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Carros novos e usados mais caros em novembro


Carros novos e usados mais caros em novembro

Apesar da tímida demonstração de recuperação de produção e vendas em novembro em comparação com outubro, segundo dados da Anfavea (associação das fabricantes), o contexto geral de oferta reprimida de veículos continua exercendo pressão sobre os preços de automóveis. Em novembro, o Monitor de Variação de Preços da Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados, apontou que os carros 0 km ficaram em média 1,51% mais caros no período, enquanto seminovos subiram 2,28% e usados 1,92%.


Os números da Anfavea mostram que no mês passado foram comercializadas 173 mil unidades de veículos, o que representa aumento de 6,5% ante a outubro. O resultado é coerente com a expectativa de vendas historicamente mais aquecidas no último trimestre do ano, contudo não foi o bastante para atenuar de maneira relevante a queda de 23,1% nos emplacamentos em comparação com novembro do ano passado. Em relação à produção, 2021 ainda está 13,5% abaixo do patamar de 2020, ainda que em novembro tenha havido incremento de 15,1% na entrega de automóveis por parte das fabricantes.



Neste cenário, em que a oferta da indústria não consegue acompanhar a demanda em alta pelo período do ano historicamente mais favorável, a KBB Brasil observa que a curva de aumento de preços se acentuou. Se em outubro o MVP registrava acréscimo médio de 1,38% nos preços dos carros novos, em novembro este número passou a 1,51%. Destacando somente os modelos 2022, o índice médio de variação passou de 1,64% há dois meses para 2,24% no mês passado, conforme mostra a tabela abaixo.


No caso dos veículos seminovos, com até três anos de uso, a mesma tendência de alta é observada. Em média, os aumentos passaram de 1,67% para 2,28% nos últimos dois meses, chegando ao pico de 2,92% para os carros 2020 em novembro.


Já com relação aos carros usados (que abrangem de quatro a dez anos), houve leve arrefecimento na curva média de variação positiva, uma vez que os 1,92% de novembro ficaram abaixo dos 2,21% observados em outubro. Porém, vale destacar que o ano modelo 2013 registrou pico de 3,45% de incremento médio de preços no mês passado.


O MVP de novembro da KBB Brasil analisou uma amostragem com 26.376 versões de veículos novos e usados à venda no mercado.



A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

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