
Redação Publiracing
19 de out.



Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
12 de out.



Redação Publiracing
4 de out.




Quando chegou ao Brasil, o Peugeot 3008 conquistou imediatamente, não só os especialistas, como o público em geral. Esta reação acompanhava o rótulo que o modelo trazia do exterior, ao ser um produto de muito sucesso em diversos países pelo mundo, muito particularmente no competitivo e maduro mercado europeu.
O equilíbrio muito interessante entre tecnologia, conforto, eficiência, design arrojado e agressivo, todos eles argumentos de muito peso no momento de apresentar suas credenciais ao mercado brasileiro, e que apaixonaram o brasileiro imediatamente por este modelo. E logo no decorrer do primeiro teste que realizamos ao 3008, não foi incomum pessoas direcionando seu olhar para o modelo francês, muitas vezes se aproximando, e outras ainda, pedindo para observar por dentro. Esta atitude nos mostrou imediatamente que o modelo faria sucesso por aqui também.

As qualidades que interpretamos naquele primeiro momento, foi a nota do primeiro teste realizado pela redação da Revista Publiracing com a então única versão, a Griffe. De alguma forma, aquela avaliação tão positiva levou a que a pauta publicada com o 3008 fosse o teste mais lido na versão online da Revista Publiracing ao longo de 2017.
Os resultados nas concessionárias não demoraram para refletir a qualidade do produto, com crescente interesse do publico, e a chegada de unidades ( via importação ) em volume inferior ao interesse. Filas de espera começaram a surgir, não só no Brasil, um fenómeno também observado em outros países, mas que carimbava definitivamente o sucesso da aposta também por aqui.
No entanto, outros atores se apresentaram para disputar este espaço entre os grandes SUVs urbanos, e a marca do grupo PSA imediatamente reagiu com a chegada da versão Griffe Pack, agora testada pela nossa equipe durante alguns dias, e que ficou ainda mais competitiva e atraente.
Vamos então ao que é novidade nesta versão recém-chegada, Griffe Pack.
Esteticamente são poucas as alterações, merecendo destaque, além do teto, os espelhos retrovisores, pontos que ganharam agora uma tonalidade chamada de Black Diamond e que se mantêm para todas as cores disponibilizadas.

Mas foi no quesito segurança que o 3008 ganhou ainda mais argumentos. Podemos destacar o detector de fatiga, que alerta o condutor para um nível de cansaço critico, além do alerta de colisão, que identifica, por exemplo, outros veículos, e que após alertar o motorista com um aviso sonoro, e sem intervenção do mesmo, atua de forma automática, freando o veiculo. Neste mesmo nível de assistência destaque para o piloto automático adaptativo (ACC), que mantém a distância (e se possível a velocidade) escolhida em relação ao carro da frente, chegando até a parar totalmente sem intervenção do motorista no caso de paradas em sinais fechados, por exemplo, tudo isso apenas quando com o sistema está ativo.
Adicionando ainda mais qualidade a este sistema, e de acordo com requisitos fundamentais para notas expressivas nos testes de segurança da EuroNcap, o 3008 detecta também pedestres e atua do mesmo modo para garantir a integridade dos mesmos. O sistema é disponibilizado por algumas marcas Premium, sendo uma referência, por exemplo, na sueca Volvo.

Adicionado também o assistente de manutenção em faixa, que não só alerta sobre o posicionamento do veículo, como corrige através de movimentos na direção, para que assim seja mantido um deslocamento seguro e evitando a entrada em outra faixa sem que antes seja acionada a seta, sinalizando e alertando a mudança de via ou direção. Além disso, e trabalhando em paralelo, o sistema de ponto-cego ativo, que alerta e aumenta a resistência ao esterço para evitar que o condutor possa causar uma colisão com outro veiculo.
Também destaque nesta versão Griffe Pack o assistente de farol alto que aumenta e diminui o facho de acordo com a existência ou não de veículos em sentido contrário. Para terminar a lista de novidades, o leitor de placas que vai identificando a velocidade máxima permitida na via e mostrando no painel.
Já no que toca ao comportamento dinâmico, nenhuma alteração em relação ao modelo Griffe avaliado anteriormente leia aqui.

O veiculo de tração dianteira, matem o excelente motor de 4 cilindros em linha 1.6 (1598 cm³), 16V, turbo, de injeção direta, que entrega 165 cv a 6.000 rpm e abastecido exclusivamente com gasolina. O torque é de 24,5 kgfm disponibilizado entre as iniciais 1.400 e 4.000 rpm. Estas características do motor, em conjunto com o câmbio automático sequencial de 6 velocidades de ótima configuração, realçam a qualidade do conjunto, que é suave em condução urbana, mas que não deixa de apresentar sua real capacidade se exigido na eventual necessidade de aceleração ou de velocidades maiores.

A suspensão é de ótimo acerto, tipo MacPherson na frente e eixo de torção na traseira, confortável na cidade, mas de comportamento exemplar em estrada. Com peso de 1.567 kg, e as dimensões de 4,447 m de comprimento; 1,906 m de largura; 1,625 m de altura e entre-eixos de 2,675 m fazem do 3008 um produto com características de SUV, sem abdicar das referências de segurança e estabilidade de um sedã. Aliás, esta harmonização de sensações é responsável por muito do seu sucesso.
Não queremos deixar de falar dos freios, que mantêm a escolha de discos ventilados na frente e sólidos atrás, e da direção, que através do volante de reduzidas dimensões, consegue transmitir com eficiência e precisão toda a diversão que é dirigir o Peugeot 3008.
Com um tanque de 53L o consumo do 3008 sempre foi muito equilibrado em todas as unidades já testadas por nós, mais uma vez com valores muito próximos das referências do INMETRO, conseguimos 9,1 km/l na cidade e 11,2 km/l em estrada, resultados muito positivos e que espelham a qualidade do conjunto mecânico.
Também não queremos deixar de relembrar que o Peugeot 3008 oferece um ambiente interno fantástico, amplo e de muita interação com o exterior, pincipalmente pelas amplas superfícies em vidro, e muito particularmente o teto integral panorâmico, que é contornado por uma elegante iluminação interna.
Ar condicionado automático bi-zone, bancos com ajustes elétricos e massageador, carregador de celular sem fio e a intuitiva central multimídia de 8" com Android Auto e CarPlay, são apenas mais alguns dos destaques de um ambiente interno, elegante, sóbrio, mas também muito esportivo.

Vendido por R$ 154.990, a versão Griffe Pack vem deixar ainda mais completo o que já era ótimo, e assim obrigar a Peugeot a aumentar o ritmo de importação para dar conta da demanda pelo modelo do leão. O recente lançamento do irmão maior 5008, muito idêntico ao 3008 mas com sete lugares, pode ajudar a aliviar um pouco esta demanda, sedo a opção para quem tenha uma família maior e necessite de mais espaço, ou até mesmo por uma simples opção individual.
Com 334 unidades saídas das concessionárias em março, e 250 em abril, o Peugeot 3008 soma 996 unidades emplacadas em 2018, o que não podemos deixar de considerar muito positivo, se olharmos o cenário atual da economia brasileira e o preço da proposta.
Como conclusão, a Peugeot apostou na qualidade e na tecnologia para se posicionar com este produto muito próxima das marcas Premium, e com toda a certeza, a evolução e crescimento do 3008 no Brasil levará a imagem da marca para outros patamares de aceitação no Brasil.
Avaliação em números
Peugeot 3008 Griffe Pack
Design 9
Espaço e Conforto 8
Freios 7
Conectividade e Tecnologia 8
Acabamento 8
Motor / Consumo 7
Transmissão 7
Suspensão 8
Direção 8
Segurança e Auxílios 8
Total 78





























































Comentários