Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Fórmula E: Félix da Costa fala sobre o retorno da categoria já nesta sexta-feira e com novas regras
Redação Publiracing
25 de jan. de 2022
4 min de leitura
O português António Félix da Costa inicia este fim de semana, na Arábia Saudita, a temporada 2022 do campeonato do Mundo FIA Fórmula E. O piloto luso que se sagrou Campeão em 2020, parte com o objetivo claro de reconquistar o título Mundial perdido no ano passado por muito pouco. Após muito trabalho de preparação com a sua equipe DS Techeetah, Félix da Costa está pronto e motivado para a jornada dupla inaugural, que tem lugar esta 6ª feira e Sábado. no circuito de Diriyah, em Riade.
António Félix da Costa alcançou um pódio na época passada em Riade, mas parte com a confiança moderada para esta dupla ronda inaugural:
"Finalmente chegou a hora. É sempre especial este sentimento de adrenalina de começar uma época. Todos começam do zero e ninguém sabe muito bem o que esperar, portanto parto com confiança moderada para esta primeira corrida. Sabemos que melhorámos o nosso carro nas áreas que eram as nossas fraquezas em 2021, portanto nesse aspecto fizemos bem o trabalho de casa, mas só vamos saber o nosso nível face aos nossos adversários quando tudo começar. Toda a equipa está muito unida e forte mentalmente!", referiu o piloto de 30 anos, que volta a ser apontado pelos especialistas, como um dos candidatos a lutar pelo título.
Serão então vinte e dois os pilotos no grid de largada, onde além de Félix da Costa e do atual campeão Vries, nomes como Stoffel Vandorne, Jean Eric Vergne (companheiro de equipe de Félix da Costa na DS Techeetah), Robin Frijns, Mitch Evans, Sam Bird, Lucas di Grassi, Edoardo Mortara ou até mesmo o recém chegado da Fórmula 1, António Giovanazzi, irão certamente ser opositores fortes na luta pelos lugares da frente.
O traçado de Diriyah é composto por 21 curvas e conta com 2.495m, percorrendo as muralhas históricas da cidade do Patrimônio Mundial da UNESCO no deserto da Arábia Saudita. O traçado apresenta um primeiro setor bastante desafiante e técnico, seguindo depois para uma série de curvas rápidas. O layout do traçado é um verdadeiro teste de estratégia para os engenheiros, com uma longa reta a fechar a volta. A corrida será disputada à noite com uma iluminação de LEDs única que percorre todo o circuito, num cenário espetacular, só ao alcance da excentricidade da Arábia Saudita.
A corrida inaugural da Fórmula E em Riade tem lugar na 6ª feira com duração de 45 minutos acrescida de uma volta com idêntica configuração na corrida de sábado
O QUE MUDOU NA FÓRMULA E PARA 2022
A grande alteração na Fórmula E está no formato da qualificação. Nos anos anteriores os pilotos dividiam-se em quatro grupos e os seis mais rápidos passavam à Superpole. Este sistema acabou por criar alguns problemas, com vários pilotos prejudicados por estarem no grupo 1, onde a pista se encontrava tradicionalmente mais lenta. Para este ano serão apenas dois grupos em vez de quatro (posições pares e ímpares no campeonato). Os pilotos de cada grupo terão dez minutos para marcar o melhor tempo e passar para a fase seguinte, que será depois em estilo de "batalhas":
- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B
- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B
Os vencedores dos quartos de final passam depois para as semifinais e os dois mais rápidos disputam a final e a pole position.
Outra mudança no regulamento está relacionada com as bandeiras amarelas em regime de safety car. Anteriormente, os pilotos perdiam parte da energia que não era gasta nesses períodos de neutralização, já que naturalmente andavam mais lentos (na base de 1kW por minuto). Para este ano, haverá um "tempo extra" a cada minuto sob bandeiras amarelas ou safety car e serão acrescentados 45 segundos ao tempo total da prova (além da volta final). O limite de tempo que pode ser acrescido é de 10 minutos.
Calendário Mundial Fórmula E - 2022
1. Arábia Saudita - Riade | 28 Janeiro
2. Arábia Saudita - Riade | 29 Janeiro
3. Mexico - Mexico City | 12 Fevereiro
4. Itália - Roma | 9 Abril
5. Itália - Roma | 10 Abril
6. Monaco | 30 Abril
7. Alemanha - Berlim - 14 Maio
8. Alemanha - Berlim - 15 Maio
9. Indonésia - Jakarta | 4 Junho
10. Canadá - Vancouver | 2 Julho
11. Estados Unidos - Nova Iorque | 16 Julho
12. Estados Unidos - Nova Iorque | 17 Julho
13. Inglaterra - Londres | 30 Julho
14. Inglaterra - Londres | 31 Julho
15. Coreia do Sul | Seoul | 13 Agosto
16. Coreia do Sul| Seoul | 14 Agosto
VOLVO XC60 MOMENTUM D5 2.0 TURBO DIESEL
Comprar
Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários