Avaliação: Elegância e esportividade reunidas de forma primorosa no Jaguar XF S
- Artur Semedo / Revista Publiracing
- 25 de dez. de 2018
- 7 min de leitura

Como bons apaixonados por automóveis, quanto mais potente e rápido é o veículo que dirigimos, mais emoção ele transmite, e se a essas características adicionarmos elegância, conforto e tecnologia o resultado final pode ser um Jaguar XF S.
Sendo assim, nada melhor que reservar para estes últimos dias do ano a publicação ao teste com este verdadeiro herdeiro dos sedãs potentes e elegantes produzidos pela marca nos anos 70 e 80. Ele foi alvo de nossa atenção por alguns dias e suas características são impressionantes, chamando a atenção imediatamente o fantástico motor 3.0 V6 Supercharged de 380 cv.
A Jaguar Land Rover do Brasil cedeu gentilmente para nossa equipe durante alguns dias este fantástico exemplar da arte britânica de produzir veículos. Se a marca Jaguar por si só já é um ótimo exemplo de como entregar um produto verdadeiramente Premium, elegante, requintado, seguro e tecnológico, com a versão S do sedã XF o resultado é um verdadeiro sedã esportivo, com potência e emoção sempre disponíveis, mas que reúne ao mesmo tempo todas as características de um exclusivo veículo familiar.

Em termos de design ele foi classificado pelo seu projetista, Ian Callun, como um passo importante na história da marca. Se a elegância e beleza estão claramente expostas, já a esportividade da versão S é representada de forma discreta em elementos como as lindíssimas rodas de liga leve de 19” que deixam evidentes as pinças de freio vermelhas, a moldura das janelas em Gloss Black, e o Body Kit "S", com para-choque dianteiro esportivo, saias laterais e aerofólio traseiro.
Destaque ainda para o escapamento duplo, incorporado ao para-choques traseiro que inclui um elegante difusor, e o emblema S, traseiro e dianteiro, assinando assim a exclusividade da versão. Tudo sem exageros e de forma muito elegante.
O XF S, é um sedã de grandes dimensões, com 4.954 (mm) de comprimento total, 2.091 de largura (com os retrovisores), 1.457 de altura, 2.960 de distância entre os eixos, e ainda disponibilizando importantes 540 litros de volume no porta-malas, em espaço do veículo que é acessado por acionamento elétrico ou ainda com o sistema opcional de passagem do pé em baixo do para-choques para abertura da tampa. Aproveitando o momento em que deixamos alguns números para referir o peso da nossa versão que é de 1.710 kg segundo os dados da marca.
O acesso ao interior é realizado naturalmente com a chave no bolso e imediatamente todos os nossos sentidos ficam ligados para aproveitar cada milímetro do interior do Jaguar XF S.

As soleiras são iluminadas em metal e com a inscrição Jaguar, contribuindo para um ambiente onde a iluminação é configurável, entregando um espaço interno de muito conforto e personalização. Os toques de elegância e conforto são notórios em cada pormenor e para apenas destacar alguns deles, referimos os ajustes elétricos com memória para os bancos do motorista e passageiro, sendo que os assentos são esportivos e em Couro Taurus, o ajuste também ele elétrico da coluna de direção, o apoio de braço dianteiro com compartimento de armazenamento, ar condicionado Dual Zone, sensor de Qualidade do Ar e porta-luvas refrigerado com trava, além do acabamento do painel de instrumentos em alumínio Dark Hex com retrovisor interno antiofuscante automático.
Continuando nossa descrição, referência para um dos destaques do interior do Jaguar XF, o sistema de entretrenimento inControl Touch Pro, topo de linha da marca britânica, e que está disponível como item de série nas versões R-Sport e na testada por nós, a S. Ele traz tela touchscreen de 10.2” com pano de fundo totalmente customizável de acordo com o gosto do condutor ou da família, com sistema de navegação GPS preditivo e 10Gb de memória interna em que é possível o armazenamento de músicas e vídeos.
Como entradas de conexão e interatividade, áudio AUX In, duas entradas USB, integração com iPod, e ainda conexão via Bluetooth ao telefone e Streaming de áudio.
O motorista tem ainda à sua disposição um elegante, bonito e intuitivo painel de instrumentos, em que são disponibilizadas informações claras do velocímetro, conta-giros, odômetro, marcador de combustível, entre outras.
A navegação preditiva também é uma novidade do InControl Touch Pro. Com ela é possível selecionar um destino e o sistema alerta caso o veículo tenha combustível insuficiente para a viagem. Ele apresenta automaticamente postos de abastecimento no trecho do percurso e também opções de estacionamento.

O modelo também traz de série em todas as versões o avançado sistema de som Meridian com 11 alto-falantes e 380W de potência, ou como opcional o sistema de som surround digital de 825W com 17 alto-falantes.
O console central apresenta a habitual elegância dos modelos Jaguar Land Rover em posição elevada, evidencia itens e acabamento que nos remetem a ambas as marcas, com muito requinte e cuidado na qualidade dos materiais, sua integração e solidez. O aproveitamento do espaço foi trabalhado de modo a entregar diversas opções de porta objetos, permitindo, além disso, um correto apoio para os braços, beneficiando com o fato do freio de estacionamento ser naturalmente eletrônico.
Não poderíamos terminar nossa descrição ao ambiente interno sem uma referência ao teto solar panorâmico, muito bem integrado no revestimento do teto em Alcântara, e que expõe a sofisticação do modelo, ampliando o espaço interno e fechando com chave de ouro nossa observação ao interior do sedã britânico.
Naturalmente que a curiosidade era grande para saber como se comporta um veículo que entrega como carta de apresentação, um motor de 380 cv, tração traseira, e referência de fábrica de ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,3s.
Para ser bem honesto com o leitor, tenho que referir antecipadamente que sou um apaixonado por um bom motor V6. Poderia enumerar várias as razões para tal preferência, mas fico apenas na auditiva, onde o “cantar” único desta opção de motorização, e seu giro naturalmente mais gritante, harmoniza de forma única com a velocidade que o modelo vai ganhando através da intensidade do pé direito no pedal, e ecoando como música para meus ouvidos. Naturalmente o Jaguar XF S tem um ronco característico, não muito estridente, mas que está lá, presente e audível para o ouvido mais sensível.

O motor da versão S é como referido no inicio do nosso texto o 3.0 V6 de (2.995cc) Supercharged, naturalmente exclusivamente a gasolina, e capaz de entregar os mencionados 380 cv as 6.500 rpm, com torque máximo de 450 Nm nas 4.500 rpm. Já a transmissão é a excelente automática de 8 velocidades.
As fortes emoções estão assim previamente garantidas. Mas como deve ser em um veículo esportivo e sofisticado como o XF S, o conteúdo diferenciado se estende por diversos outros itens do modelo, e com foco muito particular na segurança e auxílios à condução.
Destacamos obrigatoriamente alguns deles como o sensor de contato com o pedestre, assistência a frenagens de emergência com pisca-alerta em freada brusca, alarme perimetral e imobilizador, sensores de estacionamento 360°, monitor de ponto cego e detecção de tráfego em ré além da câmera.
Enquanto iniciamos nossos prazerosos quilômetros ao volante do carro, destacamos desde logo os freios Performance, com as também já mencionadas e esportivas pinças de freio vermelhas, sistema que conta com um importante Indicador de desgaste das pastilhas. Os freios foram naturalmente um destaque, pela estabilidade e capacidade em freadas mais exigentes ou em curva.

Dirigindo em dois dos dias do nosso teste com o piso continuamente molhado, ficou evidente a capacidade de mantermos o domínio do XF em qualquer circunstancia, mesmo pisando fundo no molhado e sempre lembrando que o sedã é um veículo de tração traseira. Impressionante a capacidade de reação e intervenção de todos os sistemas garantindo total domínio do veículo e elevando os níveis de segurança, colocando imediatamente de “volta” a traseira no lugar, isso após as rodas de tração perderem por uma breve fração de tempo a aderência total com o solo, numa atitude provocada por nós, após forte aceleração, e para entender até onde vai a segurança deste modelo. Nota 10 para os auxílios ao condutor. O comportamento dinâmico é garantido pelo controle de tração – que pode ser desabilitado, (embora não aconselhável para condutores menos experientes) -, pelo modo dinâmico de condução e pela estrutura leve em alumínio, que oferece uma relação peso-potência muito interessante.
Com diversas opções de perfil, podemos adaptar nosso desempenho para as necessidades do momento, mantendo sempre nosso veículo com ótimas reações, tanto em condução diária urbana, sendo dócil e suave, como em condução mais agressiva se assim for a escolha ou necessidade do condutor. A transmissão é um dos componentes que permite esta correta postura em diversos tipos de condução, configurada para entender com inteligência qual o tipo de condução pretendida pelo condutor, economizando no consumo com passagens de marcha suaves e em baixas rotações, ou sendo rápida e precisa numa tocada mais esportiva.
Outro fator determinante para o surpreendente equilíbrio do XF é a suspensão, um dos destaques para nós. Com o sistema de suspensão dianteiro Double Wishbone – o mesmo utilizado no F-TYPE - e traseiro Integral Link, o sedã combina um rodar de respostas rápidas e precisas em qualquer circunstancia, seja na cidade, em estrada, ou numa postura mais esportiva. A confiança que todo o sistema transmite é total.

A direção foi outro item que apresentou um alto nível técnico e de eficiência, assistida de forma elétrica, vai ganhando rigidez na medida em que nosso XF ganha velocidade, sendo muito rápida e precisa tanto nas manobras diárias como em alta velocidade.
Resumindo nosso teste dinâmico, o Jaguar XF nesta versão S reúne as características únicas e emblemáticas dos veículos da marca, como o conforto, elegância, qualidade dos materiais e tecnologia, adicionando a tudo isso capacidade impressionante em oferecer emoção através do seu fantástico conjunto de soluções e ajustes nos componentes mecânicos, especialmente, motor, câmbio, freios e suspensão.

Tendo a marca incontestável do charme e esportividade de um nome icônico da indústria automobilística mundial como a Jaguar, ele olha de frente para os rivais “musculosos“ americanos bem como para seu mais novo oponente, o Stinger da Kia Motors, modelo apresentado para o público brasileiro no Salão do Automóvel 2018 e disponível com um perfil muito próximo ao modelo britânico, até no preço.
Com 45 unidades das duas versões emplacadas até final do mês de novembro, a R-Sport, equipada com motor 2.0 de 250 cv e preço sugerido em torno de R$ 286.800, e ainda a utilizada por nós, a S, com preço de R$ 382.000, o Jaguar XF é um elegante veículo esportivo britânico, que sem dúvida resgata a esportividade dos grandes sedãs da marca como o V12 XJS de 1977, e que a partir do final da década de setenta se destacou em provas de turismo nos principais campeonatos de automobilismo europeus.
O XF reforça ainda a qualidade e diversidade da linha Jaguar no país, com resultado óbvio nas vendas, onde a marca registra um crescimento, até final do mês de novembro, de 47,1% em relação a 2017, ano em que foram emplacadas 1.116 unidades da marca, contra as 1.642 de 2018.
O XF S é um carro apaixonante, esportivo e luxuoso, características que poucas marcas conseguem reunir de forma tão harmônica como a Jaguar, um verdadeiro trabalho de arte.

JAGUAR XF S
Design 8
Espaço e Conforto 9
Conectividade e Tecnologia 8
Acabamento 9
Motor / Consumo 9
Transmissão 9
Suspensão 9
Direção 9
Freios 9
Segurança e Auxílios 9
Total 88
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