• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

GE inaugura primeiro Centro de Monitoramento Remoto de locomotivas no Brasil


A GE Transportation, um dos principais fornecedores de tecnologia e de equipamentos ferroviários, inaugurou, em dezembro, o primeiro Centro de Monitoramento e Diagnóstico Remoto no Brasil, em Contagem, MG. Através do sistema LMS (Locomotive Maintenance Suite) esse novo Centro será responsável por analisar os dados coletados por diversos sensores instalados nas locomotivas, monitorar a “saúde” da frota e antecipar possíveis anomalias, possibilitando alertar as ferrovias para a correção do problema logo após a notificação.

Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida para auxiliar a própria GE na manutenção de locomotivas, nos Estados Unidos. Até 2009, era usada apenas internamente, mas atualmente já está disponível para clientes de diversos países, cobrindo mais de 15 mil locomotivas. Esse ano, a GE customizou a solução para a sua chegada ao Brasil, com o objetivo de identificar as falhas decorrentes dos traços característicos do país, como alto índice de chuva e temperaturas elevadas na região Norte, além de atender às necessidades dos clientes brasileiros, como emissão de alertas em tempo real e recomendações em português.

Um dos diferenciais do sistema é a emissão de uma instrução detalhada do que deve ser inspecionado para a detecção da causa raiz da falha. Assim, as equipes responsáveis podem atuar de forma mais eficiente e assertiva, aumentando a confiabilidade e a disponibilidade da frota. Além de identificar falhas, as informações coletadas permitem identificar e analisar tendências, mesmo antes da ocorrência da falha. Com isso, os times de manutenção tem a chance de atuar preventivamente, reduzindo os impactos nas operações dos clientes. “Com essa nova ferramenta é possível enviar relatórios diários ao cliente, monitorar tendências de desempenho e atuar nas máquinas de forma proativa e inteligente”, destaca Luiz Cláudio Torelli, Diretor de Suporte ao Cliente da GE Transportation.

De acordo com clientes que já utilizam essa ferramenta, o sistema permite uma redução de 20% na quantidade de falhas, até 25% do tempo gasto no diagnóstico e até 50% na recorrência de falhas em decorrência de uma intervenção mais assertiva. A expectativa é que 100% dos clientes da GE utilizem essa solução. “Ao buscar entender de modo contínuo as necessidades do setor, a GE vem trazendo o conhecimento de toda a sua rede global de Centros de Pesquisas e conexões com pesquisadores e engenheiros com expertise técnica e know-how industrial a serviço dos clientes. Nossa capacidade de nos anteciparmos às futuras demandas está aumentando e a inauguração desse Centro no Brasil é mais um exemplo, conclui Torelli

Imagem: Divulgação

#GE #LOCOMOTIVA #TRENS

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço