Do Peugeot 905 ao 9X8, 30 anos de inovação no Endurance
- Redação Publiracing
- 17 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

O Peugeot 9X8, o novo hipercarro da marca foi apresentado no início do verão e em breve estará competindo no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) e na lendária 24 Horas de Le Mans. Há trinta anos, em 1991, foi o Peugeot 905 que encapsulou o pioneirismo regressando ao circuito de Sarthe como equipa oficial e participando do Campeonato do Mundial de Endurance.
O programa de desenvolvimento para este protótipo Peugeot Sport foi lançado em dezembro de 1988. Apresentado em fevereiro de 1990, o carro era uma lufada de ar fresco: era inovador, tinha uma pureza visual absoluta, e sua frente era característica dos modelos da marca da época. Construído sobre um chassi de fibra de carbono, projetado em colaboração com a Dassault, era movido por um motor V10 de 650cv, 3,5 litros e quarenta válvulas, muito próximo aos padrões da Fórmula 1 na altura.
Foi um grande sucesso entre 1990 e 1993. Com o 905, a marca competiu contra fabricantes como Porsche, Jaguar, e emergentes naquele momento como Toyota e Mazda.
1992 foi um ano marcante para a Peugeot, com dois objetivos: o título do Campeonato Mundial de Fabricantes e a vitória nas 24 Horas de Le Mans.



Algumas mudanças importantes foram feitas no carro para as 24 Horas de Le Mans: a asa dianteira foi removida, a asa traseira reposicionada e as venezianas da asa dianteira desapareceram.
A equipa Peugeot ainda alcançou resultados fantásticos ao longo da época de 1992 (2º em Monza, 1º e 3º em Le Mans, 1º e 2º em Donington, 1º e 3º em Suzuka, 1º, 2º e 5º em Magny-Cours). Isso lhes permitiu ganhar o título do Campeonato Mundial de Construtores de 1992.
Em 1993, a marca conquistou o 1º, 2º e 3º lugar no pódio das 24 Horas de Le Mans com os seus três 905 - o prémio máximo para a marca e as suas equipas.
A excelência da tecnologia Peugeot estava no auge e a marca decidiu abandonar após este resultado histórico.
Mas a Peugeot está agora de regresso às corridas de resistência com o 9X8.
Seguindo os passos de seus ilustres antecessores ele combina esportividade, know-how tecnológico, eficiência e excelência no design.


Os engenheiros e designers da Peugeot Sport inspiraram-se nos novos regulamentos do Hypercar, a nova classe de corrida de resistência. Enquanto outras optaram por cumprir as novas normas de uma forma mais conservadora, a equipe Peugeot preferiu a ousadia e a inovação.
Quanto ao motor, ele é híbrido, combinando um Biturbo V6 a gasolina de 500kW (680cv) nas rodas traseiras e um motor/gerador elétrico de 200 kW (270cv) nas rodas dianteiras. O regulamento estabelece limites claros para a operação do sistema, que permite que os carros híbridos sejam dirigidos com tração nas quatro rodas. Ele define o limite de transferência de energia para as rodas dianteiras e estipula que a potência média total do trem de força não pode exceder 500kW (680hp).
A tecnologia híbrida é, portanto, ao mesmo tempo uma vantagem, pois abre a possibilidade de tração nas quatro rodas, mas também um enorme desafio técnico, dada a complexidade do gerenciamento do trem de força.
É precisamente nisso que trabalha a marca. Ela está comprometida com a eletrificação acelerada de sua linha e está ansiosa para gerar desenvolvimentos técnicos ambiciosos e ganhar muito na competição.
Motor
PEUGEOT HYBRID4 500 kW trem de força (tração nas quatro rodas)
Eixo traseiro: 500kW (680hp) 2.6 lit motor a gasolina bimotor 90 ° + caixa de câmbio sequencial de sete velocidades
Eixo dianteiro: 200kW (270hp) motor elétrico / gerador + caixa de engrenagens
Bateria
Alta densidade, 900 volts co-desenvolvido pela PEUGEOT SPORT, TotalEnergies / Saft.
De 905 a 9X8
O novo hipercarro também tem um novo nome: 9X8.
O ‘9’ continua o padrão de nomenclatura dos veículos de competição da marca, como o PEUGEOT 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011), duas das icônicas máquinas de Endurance do fabricante. Já o OX refere-se às tecnologias de tração nas quatro rodas e híbridas usadas no novo Hypercar, que estende a estratégia de eletrificação da marca para a competição.
O 8 é uma homenagem a todos os novos carros da PEUGEOT: 208, 2008, 308, 3008, 5008 e, claro, o PEUGEOT 508, desenvolvido pela mesma equipe de engenheiros e designers do Hipercarro, para se tornar o primeiro modelo a transportar o Peugeot com a etiqueta Sport ENGINEERED.
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Parabéns pela matéria , saudoso desta época do (905) qdo trabalhei na Peugeot do Brasil comandada pelo Thierry Peugeot e Meu Grande Amigo Jaroslav !!!!