O especialista e preparador britânico em esportes motorizados, Prodrive, será uma das primeiras grandes equipes do mundo a competir com uma nova geração de combustíveis sustentáveis avançados em uma prova do oficial da FIA. A equipe Bahrain Raid Xtreme (BRX) dirigida pela Prodrive usará esse combustível no Rali Dakar em janeiro para demonstrar que esses combustíveis sustentáveis podem ser usados como um substituto direto para os combustíveis fósseis em veículos de produção padrão.
A Prodrive desenvolveu o combustível sustentável nos últimos oito meses em conjunto com a Coryton Advanced Fuels, sediada no Reino Unido. Chamado Prodrive ECOpower, foi desenvolvido especificamente para demonstrar os benefícios ambientais da mais recente tecnologia de combustível sustentável. Os principais componentes são o biocombustível de geração 2, fabricado a partir de resíduos agrícolas, e particulas gerados pela captura de carbono da atmosfera. Como resultado, o combustível reduz as emissões de gases de efeito estufa em 80% em comparação com a gasolina equivalente.
O presidente da Prodrive, David Richards, disse: “Sou um grande defensor do automobilismo, assumindo a liderança no desenvolvimento, comprovação e promoção de novas tecnologias que podem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas. Cobrindo milhares de quilômetros em terrenos mais difíceis, o Dakar e a Copa do Mundo FIA para Ralis Cross-Country são o ambiente perfeito para mostrar os benefícios da próxima geração de combustíveis sustentáveis e demonstrar que eles podem ser usados em veículos rodoviários para reduzir o uso de combustíveis fósseis, mas ainda assim oferecendo o mesmo desempenho e alcance. ”
O combustível foi desenvolvido nas instalações de trem de força da Prodrive em sua sede em Banbury, no Reino Unido, e foi executado no carro Prodrive Hunter T1 + da equipe BRX nos mesmos motores não modificados que antes funcionavam com gasolina.
Embora o Prodrive ECOpower tenha sido desenvolvido para uso em esportes motorizados, este combustível sustentável pode ser usado como um substituto direto para a gasolina sem chumbo em quase todos os veículos e a empresa está planejando usar um combustível quase idêntico em vários de seus veículos rodoviários para provar ainda mais o tecnologia.
O CEO da Coryton, Andrew Willson, disse: “Coryton tem uma longa história na mistura de combustíveis sob medida para a indústria do automobilismo e, para apoiar ainda mais as necessidades de nossos clientes, lançamos recentemente o Sustain, nossa nova oferta de combustíveis sustentáveis. Sabíamos que a parceria com a Prodrive seria uma forma ideal de testar nossa capacidade em alguns dos ambientes de corrida mais desafiadores do mundo, ao lado de alguns dos melhores conhecimentos de engenharia da indústria. ”
O Prodrive Hunter T1 + foi projetado especificamente para competir no Dakar na Arábia Saudita e em ralis cross-country em todo o mundo. O carro com tração nas quatro rodas pode cruzar quase todos os terrenos, desde dunas de areia a trilhas de montanhas rochosas, em alta velocidade e ao longo das duas semanas de Dakar irá cobrir mais de 7.500 km.
A equipe BRX realizou extensos testes no Reino Unido e agora está se dirigindo ao Oriente Médio para um trabalho de resistência mais extenso nas mesmas condições que experimentará no Dakar. A equipe irá então competir no Desafio do Deserto de Abu Dhabi e no Hail Rally antes de seguir para o Dakar, que começa em 1º de janeiro.
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