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Revista Publiracing

Apresentado o Giruno, primeiro trem de alta velocidade da Stadler


A Stadler apresentou em Bussnang a primeira das 29 unidades do seu novo trem de alta velocidade, Giruno. Estas unidades iniciais são destinadas aos caminhos de ferro suíços (SBB) para prestar serviço em destinos conectados pelo novo túnel de San Gotardo e vão circular por países como Alemanha, Áustria, e Itália, além da Suíça.

O lote inicial de 29 unidades, formadas por onze carros cada, faz parte do contrato assinado em outubro de 2014, que pode ainda ser estendido a 92 unidades adicionais. Uma unidade de cinco carros já havia sido exposta ao público na edição 2016 da Innotrans, e agora passados dois anos e meio após assinatura do contrato, entre desenvolvimento e construção, a primeira unidade está apta a conseguir a necessária homologação.

Os testes começaram imediatamente nas instalações da Rail Tec Arsenal, em Viena, e a partir de 2019 vai ligar importantes cidades suíças como Zurich e Basileia (fronteira com a França), inicialmente com Milão ( Itália ) e posteriormente Frankfurt ( Alemanha ).


O desenvolvimento do Giruno da Stadler combinou tecnologias utilizadas na sua plataforma regional, Flirt, com as exigências da operação no novo túnel de San Gotardo, especialmente no que diz respeito à proteção e isolamento pela pressão, isolamento térmico e acústico.

O interior do trem está desenhado para atender com muito conforto famílias que querem viajar juntas além de passageiros com necessidades especiais em relação a mobilidade..

Um desenho que permite acesso mais eficiente através das plataformas, amplo espaço interior, tanto para passageiros como para suas malas e outros objetos como bicicletas em espaços multifuncionais. Conexão 3G/4G, toaletes separados por sexo, e ainda específicos para passageiros com cadeira de rodas são outras particularidades das novas unidades da Stadler.

Cada composição tem 202 metros de comprimento e 405 poltronas, 117 em primeira classe e 288 em segunda, e está apta para circular a 250 km/h com potência máxima de 6.000KW, através de quatro truques motores, e quatro pantógrafos.

#FERROVIA #STADLER

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