top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

  • Foto do escritor: Artur Semedo / Revista Publiracing
    Artur Semedo / Revista Publiracing
  • 26 de out. de 2019
  • 8 min de leitura

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor
Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Uma das pioneiras na crescente onda de modelos híbridos que vêm chegando ao país, a Lexus incorporou esta opção de propulsão em seu SUV NX 300h em 2018. Configuração que invariavelmente adiciona uma bateria de pequena autonomia e que entrega como fonte motriz para baixas velocidades ou manobras, a energia elétrica. Com estas características este tipo de veículos se destaca em eficiência especialmente nas cidades, onde as frequentes frenagens e desacelerações são utilizadas pelo sistema para regenerar energia que será utilizada na sequência.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Está assim apresentado o veículo híbrido que recebemos para mais um teste, o luxuoso Lexus NX 300h na versão Luxury. Como destaque inicial, as linhas modernas e até futuristas que marcam o design dos veículos da marca. Como principais dimensões do veículo de grande envergadura, destacamos os 4.640 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.645 mm de altura e distância entre eixos de 2.660 mm. Apesar de sua tração 4x4 (AWD) sua altura em relação ao solo de apenas 190 mm é muito na linha dos SUVs de perfil mais urbano, robustos e espaçosos, porém, limitados no off-road.

Como destaques em nossa observação externa, as luzes em forma de L que “assinam” o conjunto de faróis principais, condução diurna, faróis de neblina e lanternas, em grupo ótico Full LED, e que através de seu design característico permite um reconhecido praticamente imediato de que se trata de um Lexus. O teto solar elétrico é com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque. Já as rodas são de liga leve aro 18" onde são instalados pneus de medida 225/60. Preponderante na dianteira é a grade frontal em preto, que tem uma moldura em cromado que equilibra a imponência com a elegância. Ainda utilizando este tipo de acabamento, os espelhos retrovisores que têm ainda a cor do veículo bem evidente, e a moldura das janelas, toda ela com friso também cromado. Já as maçanetas das portas são na cor da carroceria e são iluminadas. Ainda em relação aos espelhos retrovisores referir que eles são eletro-retráteis com iluminação, indicador de direção e sistema de aquecimento automático (antiembaçante).

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Terminamos nossa observação ao exterior do Lexus com o destaque para o porta malas, que através de um sensor embaixo do para-choque traseiro permite que se abra ou feche a tampa do bagageiro, tudo isso com um simples movimento dos pés e acessando assim de forma fácil aos 475L de espaço disponibilizado no compartimento de bagagem.

O acesso ao interior é realizado através da praticidade do sistema Smart Entry que possibilita o destravamento das portas por sensores, e olhando para os pormenores o destaque imediato é naturalmente para o ótimo acabamento de todo o habitáculo, além do amplo espaço, tanto para os lugares da frente como especialmente na segunda fileira. Peças bem integradas e robustas, com utilização do couro, tanto nos bancos como no acabamento de alguns itens como a manopla de câmbio ou volante, e sendo ainda muito agradável o revestimento em madeira, utilizado tanto no painel e nas portas, deixando bem fincada a preocupação em entregar sofisticação aos ocupantes, no entanto, fica também exposto certo ar de conservadorismo, isto apesar do design interessante do painel e especialmente do console central, muito elegante, com todos os comandos e espaços corretamente distribuídos, e onde destacamos o touch-pad que possibilita o controle das opções da central multimídia já que a tela não é sensível ao toque, e onde fica também o sistema rotativo que altera os diversos modos de condução (ECO, NORMAL, SPORT e EV).

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

A iluminação é um primor, dando vida noturna a praticamente todos os comandos e botões, deixando todos eles bem visíveis. Parece até que estamos na cabine de um avião, e para os fãs de muitas luzinhas na cabine, o Lexus NX 300h é um prato cheio.

A tela da central multimídia está bem posicionada e é de ótimas proporções, com 10,3" e sistema de áudio que distribui o som através de 6 alto-falantes, 3 tweeters e 1 subwoofer. No entanto sua praticidade fica condicionada pela exclusividade de uso através do touch-pad que por vezes não facilita na hora da escolha das opções, especialmente em movimento.

Ainda referir que nesta versão a multimídia vem com sistema de navegação, leitor de DVD, conectividade do telefone via bluetooth, duas entradas USB mais uma para cartão SD e uma outra entrada AUX. Para auxiliar o condutor são ainda disponibilizados sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera e ré.

Já focando na direção, olhar atento para o volante, onde o ajuste de coluna é elétrico, e após o correto posicionamento de acordo com nossa opção, pode ser memorizada junto com o posicionamento escolhido para o banco do condutor. Podemos definir ajustes de distância, inclinação, altura, pernas e lombar, com 10 opções de memoria. Já o passageiro pode optar por ajustes de distância, inclinação, altura e pernas com 8 memórias.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Já que falamos de bancos, referência para o sistema de aquecimento, disponibilizado tanto nos dianteiros como nos traseiros, o sistema de ventilação, exclusividade para condutor e passageiro, e cintos de três pontos para as cinco posições, sendo que os dianteiros têm ajuste em altura. Naturalmente, a Lexus não esqueceu o sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro.

Ainda antes de iniciar nosso teste dinâmico, um merecido elogio ao cuidado com a segurança dos ocupantes, já que são oito as bolsas de airbag (duplo frontal, duplo lateral dianteiro, duplo de cortina, de joelho para motorista e de assento para o passageiro dianteiro) e sem esquecer o que a Lexus chama de bancos com sistema de proteção contra lesões na coluna cervical.

Ainda de olho na segurança, mas agora falando de tecnologias aplicadas no comportamento dinâmico da proposta, referir o controle de estabilidade e tração, freios de disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) com ABS e sistema EBD de distribuição eletrônica de força e ainda assistentes de frenagem e de partida em rampa.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

O motor a combustão possui potência isolada de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. Já o propulsor elétrico, por sua vez, gera isoladamente 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm.

Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 194cv, priorizando a necessidade de energia de acordo com o modo de condução do motorista. Já o câmbio é automático continuamente variável do tipo CVT e que simula seis marchas e com “trocas” que podem ser realizadas através das borboletas atrás do volante.

O NX 300h possui ainda sistema de tração All-Wheel Drive. Em resposta às condições de dirigibilidade, a tecnologia AWD direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas conforme necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos de terrenos. O sistema AWD inclui a função de Assistência Ativa em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), que ajusta a força de direção dianteira e traseira para compensar viradas de curvas com maior ou menor demanda de força, melhorando a estabilidade e controle, além de tornar mais eficiente a evolução do veículo, uma vez que as rodas recebem a força extra apenas quando necessário.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Com um peso considerável e as características mecânicas referidas, o Lexus se mostrou um veículo de comportamento menos esportivo e muito mais familiar e muito por conta da opção de câmbio.

De crescimento de giro limitado, ele não vai entusiasmar os mais impetuosos, mas fará sentido para quem, além do luxo, espaço e segurança já elogiados, quer também conforto para a família. Isso porque a suspensão é se configuração muito interessante. Do tipo MacPherson na frente e Double Wishbone (braços sobrepostos) na traseira, o Lexus harmoniza de forma correta a estabilidade em estrada com o conforto e capacidade de absorver as irregularidades das nossas rodovias, ruas ou avenidas.

A direção elétrica progressiva é mais um ponto favorável do Lexus NX 300h, ao ser precisa e de reações imediatas, proporcionando muita segurança em qualquer tipo de cenário e velocidade.

Já que falamos em direção, um olhar para o painel de instrumentos onde funções como, velocidade, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio podem ser consultadas através do computador de bordo em tela de 4.2’’ em TFT, presente em toda a linha do NX 300h . Nas versões Luxury e F SPORT, a navegação via GPS também pode ser verificada nesta tela na frente do condutor.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Se as características dinâmicas do veículo são nitidamente direcionadas para um perfil mais maduro de condutor, que não privilegia a performance, e mesmo recorrendo à opção SPORT de condução, o NX 300h carrega, no entanto, a tecnologia híbrida, solução de transição rumo a eletrificação total, e algo que a Toyota e a Lexus vêm trabalhando com muita propriedade. Em se tratando de uma marca Premium, e tendo como concorrentes opções como o Volvo XC60 T8 R-Design, que além da qualidade adiciona o fato de ter a versatilidade do carregamento plug-in, o teto panorâmico e um dinamismo maior, fica assim claro que o modelo testado por nós briga com concorrentes bem competitivos, e onde, além do que já foi descrito, fatores como a eficiência energética são também eles determinantes na hora da compra.

Com um tanque de gasolina de 56L e sistema Stop/Start de parada do motor para auxiliar no consumo, em nosso Lexus NX 300h a média em circuito misto foi de 10,4 km/l, sendo que as referências do Programa Brasileiro de Etiquetagem mostram um consumo de 12,6 km/l em circuito urbano e 11,1 km/l em estrada. Alguns, menos conhecedores do universo híbrido, poderão questionar esta aparente incoerência nos números, mas na realidade, é na cidade que os híbridos se destacam, e principalmente em cidades como São Paulo, em que além a vantagem de poder circular livremente todos os dias da semana, sem rodizio, beneficiam ainda do fato das permanentes frenagens e desacelerações, fruto do intenso tráfego, servirem como importantes movimentos dinâmicos, aproveitados para regenerar e carregar a bateria elétrica do nosso Lexus, como isso, utilizando o veículo no modo Eco ou Normal, nos damos conta, por vezes, de um silencio absoluto, tanto em pequenas manobras como em deslocamentos a baixas velocidades. O que acontece é que com a reserva de energia conseguida, o sistema opta automaticamente pela propulsão elétrica e sabemos estar economizando combustível.

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Conclusão do editor - Desde que chegou ao Brasil, em 2015, o NX estabeleceu-se como o principal veículo da gama Lexus no país, representando mais de 50% do total vendido pela marca, e se o modelo anterior, com motor a gasolina turbo, bem mais potente, e de pegada dinâmica bem mais esportiva, expressava uma opção “mais jovem” para marca, com a chegada das versões hibridas ele se equiparou ao restante da linha, como produto tecnológico, luxuoso, confortável e seguro, de linhas até futuristas, mas de dinamismo conservador, sem se esperar uma pegada de alto desempenho em termos de esportividade. Vendido em três versões Dynamic, Luxury e F SPORT o Lexus NX 300h na versão avaliada pela nossa equipe, a Luxury, é um veículo que apaixona pela qualidade e requinte da proposta vendida a partir de R$ 229.990 e disputando um segmento tão ao gosto do público brasileiro. O modelo carrega toda a experiência da marca neste tipo de produto, relembrando que o primeiro modelo híbrido lançado pela Lexus foi o SUV RX 400h, em 2005, e que desde então, a marca expandiu gradualmente sua oferta de veículos com este tipo de propulsão. O NX 300h representa exatamente o que se espera de um carro da Lexus, onde a exclusividade é sua marca registrada, e onde o espaço, conforto e segurança são suas principais qualidades.

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Testes/Avaliações/Comparativos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor
Avaliação: Lexus NX 300h, luxo e exclusividade em cada pormenor

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Publiracing Portal de Notícias
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
bottom of page