Avaliação: Toyota Corolla XEi, o equilíbrio perfeito.
- Artur Semedo / Revista Publiracing
- 21 de ago. de 2017
- 5 min de leitura

Nosso teste ao volante do Toyota Corolla XEi era antes de mais, um teste a nós mesmos, e explicamos porquê. Interpretar de forma correta o que leva um produto a ser por tanto tempo dominador em seu segmento. Sabemos que são diversas as razões, e elas vão do preço, passando pelo status que o carro ganhou ao longo dos anos, finalizando nas questões técnicas, com um conjunto mecânico praticamente irrepreensível.

Décadas de evolução nos trouxeram até esta versão 2018 de um dos carros da Toyota mais vendidos em todo o mundo, o Corolla. Esta aceitação pelos mais diversos mercados (foi globalmente o carro mais vendido em 2016), tem no Brasil um dos seus melhores exemplos, com liderança no segmento e mais de um milhão de veículos que seguiram para as garagens de seus proprietários. Atualmente o modelo é produzido na fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP.

Nos últimos anos a disputa é acirrada com o Civic, mas o Honda vem perdendo terreno, primeiro pelo envelhecimento das versões anteriores, e após sua última evolução em 2016, com a introdução da geração 10, o preço parece condicionar uma proposta que deu um passo em frente na tecnologia, conforto e design, entre outros fatores, mas que veio acompanhado de um aumento do preço que colocou o Honda em outro patamar. Outra marca que vem brigando no segmento e tentado encontrar o equilíbrio entre preço e equipamento é a Chevrolet, que com o seu modelo Cruze escolheu um caminho muito idêntico ao da Honda, com a integração de tecnologia e equipamentos, mas com o consequente aumento de preço. Isso só por si não justificaria tamanha diferença nas vendas a favor do Corolla, até mesmo por que existem outras ótimas opções, muito completas e onde qualidade, conforto, espaço e tecnologia não faltam, como são os casos de Citroën C4 Lounge e Nissan Sentra só para citar dois bons exemplos. No entanto questões “paralelas” condicionam seus desempenhos no segmento, como limitação no numero de carros dentro da cota de importação, no caso do modelo japonês que vem do México, e uma marca francesa que ainda tem muito para crescer na confiança do publico brasileiro, apesar dos ótimos produtos que vem disponibilizando.
Para finalizar esta introdução e falando dos seus impressionantes números, o Corolla vendeu 5733 unidades em Junho e 6250 no mês de Julho, último mês completo antes de fecharmos nossa matéria. Eles ajudam no resultado final para os primeiros sete meses do ano em que foram emplacados nada menos que 35 437 unidades do Corolla, sendo que isso representa 41,45% do segmento de sedãs médios. Impressionante desempenho sem dúvida.
Mas vamos descrever nosso Corolla. Esteticamente o destaque vai para suas linhas que ficaram mais finas. Na frente, ao lado das lanternas de halogênio(poderiam ser em LED), as luzes diurnas (Daytime Running Lights - DRL mode). Mais abaixo os faróis de neblina que se integram na frente de forma harmoniosa e até com retoques de esportividade e algum vanguardismo.

Já lateralmente, o destaque vai para as bonitas rodas de aro 17” que se integram muito bem no design do modelo, que tem ainda os espelhos retrovisores na cor do veículo, e com sinalizadores de mudança de direção.
Na traseira o alongamento das lanternas deu um ar bem mais equilibrado a todo o conjunto, acompanhando de forma harmoniosa a frente que está bem moderna. É neste ponto que passamos para o interior, começando por falar de algo que já é esperado, o generoso espaço interno e muito particularmente o disponibilizado no porta-malas do Corolla, nada menos de 470L de volume.
O interior, apesar de sóbrio e elegante não surpreendente. E aqui começa a ficar definida alguma da essência do modelo, que oferece espaço, qualidade dos materiais e correta integração das peças, mas sem acessórios ou tecnologia que elevem seu preço, começando por ai o equilíbrio nessa importante relação preço/qualidade.

A central multimídia é muito semelhante ao que conhecemos das SW4 e Hilux. Sistema multimídia Toyota Play com tela de LCD de 7" sensível ao toque e áudio compatível com DVD player(a), CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS e uma das exclusividades da Toyota, a TV digital. Ainda disponível na versão XEi a câmera de ré, com linhas-guia auxiliares, Bluetooth e o som que vem com quatro alto-falantes e dois tweeters.
A posição de condução é muito agradável e correta, como, aliás, a de todos os outros lugares disponibilizados no carro japonês. Espaço é mesmo um dos mais importantes argumentos do Corolla.
Mas se o painel e o restante do interior não surpreende, já a segurança foi elevada a um patamar que chama muito a atenção, com um conjunto de airbags digno de registro. Dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina (dois sistemas com duas bolsas cada) e um de joelho para o motorista.

E a Toyota evoluiu ainda mais na segurança da versão 2018, com a chegada do controle de estabilidade, que veio ajudar no comportamento que já era muito equilibrado. É chegado então o momento de falar do comportamento dinâmico do Corolla. Nossa versão XEi vem equipada com o motor 2.0 L (1.986 cm³) de 16 V Flex, com 153 cavalos de potência e torque de 20,7 kgf.m.

Fundamental para o resultado muito equilibrado entre conforto e eficiência está também a caixa de velocidades CVT de sete marchas virtuais, que junto com o motor e um conjunto de suspensões e amortecedores muito bem calibrado, proporciona o resultado final tão apreciado pelos seus muitos fãs. A suspensão é independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, e os freios de discos são ventilados na frente e sólidos atrás.
O Corolla traduz na estrada o que suas características mecânicas, associadas a suas proporções já deixam prever. São 1.335 kg de peso, com comprimento de 4,62 m, largura de 1,77 m; altura 1,47 m e ainda um entre-eixos de 2,70 m, proporções que ajudam a um comportamento praticamente irrepreensível, tanto no trânsito da cidade como na estrada. Ele é confortável e sempre reserva recursos para alguma ação emergencial o que garante a necessária reserva de segurança. Sua direção assistida eletricamente é mais um ponto positivo do Corolla, sendo precisa e suave, ela ajuda no resultado final do pacote mecânico muito eficiente e equilibrado que a Toyota entrega nesta versão XEi do Corolla.
Para finalizar mais um ponto positivo que é o tanque de 60 litros, que assim permite mais tempo sem parar para abastecer. Por falar em abastecer, nosso Corolla sempre andou com etanol e conseguiu médias de 7,1 km/l no circuito urbano e 9,1 km/l em rodovia, o que podemos considerar positivo para o tipo de combustível e proporções do modelo.

Finalizamos falando do preço, que é fator fundamental para seu sucesso. No momento em que seus concorrentes elevam o patamar da tecnologia, cada vez mais observada e desejada pelo cliente brasileiro que vai evoluindo no seu conceito de carro ideal, a Toyota consegue um equilíbrio praticamente perfeito nessa difícil relação preço/qualidade, entregando um pacote que mistura, produto agora mais atraente por fora, muito espaço por dentro, uma mecânica confiável, robusta e muito eficiente, e ainda a questão da segurança, levada muito a sério para garantir cada vez mais confiança ao volante do modelo.
O Toyota Corolla tem preço inicial de R$ 91.990,00 na versão equipada com o motor 1.8, e nosso XEi na cor Prata Supernova é vendido por R$ 105.440,00. Fica clara a intenção da Toyota de manter o produto muito próximo da barreira virtual dos cem mil reais, e fica claro também ao longo dos quilômetros percorridos com ele, que a Toyota descobriu no Corolla o equilíbrio perfeito para quem “apenas” quer conforto, espaço, e uma mecânica confiável que proporciona um comportamento eficiente nas mais diversas situações.
Fotos: Revista Publiracing
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