Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
EXPRESSAS: BMW Group inicia produção do novo BMW iX3 na inovadora fábrica de Debrecen
Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
18 de set.
2 min de leitura
A BMW Group está prestes a dar início à produção em série do novo BMW iX3 no final de outubro, na sua mais moderna fábrica global, localizada em Debrecen, Hungria. O local, construído com base no conceito iFACTORY, será o primeiro da marca a operar exclusivamente com energia elétrica de fontes renováveis, sem utilização de combustíveis fósseis. A unidade simboliza o início da nova geração de veículos elétricos da marca, a “Neue Klasse”.
Clique aqui
Projetada digitalmente desde o início, a fábrica de Debrecen implementa processos de produção avançados e automatizados, apoiados por inteligência artificial e gémeos digitais, garantindo máxima eficiência, qualidade e redução de complexidade. Esta abordagem inovadora permitirá integrar até 40 novos modelos e atualizações até 2027, incluindo as novas baterias de alta voltagem Gen6 que serão produzidas no próprio local.
Um dos grandes destaques está na estufa de pintura, tradicionalmente responsável por grande parte das emissões de CO₂. Em Debrecen, todo o processo será feito com eletricidade de fontes renováveis, reduzindo em até 90% as emissões por veículo. Cerca de um quarto da energia virá de um sistema fotovoltaico próprio de 50 hectares, com o excedente armazenado em reservatórios térmicos de 130 MWh para uso em períodos de maior demanda.
A logística interna também será totalmente elétrica e automatizada, com comboios autoguiados e robôs inteligentes entregando peças diretamente nas linhas de montagem. Todos os sistemas e equipamentos estão conectados em tempo real ao ecossistema digital da BMW, permitindo análises instantâneas e monitoramento constante da qualidade de produção.
Com mais de 2.000 funcionários, a fábrica de Debrecen atuará como um centro de excelência interligado a outras unidades da marca no mundo, recebendo e partilhando conhecimento com equipes da Alemanha, China, México, África do Sul e Estados Unidos.
Este modelo colaborativo visa acelerar a produção da nova geração de veículos elétricos e estabelecer um novo padrão global de eficiência, sustentabilidade e inovação industrial.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários