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Revista Publiracing

Renault Clio R.S. Trophy - Longe do mercado brasileiro, Renault disponibiliza mais um pequeno esport


Exste um novo Renault Clio R.S. Trophy. Com o desempenho que lhe confere o estatuto de referência na categoria – 235 km/h de velocidade máxima e 6,6 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h – mas com pormenores que o tornam ainda mais sedutor: a estreia mundial do sistema de iluminação R.S. Vision, mas também novos materiais e acabamentos no interior. No fundo, 220 cavalos de emoções também sustentados pelo incontornável sistema de escape com assinatura Akrapovič, pelo “Launch Control” e pelo R.S. Monitor 2.0., um avançado sistema de telemetria invejado por muitos superesportivos. O novo Renault Clio R.S. Trophy já chegou à Rede de Concessionários de Portugal por 31.750€, cerca de R$ 113. 600.

Uma história repleta de pequenas glorias

A lista é longa, mas está bem presente na memória de qualquer aficionado por automóveis esportivos: Dauphine Gordini, 8 Gordini, 5 Turbo, 5 GT Turbo, Clio V6, Clio Williams e as diferentes gerações do Clio R.S. Em comum, estes pequenos carros da Renault foram capazes de gerar sensações únicas, através de capacidade e potência só encontradas em veículos de preços incomparavelmente superiores.

O novo Renault Clio R.S. Trophy faz jus à tradição de sucesso da Renault no domínio dos compactos esportivos. Em relação à versão revelada em Março de 2015, a produção deixa de ser limitada, mas mantém-se a exclusividade num interminável número de detalhes.

O novo Clio R.S. Trophy apresenta-se mais largo, graças a um novo para-choques. Mas o que mais sobressai é o exclusivo sistema de iluminação de LED multi-refletores herdado do conceito Clio R.S. 16. Batizado de R.S. Vision, tem a forma de uma bandeira de xadrez. Se o impacto visual não deixa ninguém indiferente, tanto de dia como de noite, também proporciona prestações de iluminação de elevado nível.

Uma tecnologia exclusiva que agrupa as funções de faróis de nevoeiro, faróis de iluminação do interior das curvas, bem como altos e baixos.

Na traseira, sobressai o aileron, o difusor de ar e a dupla saída de escape. Os faróis traseiros possuem a assinatura luminosa em forma de C.

Já no interior, em relação à versão de 2015, é evidente a melhoria da qualidade não apenas ao nível dos acabamentos, mas também dos materiais utilizados. Mas é aqui também que o novo Clio R.S. Trophy não disfarça a inspiração na competição, com os pedais em alumínio, os bancos ao melhor estilo “concha”, o volante em couro perfurado e, claro, o sistema R.S. Monitor 2.0.

UM SISTEMA DE TELEMETRIA DE SUPERESPORTIVO

Um sistema de telemetria exclusivo do segmento, que “envergonha” muitos superesportivos e que permite ao “piloto” de serviço monitorar: temperaturas, valores de binário e de potência em tempo real, pressão do turbo, pressão de freios, ângulo do volante, regime do motor, binário à roda, acelerações, forças “G” e cronómetro. E, sublinhe-se, que todos os dados podem ser gravados em um dispositivo como um Pen Drive, para posterior análise no computador de casa. Por exemplo, 1 hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB.

220 CAVALOS DE FORTES EMOÇÕES!

O novo Clio R.S. 220 EDC Trophy é equipado com um motor 1.6 turbo com 220 cavalos de potência e 280 Nm de binário às 2.500 rpm. Um bloco associado à caixa de câmbio de dupla embraiagem EDC. Com Paddle Shift para troca de marchas no volante, a caixa confirma os progressos feitos pela Renault Sport, ao revelar-se até 30 por cento mais rápida, mas também ao permitir reduzir mais rápido em situações limite de freada. Isso é mais evidente quando se opta pelo modo Sport ou Race, sendo neste último aquele em que o novo Clio R.S. Trophy revela o seu temperamento. Ou seja, quando os braços substituem a ajuda eletrónica do ESP e tudo se torna mais reativo, para deleite de quem está ao volante.

“LAUNCH CONTROL” PARA AS EMOÇÕES DE UM GRID DE LARGADA

O “Launch Control” é outro catalisador de emoções. Um equipamento único no segmento, que permite viver as sensações de estar num grid de largada. Para ativar, é necessário pressionar o botão R.S. Drive, colocar o pé esquerdo no pedal do freio, em alumínio, e manter as mãos a pressionar as borboletas do volante. Depois é só acelerar a fundo, tirar o pé do freio e largar para cumprir dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos, e os primeiros mil metros em apenas 26,4 segundos.

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