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Os 25 anos que marcaram a produção do Lotus Elise

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 1 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Os 25 anos que marcaram a produção do Lotus Elise

Conforme anunciado em Janeiro, 2021 marca o 25º aniversário do início das vendas do Lotus Elise, bem como o fim de sua produção.


Abaixo seguem alguns aspectos que marcaram a vida do pequeno esportivo de dois lugares, e que deixarão o modelo britânico na história da indústria automobilística.


O inovador chassi de alumínio estava realmente à frente de seu tempo. Projetado por Richard Rackham - que ainda está com a Lotus hoje - foi uma tecnologia pioneira no mundo, tornando-se a tecnologia de chassi ideal para produção de baixo volume. Carros como o Alpine A110 e Morgan Aero 8 são exemplos de como o que a Lotus fez com o Elise influenciou outros fabricantes.


O Aston Martin Vanquish é outro. A Ford viu os alicerces do Elise como o caminho a seguir para sua marca europeia de carros de alto desempenho, e a Lotus Engineering foi levada para apoiar vários aspectos da engenharia desses veículos.


Com um preço de tabela original a partir de £ 18.995 (Reino Unido), o Elise criou instantaneamente uma forma mais acessível de ser proprietário de um Lotus. A única alternativa há 25 anos era o Esprit, que tinha um preço de £ 39.995 para o GT3.


O sucesso de vendas com o Elise deu à Lotus um perfil mundialmente revigorado. Quando modificado para os regulamentos norte-americanos em 2004 - o carro recebeu airbags, controle de tração e controle de estabilidade - colocando a Lotus de volta no mapa além do Atlântico.

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Além de diversos clubes espalhados pelo mundo o automobilismo também voltou a azer parte da rotina da marca, com diversas Lotus Cup na Europa, Japão, EUA, Itália, Malásia e Austrália. O Reino Unido também possui o Troféu Elise. A Hungria chegou a ter a Lotus Ladies Cup que começou em 2011 e durante 4 anos animou as pistas do país.


O Lotus Elise é ainda apontado como responsável pelo sucesso daquela que hoje é a mais valiosa marca de veículos do mundo, a Tesla de Elon Musk, já que tanto seu proprietário como sua equipe de engenharia se inspiraram nas soluções do pequeno esportivo para suas ideias.


A demanda pelo Elise esteve no centro do crescimento da Lotus no final do século passado bem como nos dias atuais. A empresa levou 47 anos para vender um total de 50.000 carros (1948-1995), mas atingiu a marca de 100.000 em 2018 - apenas 23 anos depois.


Entre seu lançamento em 1996 e a virada do ​​milênio, quatro anos depois, 10.619 exemplares do Elise foram construídos. Com base na sua busca por soluções mais ecológicas e inovadoras a engenharia da Lotus revelou ainda o Tri-fuel Exige, uma vitrine para combustíveis alternativos e mais sustentáveis. O carro funcionava com gasolina, bioetanol e metanol.


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