• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche GT3 Cup traz nomes nacionais e internacionais para provas de Endurance.


As provas de longa duração do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, que tem uma pontuação separada e diferenciada do restante das habituais provas Sprint, tem sua primeira prova no dia 6 de agosto em Interlagos, com uma etapa de 300 km e pilotos correndo em duplas.

Os competidores regulares do principal evento de Gran Turismo sul-americano terão a companhia de integrantes de inúmeras categorias do automobilismo mundial na jornada de abertura do campeonato de Endurance, e grande novidade do evento em 2016.

Primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E, fazendo parte da primeira equipe privada na classificação das 24 de Le Mans na classe LMP1 em 2016, único brasileiro a vencer na Nascar e no rallycross, vice-campeão da GP2 e campeão das F3 Britânica e Sul-Americana, Nelsinho Piquet pela primeira vez vai competir de carro em parceria com Pedro Piquet. Hoje na FIA Fórmula 3 Euro, o irmão mais jovem, bicampeão da F3 Brasil, mesmo 12 anos mais novo, é quem acumula mais quilometragem com os Porsche de competição –além de um par de participações pela Porsche Mobil 1 Supercup, ele disputou cinco etapas pela classe Cup em 2015, vencendo uma corrida, e é também o mais jovem vencedor pela classe Challenge, graças ao triunfo na preliminar do GP Brasil de F1 em 2014, então com 16 anos de idade.

Outra dupla que compete em família é Lucas Foresti, piloto regular e vencedor de corrida na Stock Car, e seu tio Constantino Júnior, bicampeão e maior vencedor da história da Porsche GT3 Cup. “Júnior”, como o titular do carro #00 é chamado por seus pares na pista, retorna à categoria nas corridas de longa duração. No ano passado, ele disputou o tricampeonato inédito com Miguel Paludo e Ricardo Rosset até as últimas voltas da última prova. Acabou o ano em terceiro lugar, com o ex-piloto de F1 levantando a taça.

Primeiro campeão da história da categoria, Beto Posses também faz seu retorno aos Porsches de competição, na companhia de Clemente Lunardi, campeão da Cup Master em 2014. Outra parceria com títulos da categoria confirmada em Interlagos é Sylvio de Barros, campeão da Challenge em 2012, e Eduardo Azevedo, dono do título da Cup Sport em 2014.

Vice-campeão em 2015, também dono de dois títulos na classe Cup e atualmente vice-líder do campeonato de Sprint, o gaúcho Miguel Paludo terá um revezamento de companheiros no Endurance. Ele é um dos favoritos na busca pela coroa de “campeão overall” de 2016: o piloto que somar mais pontos no ranking consolidado levando em conta as provas de Sprint e as longas terá como prêmio a participação numa das preliminares das 24 Horas de Le Mans de 2017, corrida na qual largam mais de 40 Porsches.

Na primeira etapa longa, em Interlagos, Paludo compartilha o carro #7 com o campeão da Stock Car Light em 2007, Betinho Gresse. Na corrida de 300 km de Goiânia e na prova de encerramento do ano, com 500 km em Interlagos, o gaúcho correrá com o Justin Allgaier, competidor do carro #7 da Brandt na Xfinity Series da Nascar, divisão da qual foi “rookie of the year” em 2009 e na qual tem múltiplas vitórias.

O americano não é o único estrangeiro com estreia marcada na Porsche GT3 Cup Challenge. O argentino Norberto Fontana, piloto de testes da Sauber na F1 nos anos 90 e com quatro participações na categoria máxima, também vai engrossar o grid. Ele tem no currículo títulos tanto de fórmula (F3 Alemã e F-Ford Suíça) quanto de turismo (TC 2000 e Turismo Carretera na Argentina).

A legião de pilotos da Stock Car em ação terá a reedição de duas duplas da prova pioneira que encerrou a temporada 2015 e foi vencida por Marcel Visconde e Pedro Queirolo. Novamente o bicampeão Ricardo Mauricio vai integrar a tripulação do carro #34 com Maurizio Billi, enquanto Allam Khodair volta a compartilhar o carro com Marcelo Hahn. Já Daniel Serra fará sua primeira participação na classe Cup, em parceria com Tom Valle no carro #99.

Marco Cozzi, vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2013, vai estrear em dupla com Eloi Khouri na classe Challenge. Os dois são amigos de infância e o piloto da categoria de acesso à Stock Car tem trabalhado como coach do competidor do Porsche #21 em sua primeira temporada com carros de corrida, após anos dedicado ao motocross.

O Campeonato Brasileiro de Marcas também terá sua dupla na pista: Nonô Figueiredo e Marcio Basso voltam a dividir o Porsche #2, autor da pole position na prova de 300 km do ano passado. Na temporada de Sprint, Basso lidera a Cup Sport. Sempre orientado por Nonô, ele é o único competidor do grid da classe de entrada a pontuar em todas as oito corridas curtas realizadas no ano.

Outro que vem credenciado por uma grande performance em 2015 na pioneira prova de longa duração é Alan Hellmeister, piloto que tem longo histórico de colaboração com a Porsche GT3 Cup Challenge. Pole e vencedor na classe Challenge ao lado de Rodolfo Toni, ele vai de Cup neste ano, competindo em dupla com o estreante Beto Leite.

Fotos: Fernanda Freixosa, Luca Bassani, Vanderley Soares,

#PORSCHEGT3CUP #AUTOMOBILISMO

Laja Revista Publiracing