A PSA decidiu trazer em 2017 para o mercado brasileiro o mesmo veiculo comercial, mas sobre duas “roupagens” diferentes. Uma delas da Citroën com o nome de Jumpy, e a outra, chamada de Expert, vem com a identidade Peugeot.
As diferenças entre os dois furgões são visíveis exclusivamente na frente de cada uma das propostas, onde a identidade visual das marcas diferencia as duas opções. A partir deste ponto, todo o furgão é idêntico, tanto na carroceria, como no interior e ainda na mecânica. Sutis alterações no logo da respetiva marca no volante, e naturalmente a identificação nas portas traseiras.
E iniciamos este texto ressaltando esta semelhança, já que ao testarmos inicialmente o modelo da Citroën, tivemos a oportunidade de observar um produto, ágil, versátil e confortável, muito eficiente para trabalhar e com diversos recursos capazes de tornar o dia a dia de trabalho muito mais divertido.
Foi então com grande satisfação que voltámos a receber em nossa redação o irmão gêmeo do Jumpy. Se com o modelo da Citroën privilegiamos o trânsito da cidade de São Paulo e assim conhecemos suas qualidades urbanas, já com a Expert da Peugeot percorremos mais de 900 quilômetros em estrada, podendo verificar o quanto esta proposta da PSA é interessante.
Vamos então focar no modelo da Peugeot e nossa experiência ao volante com ele. Ao não ultrapassar os 3500 kg de peso bruto total, aí incluindo condutor e até dois passageiros, o furgão pode ser dirigido por condutor com carteira B, o que não deixa de ser desde logo um grande diferencial, ao ampliar oportunidades, tanto para empregadores, como para autônomos.
Com 5309 mm de comprimento total, 2204 mm de largura (com espelhos) e entre-eixos de 3275 mm, o furgão da Peugeot chegou com uma outra particularidades que amplia ainda mais os horizontes em sua atividade diária. Com uma altura que não ultrapassa o 1,94 metro, a Expert consegue acessar aos mais diversos tipos de garagens, fator muito importante e auxiliando por exemplo, em praticidade e segurança nas mais diversas ocupações onde pode ser utilizada a Expert. Aproveitamos para exemplificar algumas delas como ambulância, preparada para o transporte executivo de passageiros e escolares, ou ainda preparada para transportar os mais diversos tipos de mercadorias.
O compartimento de carga consegue ser aproveitado na sua plenitude já que as caixas das rodas praticamente não invadem o interior do veículo, entregando um volume de 6,1 e que pode ser ampliado até 6,6 (m³) com comprimento de 2862 mm ou aumentado até 4024 mm. A ampliação é através do interessante sistema modular que através de uma abertura na divisória entre o compartimento de carga e a cabine, atrás do banco do passageiro, e chamada de MODUWORK, e que rebaixando o banco do lado direito permite o transporte de cargas de até 4 metros.
Ainda mostrando a versatilidade do espaço de carga, destaque para 1636 mm de largura máxima interior, 1397 mm de altura ou 1258 mm entre as caixas das rodas. Além disso, suas portas traseiras abrem até 180° e em locais mais apertados sempre existe a possibilidade de acessar ao interior pela porta lateral corrediça de série.
Já a cabine não deixa ninguém indiferente. Elevada, de ótima a posição de condução, com acesso prático ao câmbio manual, posicionamento merecedor de rasgados elogios tal o conforto que passa para quem dirige por diversas horas. Na versão avaliada pela nossa equipe, ainda disponíveis itens como ar-condicionado, sem esquecer vidros e espelhos retrovisores elétricos.
Espaços para objetos estão espalhados pela cabine. O banco do lado direito esconde por baixo um pequeno reservatório para colocar bebidas ou alimentos, ao mesmo tempo, o mesmo banco pode ser transformado numa eficiente pequena mesa de escritório. Ainda destacamos os enormes espaços nas portas, onde o aproveitamento é muito bom, possibilitando acomodar diversos tipos de objetos.
O motor é o ótimo, 1.6 Turbo diesel Blue HDI de injeção direta de combustível. Este propulsor é um 4 cilindros de 8 válvulas, e que entrega 115 cv a 3.500 rpm com torque de 30 kgfm nas iniciais 1.750 rpm. Com estas referências antecipamos que dirigir o furgão da Peugeot é pura diversão, muito rápido nas reações, ele garante além de agilidade no deslocamento e operação, muita segurança já que nos 900 quilômetros em estrada nunca nos deixou sem resposta positiva.
Utilizando rodas de aço aro 16, baixo centro de gravidade e suspensão muito bem acertada, por vezes temos que olhar para trás para ter a certeza que estamos ao volante de um furgão, tal o conforto da cabine e estabilidade do veículo em estrada, tanto vazio, mas especialmente com a carga adicional de 500 kg que utilizamos parcialmente em nosso teste.
Os freios com sistema ABS são outro destaque do Expert, de discos nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados e os traseiros sólidos, um sistema que garante permanentemente equilíbrio e segurança nas mais diversas circunstancias, e fazendo parte de um conjunto de soluções mecânicas que privilegiam a segurança. Como exemplos do que dizemos, o sistema ESP ( Controle eletrônico de estabilidade), e o Hill Assist que assegura por dois segundos a imobilidade do veiculo nas saídas em subida ou descida. Ainda podemos adicionar nesta lista de itens de segurança, e não mencionado anteriormente duplo airbag, que nos deixa naturalmente ainda mais confiantes em relação ao produto que dirigimos.
Utilizando diesel S-10 no tanque de 69 litros, o Peugeot Expert é um ótimo parceiro no bolso do empresário que utiliza este furgão na sua atividade profissional, já que além da agilidade do motor, a eficiência energética é outro fator de destaque. Na cidade foram 11,1 km/l e em estrada 12,4 km/l, valores muito interessantes para ambos os cenários.
Resumindo, o furgão Expert repete na integra as ótimas indicações do Jumpy, com preço sugerido nas concessionárias de R$ 98.490 ele é muito ágil para quem distribui produtos ou pessoas em circuito urbano, ao mesmo tempo de ótimo comportamento em estrada para os que necessitam ligar centros urbanos através de rodovias. Com dimensões que lhe conferem uma mobilidade praticamente única para este tipo de veículo, o conforto da cabine é algo digno de registo, sendo por vezes necessário “acordar” para que instintivamente não pensarmos que estamos ao volante de um SUV, em sensações que permite um dia a dia de trabalho com momentos muito mais prazerosos e naturalmente mais produtivos.
Avaliação em números
Peugeot Expert
Design 6
Espaço e Conforto 8
Freios 8
Conectividade e Tecnologia 6
Acabamento 7
Motor / Consumo 8
Transmissão 8
Suspensão 8
Direção 8
Segurança e Auxílios 8
Total 75