top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Fotos: Nelson Piquet é homenageado em Estoril com seus carros históricos da BMW

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura

Nelson Piquet é homenageado em Estoril com seus carros históricos da BMW


O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, voltou a acelerar alguns dos carros mais emblemáticos da sua carreira em um evento especial no Circuito do Estoril, em Portugal. Organizado pela empresa brasileira Dener Motorsports, o tributo contou com a presença da BMW Group Classic, que trouxe duas máquinas históricas: o Brabham BMW BT52 Turbo, carro com o qual Piquet se tornou o primeiro campeão mundial da era turbo em 1983, e o BMW M1 Procar, modelo que o consagrou campeão da série em 1980.



Clique AQUI
Clique AQUI

Um reencontro com a história

Piquet assumiu o volante em duas ocasiões: primeiro em um shake-down com ambos os carros e, no dia seguinte, em voltas de honra no lendário Brabham BT52 Turbo.


A ocasião contou também com presenças ilustres, como Bernie Ecclestone, então chefe da Brabham, Gordon Murray, projetista do carro, e antigos mecânicos da equipe.


A última vez que o brasileiro havia pilotado um Fórmula 1 da BMW foi em 2015, durante um evento de lendas em Spielberg, na Áustria. Uma década depois, atravessou o Atlântico para, provavelmente pela última vez, guiar os carros que marcaram sua trajetória.


“O carro era e continua sendo uma obra de arte. Foi a melhor época da minha vida”,

declarou Piquet sobre o BT52. Ele lembrou ainda os 33 mil km percorridos em testes e outros 7 mil km em treinos e corridas oficiais em 1983, ano que lhe rendeu o bicampeonato mundial.


As armas da BMW

Piquet destacou o papel decisivo do motor turbo da BMW e a introdução pioneira da telemetria de dados do motor, que permitia resolver problemas técnicos rapidamente.

“Tínhamos um carro e uma equipe extraordinária, além de um câmbio muito resistente”, recordou.

Mesmo reconhecendo a brutalidade da potência do BT52, Piquet foi direto:

“Na época era normal lidar com essa força. Hoje, freio muito antes do que freava antigamente.”
Nelson Piquet é homenageado em Estoril com seus carros históricos da BMW
Nelson Piquet é homenageado em Estoril com seus carros históricos da BMW
Nelson Piquet é homenageado em Estoril com seus carros históricos da BMW

Carreira na Fórmula 1 – Nelson Piquet

Período

GPs

Vitórias

Pódios (2º / 3º)

Pontos

Títulos

1978–1991

204

23 (7 com BMW)

20 / 17

485,5

3x Campeão Mundial (1981, 1983, 1987) Vice-campeão em 1980

Conquistas de Piquet com a BMW

Ano

Competição

Resultado

Carro

1980

Série Procar

Campeão

BMW M1

1981

1000 km Nürburgring

Vencedor (com H.J. Stuck)

BMW M1 Grupo 5

1982

Fórmula 1

11º no Mundial

Brabham-BMW BT50 Turbo

1983

Fórmula 1

Campeão Mundial

Brabham-BMW BT52 Turbo

1984

Fórmula 1

5º no Mundial

Brabham-BMW BT53 Turbo

1985

Fórmula 1

8º no Mundial

Brabham-BMW BT54 Turbo


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Publiracing Portal de Notícias
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
bottom of page