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Alstom completa 70 anos no Brasil e divulga primeiro Impact Report com dados económicos, sociais e ambientais

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

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Presente no país desde 1955, a Alstom publica seu primeiro Impact Report no momento em que celebra sete décadas de atuação no Brasil. O documento revela a extensão da contribuição da empresa para a mobilidade ferroviária nacional — hoje presente em 81% do transporte de passageiros — e detalha impactos que movimentam quase 6 mil empregos diretos e indiretos.


A Alstom marcou o seu 70.º aniversário no Brasil com a publicação do seu primeiro Alstom Brazil Impact Report, reunindo indicadores económicos, sociais e ambientais que retratam a relevância da empresa no desenvolvimento da mobilidade ferroviária do país. A comemoração destaca tanto o papel histórico da companhia quanto a sua expansão como polo estratégico para toda a América Latina.


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O relatório aponta que a tecnologia da Alstom está presente em 81% do transporte ferroviário de passageiros no Brasil — um dado que ilustra o alcance da marca nos principais centros urbanos. No ano fiscal de 2024/2025, a operação contribuiu com R$ 763 milhões para o PIB nacional, sendo R$ 600 milhões provenientes de impactos indiretos gerados pela cadeia de fornecimento. No mesmo período, as atividades da empresa sustentaram mais de 5.800 empregos diretos e indiretos.


A malha produtiva da Alstom Brasil inclui 606 fornecedores nacionais. Com 78% das compras feitas localmente, a empresa injeta €144 milhões na economia e reforça a indústria ferroviária brasileira com produtos e tecnologia exportados para diversos mercados internacionais.


Um polo industrial que se expande para o mundo

A fábrica de Taubaté (SP), inaugurada em 2015, consolidou-se como centro global de excelência na produção de caixas de aço inox para comboios. Ao longo dos últimos quatro anos, recebeu R$ 130 milhões em investimentos e tornou-se responsável por projetos de grande escala tanto para o Brasil quanto para países como Taiwan, Roménia, Chile e Peru.


Somente nos últimos três anos, mais de 170 trens — ultrapassando 940 carros — foram produzidos ou estão em produção na unidade. Entre os projetos mais recentes, destacam-se:

  • Linhas 8 e 9 da CPTM (SP) – 36 trens Metropolis com oito carros cada;

  • Linha 6-Laranja do Metro de São Paulo – 22 trens Metropolis de seis carros;

  • Linha 7 do Metro de Santiago (Chile) – 37 trens de cinco carros;

  • Wanda ZS Line (Taipei, Taiwan) – 35 trens de quatro carros;

  • Taipei Circular Line – Fase 2 – 29 trens, totalizando 116 carros;

  • Linha 5 do Metro de Bucareste (Roménia) – 13 trens, somando 78 carros.

Para o Brasil, a planta de Taubaté também foi responsável pelo fornecimento dos 27 carros Citadis utilizados no VLT do Rio de Janeiro, entregues em tempo recorde para os Jogos Olímpicos de 2016.


Indicadores-chave do Impact Report (FY 2024/2025)

Indicador

Resultado

Contribuição ao PIB brasileiro

R$ 763 milhões

Impactos indiretos na economia

R$ 600 milhões

Empregos diretos e indiretos sustentados

5.800

Participação no transporte ferroviário de passageiros

81%

Número de fornecedores nacionais

606

Compras realizadas no Brasil

78%

Injeção na economia nacional

€144 milhões

Compromisso ambiental e inovação

A empresa também reforçou sua agenda de sustentabilidade, com ações em eficiência energética, redução de resíduos e monitoramento contínuo de indicadores ambientais nas unidades de Água Branca (SP) e Taubaté (SP). As plantas acompanham métricas como emissões de CO₂, consumo de energia, taxa de reciclagem e uso de fontes renováveis.


Além de desenvolver soluções ferroviárias com menor impacto ambiental, a Alstom atua em debates de políticas públicas sobre descarbonização e mobilidade sustentável. Em linha com iniciativas internacionais — como os Impact Reports já publicados em França, Canadá e Espanha — a edição brasileira integra um movimento global de transparência e responsabilidade climática.


A presença da empresa na recente COP30, em Belém, incluiu o patrocínio do primeiro Pavilhão de Transportes da história da conferência, em parceria com a SLOCAT.


"Um ativo estratégico para o país"

A diretora-geral da Alstom Brasil, Suely Sola, destaca o papel transformador da operação brasileira:

“A tecnologia da Alstom ajuda a mover mais de 6 milhões de passageiros por dia no Brasil. Os nossos 1.500 colaboradores constroem trens, componentes e sistemas de sinalização que servem o país e o mundo. Estamos comprometidos com o progresso das cidades e com uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.”

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