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Revista Publiracing

Avaliação: No Volvo V40, segurança, sofisticação e esportividade são levados a sério


Escrever sobre um modelo da marca Volvo é debruçar nossa atenção sobre um produto de uma das marcas que mais se preocupa com segurança. Logo nossa curiosidade ao receber o Volvo V40 na redação da Revista Publiracing focou inicialmente neste “ingrediente”, mas sem deixar de olhar atentamente para outras referências da marca que são , conforto, esportividade e tecnologia.

A versão avaliada pela nossa equipe é a Momentum, intermédia na lista de opções da marca para o modelo no Brasil, que tem ainda a inicial Kinetic e a topo de linha chamada de R-Design. No mais puro design Hatch, o V40 é visualmente baixo e de apelo esportivo. Com faróis marcantes e de acendimento automático Full-Led, a frente do veículo chama a atenção pelas luzes com sinalizadores diurnas em LED (DRL). São também destaques o aerofólio integrado ao teto, elegante e transmitindo muita esportividade, e os espelhos retrovisores, que são elétricos com desembaçador e memoria, além de serem retráteis.

Para completar nossa observação externa, referência para as rodas de alumínio Narvi 18" onde são montados pneus de medida 225/40 R18. E já que falámos deste importante componente referir que a Volvo disponibiliza o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, TPMS.

Passando para o seu interior, a elegância é notada imediatamente. Além da estética, a qualidade dos materiais utilizados e sua integração é muito boa, claro que estamos a falar de um Volvo, e seja no toque, ou apenas visualmente, fica evidente que estamos no interior de um veículo de uma marca diferenciada.

Os assentos têm revestimento em couro e o do motorista tem regulagem elétrica e memória, já o do passageiro é de regulagem manual. Apesar de sua configuração Hatch, e com características evidentes de uma posição mais baixa em relação ao solo, o espaço para todos os integrantes é muito interessante, e até mesmo quem ocupa os bancos traseiros vai poder viajar com espaço.

O painel de instrumentos é digital de 8 polegadas e personalizável em 3 opções ou temas, possibilitando uma leitura fácil e com a informação distribuída de forma harmoniosa.

Nesta observação muito positiva ao interior de nosso Volvo, sentimos a falta do teto solar, item quase obrigatório neste patamar de produto, mas ausente no V40. Olhando para o painel, que reflete muita sofisticação, identificamos o ar-condicionado digital dual zone, que oferece ainda o sistema de qualidade de ar multi-ativo - Clean Zone. Um pouco mais acima o display central de 7" com DVD player. Todo o sistema áudio é controlável no volante e disponibiliza ainda, entrada de áudio auxiliar AUX, USB e IPOD ou conexão via bluetooth.

Aficionados que somos a um bom sistema de som, nota positiva para o da Volvo, que é composto por oito alto-falantes distribuídos pelo interior do V40.

Porta-Copos e porta-objetos estão distribuídos em abundancia pelo interior do veículo, onde se destacam ainda os apoios de braço, tanto dianteiro como traseiro. Os vidros são elétricos nas quatro portas com sistema auto up / down.

Já ajustando o volante (revestido em couro e acabamento em alumínio) para os dias de convívio com o Volvo V40, referir que a direção é regulável em profundidade e altura, e logo nossa posição é a correta para então dar partida ao motor escandinavo.

Como Volvo é sinónimo de segurança é obrigatório descrever alguns dos itens que garantem essa marca registrada. Airbag de joelho para o motorista, frontal e lateral para motorista e passageiro e cortinas laterais infláveis.

Assistente de frenagem de emergência, sistema de proteção contra impactos laterais – SIPS, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical – WHIPS e sistema Inteligente de informação – IDIS. Também fazem parte do pacote de nosso modelo, o controle avançado de estabilidade – ASC e controle dinâmico de estabilidade e tração – DSTC.

Hora de dar partida ao nervoso motor Turbo 2.0 de 190cv. O acionamento é realizado sem chave, (Keyless Start) e através do botão no painel. Com torque de 300 N.m e câmbio automático de seis velocidades, a potência do conjunto é transmitida ao solo através da tração dianteira.

Nas primeiras manobras notamos a ausência da câmera de ré, que faz tempo deixou de ser um item de luxo para se tornar algo comum e praticamente indispensável pela comodidade que entrega. Nesta versão Momentum a ajuda chega apenas através do sensor de estacionamento traseiro, mas superada esta ressalva, hora da diversão.

O Volvo V40 é praticamente um trem sobre trilhos. Sua direção assistida de forma elétrica é precisa, rápida, e tem três ajustes de esforço. A suspensão mais parece a de um carro de corrida, e o nosso sueco apela a trechos sinuosos, para que a diversão seja maior e se tire todo o proveito de uma configuração que abdica do conforto para focar na eficiência em curva. Já na cidade a configuração utilizada para a suspensão, que é McPherson na frente e multilink na traseira, pode ser incomoda para quem quer um pouco mais de suavidade e conforto. Essas características você não vai encontrar neste modelo. Ele é realmente duro, e claro que quando os engenheiros da Volvo desenvolveram o V40 nunca pensaram na possibilidade dele circular por ruas tão deterioradas e cheias de buracos e lombadas como as brasileiras.

Referência muito positiva para o sistema de freios, que com discos ventilados na frente e sólidos atrás nos surpreendeu pela alta capacidade em frear os 1.554 kg de peso do Volvo V40.

Não podemos deixar de referir ainda o sistema de piloto automático que vem aumentar o pacote de soluções técnicas disponibilizado nesta versão Momentum.

O câmbio como já referimos é o automático de seis velocidades, muito bem integrado com a motorização oferecida e de correto escalonamento. As marchas podem ser trocadas no volante pelo sistema Paddle Shift. Ainda faz parte do pacote desta versão o assistente de partida em aclive e declive – HSA, bem como o eficiente e imperceptível sistema start/stop que quase passa despercebido em sua função de ligar e desligar o motor nas muitas paradas do trânsito paulistano.

Com essa tecnologia ajudando nos resultados muito positivos em termos de eficiência energética, o Volvo V40 abastecido exclusivamente com gasolina no tanque de 62 L conseguiu média de 10,4 km/l na cidade, e quando testado em rodovia nossa equipe chegou aos 14,9 km/l.

Já quando falamos em preço, o posicionamento dele no mercado é correto e honesto, disponibilizando a marca um produto que representa o que dele se espera, e salvo as ressalvas que foram descritas, como ausência de teto solar e câmera de ré, ele transmite sofisticação e elegância sem deixar de lado a esportividade e incorporando algumas das soluções que fazem da Volvo uma referência em segurança veicular. É claro que é uma opção mais direcionada para que privilegia uma pegada mais nervosa, deixado de lado o conforto, principalmente pela configuração mais rígida do conjunto da suspensão.

Com preço de referência próximo aos R$ 150.000,00 o Volvo V40 é uma ótima opção para quem quer a qualidade, tecnologia e segurança associados aos modelos da marca escandinava, e numa faixa de preço onde podemos encontrar algumas das primeiras opções de veículos Premium, o que posiciona o V40 nesta versão Momentum de forma muito honesta com o que de melhor se entrega até ao valor mencionado acima.

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