Na Porsche, a abreviação GTS significa Gran Turismo Sport – na prática, isso significa uma dose extra de dinamismo e capacidade de longa distância. Em sua essência, o Cayenne é tanto um carro esportivo de alta performance quanto um SUV para todo terreno. No entanto, para os modelos GTS, esse equilíbrio tradicionalmente se inclina para uma melhor capacidade em estrada. Com um trem de força potente, ajuste preciso e um design exclusivo, o novo Cayenne GTS permanece fiel a esse princípio mantendo-se adequado para uso diário.
Tecnologia de chassi do Cayenne Turbo GT
O chassi especificamente ajustado para GTS e a altura de rodagem reduzida em 10 milímetros marcam um desenvolvimento empolgante para o Cayenne GTS. Um pouco mais a fundo, o carro é equipado com suspensão a ar adaptativa como, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM) e Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes de chassi e sistemas de controle, como Porsche Traction Management (PTM) e o opcional Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), são especificamente projetados para um desempenho ótimo em estrada.
A tecnologia de amortecedor de duas válvulas do GTS oferece uma resposta impressionante, e sua suspensão a ar de dois compartimentos dá ao carro uma taxa de mola altamente dinâmica, garantindo ao mesmo tempo o conforto ao motorista e eficiência em alta velocidade. Os rolamentos de pivô do eixo dianteiro dos modelos Cayenne GTS vêm do Cayenne Turbo GT. Eles aumentam o camber negativo das rodas em 0,58 graus em comparação com outros modelos Cayenne. O resultado são curvas extremamente ágeis e dinâmica excepcional de manuseio.
40 cv mais potente que o modelo anterior
Além do chassi bem ajustado, o carismático V8 é outra característica importante do Cayenne GTS. O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen, passou por uma extensa revisão técnica. Isso resultou em ganhos de eficiência e um aumento significativo no desempenho: o motor agora produz 500 cv de potência – um aumento de 40 cv em comparação com o modelo anterior. O torque máximo agora é de 660 Nm, um aumento de 40 Nm. A transmissão Tiptronic S de oito velocidades revisada melhora consideravelmente o desempenho de condução através de tempos de resposta e mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus.
O novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e a velocidade máxima é de 275 km/h. Uma inovação técnica adicional é que a caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) possui um circuito de resfriamento de água independente. Esta tecnologia também é adotada do modelo Turbo GT de alta performance. Ela estabiliza a capacidade de carga contínua – por exemplo, ao enfrentar pistas de corrida ou rotas montanhosas.
Design e equipamentos exclusivos da linha GTS
Todos os modelos GTS da Porsche são reconhecíveis graças ao seu design esportivo e único. No Cayenne GTS, isso inclui a inscrição 'GTS' em preto nas laterais e na traseira do carro, design dianteiro especial com entradas de ar maiores, faróis e lanternas traseiras com tonalidade escura e pinças de freio vermelhas. Mantendo essa característica de design clássico, o carro tem o visual Porsche instantaneamente reconhecível, mas com algumas inovações. Acessórios como saias laterais, inserções frontais, acabamentos das janelas laterais e extensões dos arcos das rodas, que fazem parte do pacote Sport Design padrão, agora são fabricados em preto brilhante. Em modelos GTS anteriores, algumas dessas peças eram finalizadas na cor do carro. Em contraste, as ponteiras do sistema de escape esportivo, que antes eram pretas, agora têm um tom de bronze escuro. Para ampliar ainda mais o portfólio de design dos modelos Porsche GTS, rodas de 21 polegadas com design RS Spyder são finalizadas em cinza antracite.
O interior do Cayenne GTS apresenta um volante esportivo GT aquecido como padrão. O material de alta qualidade Race-Tex também está presente em todo o carro. O tecido semelhante a camurça cobre o forro do teto, apoios de braço e painéis das portas, assim como os painéis centrais dos bancos esportivos ajustáveis. Os reforços laterais foram ainda mais elevados para oferecer ainda mais suporte lateral nas curvas. Dois pacotes internos específicos do GTS em Vermelho Carmine ou Cinza Slate Neo também estão disponíveis na Porsche para um visual mais personalizado.
Nova experiência de condução com iluminação ambiente e som surround
Os novos modelos GTS se beneficiam da recente atualização abrangente do produto para o Cayenne, que inclui a nova inteface Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo como padrão e um display para o passageiro opcional. Além do pacote Sport Design, faróis de LED matrix HD com tonalidade escura e suspensão a ar, o modelo também possui um sistema de som surround Bose® e iluminação ambiente. O Cayenne GTS Coupé também inclui um teto panorâmico fixo de vidro, como item de série, bem como um spoiler traseiro adaptativo extensível.
Se desejado, a sensação dinâmica do Coupé pode ser intensificada ainda mais com um sistema de escape esportivo com ponteiras posicionadas centralmente em bronze escuro. Isso está disponível como parte dos três diferentes pacotes de redução de peso. Esses pacotes também incluem um teto leve e um difusor traseiro de carbono, bem como isolamento reduzido. Dependendo do equipamento, os pacotes podem reduzir o peso do veículo em até 25 quilogramas.
Os novos modelos Cayenne GTS vão chegar ao mercado brasileiro, no entanto, preços e especificações só na data de abertura das pré-vendas, momento que será informado pela marca futuramente.
Comments