• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Cross-Country: Como fazer 125 Km de especiais sem intercomunicador


A dupla Luiz Facco e Humberto Ribeiro conseguiu o feito na raça e por meio de uma "linguagem de sinais própria", pois fizeram quase todo o percurso de 125 quilômetros de trechos cronometrados sem o intercomunicador, item fundamental acoplado aos capacetes que faz o piloto e navegador se comunicarem durante a competição.

"O Intercom quebrou logo no km 2 e foi a primeira vez que fiz um rali por mímica e sinais, porque se fosse no grito não daria certo", conta Ribeiro. "Combinamos uma série de sinais para as marcações mais importantes da planilha, que estava perfeita. E graças a nossa sintonia e experiência completamos a prova, ainda com o terceiro tempo da geral. Estamos muito felizes com esse título", comemorou o navegador.

É que mesmo com este problema a dupla conseguiu o tricampeonato na categoria Pró Brasil, neste sábado, em São Manuel (SP), durante o Rally Rota Sudeste. Luiz Facco e Humberto Ribeiro sagraram-se Campeões Brasileiros de Rally Cross Country 2016, na categoria, com duas etapas de antecipação. Bastou o terceiro lugar na Pró Brasil nesse primeiro dia com o tempo de 1h46m04s, e assim confirmarem mais um título para o time.

Tricampeão brasileiro na Pró Brasil (2012, 2013 e 2016) e, agora, com seu quinto título nacional, Facco relata como foi essa conquista. "Foi uma prova boa mas tensa e exigiu mais concentração do que o de costume.

Obviamente nem tudo dava para ser sinalizado, tivemos alguns imprevistos como passar em algumas curvas direto. De qualquer forma foi um alívio terminar a prova e confirmar nossa vitória na temporada", explica o piloto do carro #310, uma Mitsubishi L200 Triton SR.

"Toda a equipe está de parabéns e o título mostra que estamos fazendo um trabalho correto, mas ainda tem mais rali amanhã (6) e estaremos prontos", completa Facco.

Neste domingo (6), o primeiro carro largará do parque de apoio, montado no Recinto Mário Covas, a partir das 10 horas. E os competidores terão o mesmo percurso contra o relógio - 125 quilômetros de trechos cronometrados -, em meio a plantações de cana e eucaliptos, com piso arenoso e de cascalho, com trechos técnicos, travados e rápidos. A Especial vai margeando o rio Tietê. A 10ª edição do Rally Rota Sudeste conta com as categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs e é válida pelas 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Fotos: Doni Castilho/DFotos

#CROSSCOUNTRY #AUTOMOBILISMO

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !