top of page

CPR: Kris Meeke domina e vence Rali de Castelo Branco


Kris Meeke/James Fulton i20 N Rally2,
Kris Meeke/James Fulton i20 N Rally2,

A dupla Kris Meeke/James Fulton, no Hyundai i20 N Rally2, sagrou-se vencedora, na noite deste sábado, do Rali de Castelo Branco, quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, terminando com 36,9 segundos de vantagem para Bernardo Sousa e José Janela (Citroen C3 Rally2), no termo de uma jornada empolgante, já que quatro pilotos discutiram o segundo lugar até à última classificativa.


Se Meeke chegou tranquilo à Power Stage e com a vitória no bolso, dado o pecúlio de 32,2s para a concorrência, atrás de si Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes estavam empatados e Bernardo Sousa, o quarto classificado, tinha apenas mais 2 segundos. Portanto, tudo em aberto até ao derradeiro troço cronometrado, no qual Bernardo se superiorizou a quase todos menos ao britânico da Hyundai, conquistando o seu melhor resultado da temporada, com José Pedro Fontes, também em bom plano, a subir ao último lugar do pódio. Ricardo Teodósio acabaria por ser o mais “penalizado” pelo seu desempenho na Power Stage, já que baixou de segundo para quarto. Armindo Araújo, ainda em fase de “aprendizagem” do novo Skoda, não esteve, apesar da quinta posição final, muito longe do trio da dianteira, ao passo que Miguel Correia, depois do furo no início nunca mais entrou no ritmo.


Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) revelou-se o mais forte e consistente nas 2RM (duas rodas motrizes), até porque os seus opositores mais diretos foram sol de pouca dura e acabaram fora de estrada. Logo na primeira classificativa do dia, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), então terceiro posicionado, a 0.9 de Ricardo Sousa e a 3.8 de Lopes, não conseguiu evitar o despiste, mesmo tendo prometido na véspera que seria cauteloso: “Estou a adaptar-me ao carro [Rally4], que é muito diferente do anterior, e vou continuar a evoluir sem a pressão da vitória”.

Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4)
Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4)


Sousa partira líder, mas nessa mesma classificativa, em que esteve quase a sair de estrada, perdeu o primeiro lugar para Hugo Lopes e nas duas primeiras da tarde, após a pausa de almoço, prometia avaliar se tentaria anular a desvantagem de 12.8 segundos. “O segundo lugar é ótimo a nível de Campeonato, portanto vou ver se vale a pena arriscar…”, referia Ricardo Sousa, que logo na classificativa seguinte protagonizava uma violenta saída de estrada, felizmente sem danos físicos. Daniel Nunes (Renault Clio Rally4), devido a problemas mecânicos, foi outros dos desistentes. Hugo Lopes assegurou um triunfo tranquilo e o piloto local Pedro Silva conseguiu superar Kevin Saraiva e ascender à segunda posição final, com Nuno Coelho (Renault Clio Rally4) em quarto e Rafael Cardeira (Renault Clio Rally4) a encerrar o “top 5”, do qual Hugo Mesquita (Renault Clio Rally4) se viu arredado, ao sofrer um furo na antepenúltima classificativa.


Na categoria Júnior, o mesmo Hugo Lopes dominou, terminando com uma vantagem confortável em relação a Kevin Saraiva, e Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) conquistou o último lugar no pódio, destacado face a Dário Rebelo (Peugeot 208 R2), José Quintas (Peugeot 208 R2) e Danny Carreira (Renault Clio Rally5).


Por fim, no arranque do FPAK Júnior Team, a dupla Rafael Rego/Inês Veiga (Teodósio Motorsport) dominou e venceu, depois da liderança de Alexandre Cordeiro/Ricardo Camarate (Domingos Sport) na primeira etapa, mas uma saída de estrada no início da segunda etapa atirou-a para o fundo da tabela classificativa. O segundo lugar foi conquistado pela dupla Pedro Pereira/João Aguiar (MNE), que bateu por pouco João Silva/José Azevedo (CRN). Vítor Hugo Matias/André Gaspar (Filipe Sport) e os referido Alexandre Cordeiro e Ricardo Camarate acabaram, respetivamente, em quarto e quintos, já que a dupla Pedro Dias da Silva/Helena Maia (Peres Competições) saiu de estrada no início da segunda etapa, quando era quinta classificada.

Rafael Rego/Inês Veiga (Teodósio Motorsport)
Rafael Rego/Inês Veiga (Teodósio Motorsport)

Classificação final (oficiosa):

1º, Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2), 53.35,2

2º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroen C3 Rally2), a 36.9s

3º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 37.8

4º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 42.6

5º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 46.0

6º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2), a 1.49,7

7º, Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), a 5.19.8

8º, Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 6.48.8

9º, Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 7.05.0

10º, Nuno Caetano/Sofia Mouta (Ford Fiesta Rally3), a 7.51.2


A próxima jornada (6ª) do Campeonato de Portugal de Ralis será o Rali Vinho da Madeira, no início (3 a 5) do próximo mês de agosto.


CAMPEONATOS

Absoluto (oficiosa)

1º, Miguel Correia (5 pontuações), 92 pontos

2º, Ricardo Teodósio (4), 76

3º, José Pedro Fontes (5), 70

4º, Armindo Araújo (3), 60

5º, Kris Meeke (2), 56

6º, Bernardo Sousa (3), 49

7º, Pedro Almeida (4), 46

8º, Lucas Simões (4), 34

9º, Craig Breen (1), 28

10º, Pedro Meireles (2), 23



2RM (oficiosa)

1º, Ernesto Cunha (5), 77,5 pontos

2º, Hugo Lopes (4), 63

3º, Hugo Mesquita (5), 58

4º, Ricardo Sousa (2), 54

5º, Gonçalo Henriques (3), 53,5


Júnior (oficiosa)

1º, Hugo Lopes (4), 98 pontos

2º, Kevin Saraiva (3), 62

3º, Gonçalo Henriques (2), 53

4º, Dário Rebelo (3), 45

5º,José Quintas (4), 44



 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentarios


350x250.gif
300.250.png
AEA_SDSEC2024_CARROSSEL_01.png
bottom of page