Lamborghini celebra o 50º aniversário do Urraco
- Redação Publiracing
- 11 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Este ano marca o 50º aniversário do Lamborghini Urraco, apresentado no Salão do Automóvel de Torino no final de outubro de 1970. Este modelo imediatamente se destacou por ter apresentado soluções técnicas muito inovadoras para a época, devido à contribuição do engenheiro Paolo Stanzani, o pai do Urraco e Diretor Técnico da Lamborghini na época. O styling do projeto foi confiado ao renomado designer Marcello Gandini, que naquele período foi o principal designer da Carrozzeria Bertone.
O Urraco é um coupé 2 + 2 veloz, com motor V8 traseiro central e suspensão independente, com sistema de suspensão do tipo MacPherson na dianteira e na traseira, o que era aplicado pela primeira vez em um carro de produção.
Inicialmente apresentado com o V8 de 2,5 litros entregando 220 cv a 7.800 rpm e velocidade máxima de 245 km / h, o Urraco apresentava novidades como o motor de 8 cilindros e distribuição com um único eixo de comando de válvulas, soluções inovadoras na câmara de combustão ou ainda novidade os quatro carburadores Weber tipo 40 IDF1 de corpo duplo.

O sistema de produção do carro foi outra inovação, planejado desde os primeiros estágios do projeto para ser muito menos artesanal do que os outros modelos da Lamborghini. A criação do Urraco foi atribuída a um desejo expresso de Ferruccio Lamborghini, que estava ansioso para expandir a produção da empresa e fazer um Lamborghini que fosse acessível a um público mais amplo, embora exclusivo.
Com apenas 4,25 metros de comprimento, os espaços interiores do Urraco foram altamente inovadores em termos da configuração do painel, da posição dos instrumentos e do volante abaulado.


Apresentado como P250 Urraco, onde o "P" representava a posição traseira (posterior) do motor e 250 para a cilindrada (2,5 litros), foi produzido de 1970 a 1976. O Urraco foi então proposto em 1974 em Torino Salão do Automóvel na versão P200 com cilindrada reduzida (1.994 cc, 182 cv), destinado ao mercado italiano, de 1975 a 1977. A próxima versão do P300 (2.996 cc, 265 cv) apresentada em 1974 foi produzida de 1975 a 1979. O O conceito testado com sucesso e levado ao mercado pelo Urraco levou aos modelos subsequentes de 8 cilindros e aos modelos mais recentes de 10 cilindros, como o Gallardo e o atual Huracán.
Unidades produzidas
P250 Urraco: 1970-1976: 520
P200 Urraco: 1974-1977: 66
P300 Urraco: 1975-1979: 190
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