• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Segundo ANFAVEA, crise de 2015 foi sem precedentes no setor.


Foram apresentados pela entidade que reúne as principais fabricantes de veículos automotores no Brasil, a ANFAVEA, os números daquele que foi considerado um ano de crise sem precedentes para o setor automobilístico no país.

As causas segundo o presidente da entidade, Luiz Moan, são os conhecidos problemas estruturais e econômicos do país, agravados pela grave crise politica o que vem provocando uma forte queda na confiança, tanto de empresários como da população que evita a todo o custa novas dívidas.

Apesar de uma ligeira melhora em relação às exportações, numa tendência que se deve manter nos próximos meses, até pela crescente desvalorização do real em relação ao dólar, no entanto esse aparente sinal positivo não consegue compensar a forte queda interna nas vendas, o que vem causando um histórico e elevadíssimo nível dos estoques de praticamente todas as marcas que produzem no país.

Como destaques negativos em 2015, uma queda de -26,6% no licenciamento de veículos leves, comparando com os 12 meses de 2014. Apavorantes -48,0% no licenciamento de caminhões, aí incluídos modelos semileves, leves, médios, semipesados e pesados, numa mostra clara da dura realidade que é a total estagnação da atividade econômica do Brasil.

Outro destaque preocupante é a queda de -38,9% no licenciamento de ônibus novos, o que paralisa a necessária renovação da frota das principais empresas de transporte coletivo no país.

As perspectivas para 2016 não são melhores, com previsão de queda nas vendas de -7,6% ao longo dos próximos 12 meses. Fica contudo evidente, a dificuldade em perspectivar o que o futuro vai trazer para o setor, podendo esse número ser bem pior, trazendo mais dificuldades para os gestores do setor, que voltaram a lidar com níveis de produção de dez anos atrás, e tentam manter através de vários programas de manutenção de emprego, o numero de trabalhadores em níveis de 2010.

Foto: Revista Publiracing

#ANFAVEA

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !