Ford e M-Sport revelam em Goodwood o novo Puma Rally1 híbrido para o WRC em 2022
- Redação Publiracing
- 8 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

A M-Sport Ford World Rally Team (WRT) revelou hoje pela primeira vez um protótipo do novo carro de rally Puma Rally1 que ajudará a inaugurar uma nova era de competição eletrificada no FIA Campeonato Mundial de Rally (WRC) de 2022.
Fazendo sua estreia pública global no Goodwood Festival of Speed, o M ‑ Sport Ford Puma Rally1 apresenta um trem de força híbrido de próxima geração que combina o desempenho de um motor EcoBoost 1.6 litros turbo a gasolina com um sofisticado motor elétrico de 100 kW. motor e bateria de 3,9 kWh.
O desempenho eletrizante do protótipo Puma Rally1 será demonstrado na famosa subida Goodwood hill de 8 a 10 de julho, conduzido pelo piloto da M-Sport Ford WRT Adrien Fourmaux e pelo piloto de testes da M-Sport Ford Matthew Wilson, antes de ser usado como um carro de desenvolvimento antes da temporada de 2022.
“A Ford está 100% comprometida com um futuro eletrificado, e o calor da competição foi responsável por muitas das inovações que aparecem em nossos carros de rua hoje”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “O M-Sport Ford Puma Rally1 vai colocar a potência híbrida no teste final e provar que a tecnologia é capaz de oferecer um desempenho emocionante.”

A M-Sport Ford anunciou no início deste ano seu compromisso com um novo acordo para três anos que apresenta a tecnologia híbrida ao nível superior no esporte de rally global. O novo e sofisticado trem de força híbrido plug-in proporcionará alto desempenho em competição, bem como a capacidade de viajar por vilas, cidades e parques de serviço entre os estágios usando apenas energia elétrica pura.
O sistema híbrido do Puma Rally1 opera usando princípios semelhantes aos do carro de estrada Puma EcoBoost Hybrid. O trem de força captura a energia normalmente perdida durante a frenagem e desaceleração e a armazena em uma bateria que pode alimentar um motor elétrico para aumentar a eficiência de combustível do carro de estrada ou fornecer um aumento de desempenho - no caso do Puma Rally1 até 100 kW para vários impulsos de até três segundos durante a condução competitiva.
Como a tecnologia híbrida plug-in disponível para clientes da Ford em veículos incluindo o Kuga Plug-In Hybrid, a bateria também pode ser recarregada usando uma fonte de energia externa em pontos de serviço entre os estágios, com uma recarga levando aproximadamente 25 minutos. Pesando 95 kg, o sistema híbrido é refrigerado a líquido e a ar e alojado em uma caixa de força balística para resistir ao impacto de detritos e forças G em caso de um acidente.

Além disso, os competidores do FIA WRC Rally1 usarão um combustível livre de fósseis na temporada de 2022, misturando elementos sintéticos e biodegradáveis para produzir um combustível 100% sustentável.
“A nova era dos carros WRC é um dos maiores avanços tecnológicos do WRC até hoje. A introdução do híbrido significa que os carros serão mais potentes do que nunca, ao mesmo tempo em que refletem diretamente os conjuntos de força de seus homólogos de estrada ”, disse Malcolm Wilson OBE, diretor administrativo da M-Sport. “A mudança para o Puma é muito emocionante com o nome já tendo herança de rally, o carro parece fantástico e mal posso esperar para vê-lo na linha de largada do famoso Rally de Monte Carlo no início de 2022.

“O lançamento deste novo carro em Goodwood também é muito especial, sendo um dos eventos mais emblemáticos do calendário do automobilismo. Eu e toda a M-Sport esperamos continuar a parceria de muito sucesso com a Ford para entregar resultados e manter a Ford na vanguarda durante esta nova e muito emocionante era ”, disse Wilson.
A Ford tem sido um parceiro contínuo da M-Sport desde 1997, garantindo sete Campeonatos Mundiais de Rally da FIA e mais de 1.500 vitórias em especiais. O novo Puma Rally1 substituirá o M-Sport Ford Fiesta WRC, que garantiu três títulos do Campeonato Mundial de Rally desde seu lançamento em 2017.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários