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Clássicos: Lamborghini Jalpa completa 40 anos


Clássicos: Lamborghini Jalpa completa 40 anos

Este ano, a Lamborghini celebra o 40º aniversário do Jalpa, apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em março de 1981.


Mantendo a tradição da Lamborghini, o Jalpa leva o nome de uma raça de touros bravo, o Jalpa Kandachia, e é a última evolução da montadora Sant'Agata Bolognese do conceito de sedan grand touring com motor de 8 cilindros montado em uma posição intermediária traseira. O Jalpa é o desenvolvimento final do projeto Urraco e Silhouette, mantendo a arquitetura geral, mas equipado com um motor maior, aumentado para 3,5 litros. A linha, com teto aberto Targa, foi desenhada pelo francês Marc Deschamps da Carrozzeria Bertone, onde foi diretor de estilo desde 1980, e influenciada diretamente e parcialmente desenhada por Giulio Alfieri, que era então Gerente Geral e Diretor Técnico da Lamborghini.

A inovação técnica mais significativa no Jalpa é a evolução final do motor V8 de 90°, feito inteiramente de alumínio, com quatro árvores de cames suspensas controladas por corrente, originalmente instaladas no Urraco e no Silhouette. Graças ao diâmetro maior, ao deslocamento de 3,5 litros (3485 cc), alimentado por 4 carburadores duplos Weber 42 DCNF e uma taxa de compressão de 9,2: 1, este motor oferece uma potência máxima de 255 HP a 7000 rpm e um torque máximo de 32 kgfm a 3500 rpm, permitindo ao Jalpa atingir a velocidade máxima de 248 km/h .

Clássicos: Lamborghini Jalpa completa 40 anos

O protótipo Jalpa, o carro apresentado em Genebra, tem uma história especial. É baseado em uma Silhouette que, uma vez produzida, nunca foi vendida. Voltou para a fábrica e serviu de base para o novo modelo. O Jalpa apresentado em Genebra em 1981 é facilmente reconhecível por sua cor especial de bronze metálico e tem algumas características estéticas únicas que não foram usadas no carro de produção. O Jalpa, que entrou em produção em 1982, tem carroceria de aço semi-sustentada, para-choques pretos e entradas de ar do motor, além de faróis traseiros horizontais e rodas de liga leve de 16 ”, retiradas diretamente do protótipo Athon, com Pirelli P7, pneus de baixo perfil.



O interior do Jalpa é luxuosamente acabado, com amplo uso de couro e carpete. A abertura do teto, projetada para facilitar a remoção e remontagem, pode ser armazenada em um espaço especial atrás dos bancos traseiros. Nos numerosos testes de estrada que apareceram em revistas especializadas na época, os especialistas descreveram com entusiasmo seu manuseio na estrada simples, envolvente e intransigente.

Clássicos: Lamborghini Jalpa completa 40 anos

No Salão Automóvel de Genebra de 1984, a “segunda série” Jalpa foi apresentada, apresentando algumas modificações estéticas, como os para-choques e as entradas de ar na mesma cor da carroceria, faróis traseiros arredondados e interior renovado. A vida comercial do Jalpa terminou em 1988 após a produção de 420 carros. Foi o último sedã Lamborghini produzido com motor V8 e, historicamente, é o último carro esportivo dessa classe a apresentar cilindrada e posicionamento desse motor em particular. Conceitualmente, o Jalpa é o antecessor direto do Gallardo de 2003, que se tornaria um dos carros Lamborghini mais vendidos da história.

Clássicos: Lamborghini Jalpa completa 40 anos

Unidades produzidas

Lamborghini Jalpa: 1981-1987, 420


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