top of page

O Lotus Elise nasceu há 25 anos

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 12 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

O Lotus Elise nasceu há 25 anos

O Lotus Elise foi apresentado há 25 anos (12 de setembro de 1995) e é considerado por muitos como um carro único, parte marcante na história da indústria automotiva e que se tornou uma lenda.


Patrick Peal foi Chefe de Comunicações da Lotus em 1995 e relembra algumas das histórias menos conhecidas daquela época - aquelas que nunca chegaram às manchetes porque o próprio Elise as dominava tanto.


O carro que se tornou o Elise foi designado como o próximo na sequência do 'número de tipo' da Lotus como Type 111 (o Type 110 sendo a moto da Lotus que ainda detém o recorde UCI Absolute Hour, e o Type 112 um carro de F1 da temporada de 1995) .


O Elise ia ser chamado de Lotus 111 - para ser pronunciado One-Eleven - remetendo ao Lotus Eleven de 1956, mas também ao Lotus 23 de 1962. O conceito Elise foi um sucessor espiritual de ambos. Mas apenas algumas semanas antes da inauguração planejada, o presidente da Lotus, Romano Artioli, apresentou o nome "Elise", então um logotipo e um material promocional foram desenhados às pressas e o nome registrado junto às autoridades de marcas registradas.

O Lotus Elise nasceu há 25 anos

Patrick, que hoje é o CEO da East Anglian Air Ambulance, lembrou: “Eu tinha até comprado a placa M111 LCL para ser usada em um dos protótipos disfarçados, e logo dei a entender à mídia que esse seria o nome do novo carro! ”


Ele continuou: “Em retrospecto, o Sr. Artioli estava certo. Elise era o nome perfeito para o carro, compartilhado com uma menina brincalhona - sua neta Elisa - que ajudou a lançar o carro para o mundo. ”


O plano original era apresentar o Elise na Feira de Automóveis de Londres em meados de outubro de 1995. No entanto, os prazos foram apertados ainda mais, pois Artioli decidiu quatro semanas antes do Salão Automóvel de Frankfurt, realizado um mês antes, que o Elise deveria ser apresentado lá. . Seu raciocínio ... quanto maior o palco, maior o estrondo da publicidade.


A reviravolta extremamente apertada significou que as fotos oficiais da imprensa tiveram que ser tiradas rapidamente durante a noite em um estúdio no norte de Norwich. A cor escolhida para o show car de Frankfurt foi um verde metálico de corrida com interior castanho e, como Patrick explicou, isso significava que a cor de fundo nas fotos de estúdio se tornou quase tão importante quanto a do carro.

O Lotus Elise nasceu há 25 anos

“Precisávamos de um fundo para compensar o verde de corrida do carro - a escolha óbvia teria sido uma cor conservadora como o cinza, mas a Lotus não segue a convenção e escolhemos um amarelo mostarda brilhante. Ele destacou a forma, as linhas e, particularmente, a cor do carro perfeitamente e, claro, também foi uma referência às cores do logotipo da Lotus, as cores dos carros de corrida da equipe de F1 da década de 1960 e, mais sutilmente, a especiaria famosa cultivada em Norfolk! ”


Mais uma vez, afastando-se da norma, a Lotus liderou o Elise revelando com o chassi, seguido do carro completo. Como Patrick explicou: “Decidimos revelar o chassi primeiro, completo com suspensão, freios e chassi auxiliar. Queríamos que o mundo se apaixonasse pela tecnologia e engenharia do Elise, bem como pelo carro real. Além disso, toda a estrutura se tornaria um ponto de discussão e um anúncio para a Lotus Engineering. ”


O plano funcionou, conforme comprovado pelo número de executivos da indústria automobilística aglomerados ao redor do chassi durante o dia da imprensa em Frankfurt. “Eu até mantive um pedal do acelerador no bolso da minha jaqueta que eu produzia durante as conversas para mostrar o que era a tecnologia de alumínio. Era tão leve e elegante - não pesava mais do que uma pequena carteira e resumia perfeitamente o carro e sua inovação"

O Lotus Elise nasceu há 25 anos

Como havia acontecido tantas vezes no passado, 12 de setembro de 1995 foi uma ocasião em que a Lotus fez com que a indústria automobilística global parasse e prestasse atenção.

Patrick comparou isso a estar no grid da F1 nos anos 1970, dizendo: “Outras equipes sempre ficariam de olho em Colin Chapman para ver como seria seu último carro de F1. Eles nunca sabiam o que esperar, a não ser pelo pioneirismo e sempre eram pegos de surpresa. Foi a mesma coisa no Salão do Automóvel de Frankfurt, mas em vez das equipes de F1 foram as outras montadoras que ficaram surpresas com o que tínhamos feito, dizendo como ‘a Lotus fez isso de novo!’


“Sabíamos que o Lotus Elise poderia revolucionar a indústria automobilística e, com certeza, isso aconteceu! Foi um momento brilhante e estou muito orgulhoso de ter feito parte dessa história! ”


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

A #LOJA PUBLIRACING - Mercedez-Benz AMG GT S
A #LOJA PUBLIRACING - Mercedez-Benz AMG GT S
AJLS Comunicação - Sua melhor estratégia
AJLS Comunicação - Sua melhor estratégia

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDIP2025_CARROSSEL_A (1).png

Testes Revista Publiracing

📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada

Publiracing Portal de Notícias
📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada
📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada

📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada

02:42
Reproduzir vídeo
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

02:48
Reproduzir vídeo
bottom of page