLC.

Anéis de pistão com redução das forças axiais.

Anéis de vedação com redução de atrito

Ainda de acordo com as informações passadas pela marca, essa evolução da motorização também permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a excelente marca de 10,4 km/l no ciclo urbano, permitindo uma economia de, aproximadamente, R$ 6.000 de combustível por ano, considerando um cliente que roda 50.000 quilômetros em 12 meses. Além disso, a nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação LEV7.

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Outras tecnologias presentes nesta motorização:

Turbo de geometria variável, que controla o fluxo de gases que passam pela turbina de forma que a quantidade de ar admitida seja otimizada mesmo em baixas rotações.


Duplo comando de válvulas (DOHC), tuchos hidráulicos e balancins roletados – reduzindo os atritos internos – e acelerador eletrônico, que permitem uma dirigibilidade superior.


Common Rail (duto comum), que envia o combustível em alta pressão por uma via única para os quatro bicos injetores, enquanto a eletrônica faz todo o controle de vazão de combustível (tempo e ponto de injeção), garantindo a máxima eficiência em diferentes cenários.


A transmissão é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca com ótima ergonomia no painel. Com escalonamento de marchas privilegiando o torque, traz sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa, para garantir conforto na estrada, melhor consumo e uma velocidade final satisfatória.

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Tecnologia para mais segurança

Agora, o modelo é equipado com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), além de uma tecnologia inédita no modelo que é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.


A Master traz ainda o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto, garantindo a segurança nesta condição de rodagem. Outra novidade é Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem ainda a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.


O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. Outro sistema que é inédito na Master é o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS), que identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.


Os faróis com luzes diurnas de rodagem (DRL), garantem a visibilidade do veículo por pedestres e outros veículos, mesmo em condições adversas de iluminação, tanto na cidade, como na estrada.

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Versatilidade e amplo espaço

Com diferentes configurações, o novo Master 2023 oferece diversas soluções de aplicação para os clientes, por trazer três opções de comprimento e duas de altura do teto, bem como as versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus.


A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).


A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.


Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos ao Master, tendo um veículo prático, que não necessita de habilitação especial para condução e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.


A versão Minibus já chega pronta para isso. Com 16 lugares, acabamento de alta qualidade, interior espaçoso e confortável, o modelo traz um prático porta-malas de 1.000 litros – sem redução do número de ocupantes, sistema de ar-condicionado com dutos laterais permitindo a correta climatização dos passageiros e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.



Versões e preços

A Master 2023 está disponível nas seguintes versões:


Chassi Cabine: R$ 187.600

Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.


Furgão (L1 H1): R$ 207.900

Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000

Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000

Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.


Vitré: R$ 225.600

Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.


Minibus Executive: R$ 281.300

Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.


Opcionais:

Pack Confort (apenas Chassi Cabine): ar-condicionado


Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.


Pack Luxo Chassi: ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.


O modelo está disponível nas cores: Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.


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