Apresentadas as equipes do novo Ford GT para a temporada 2016 nos EUA

A Ford anunciou os pilotos que vão estar ao volante do novo GT em seu retorno às pistas na temporada 2016, nos Estados Unidos. O novo time global da equipe Ford Chip Ganassi Racing une experiência e juventude e é formado por: Joey Hand (EUA), Dirk Muller (Alemanha), Ryan Briscoe (Austrália) e Richard Westbrook (Reino Unido).
A primeira prova oficial do supercarro será em Daytona, em janeiro, abrindo o campeonato WeatherTech SportsCar IMSA (WTSCC) que terá um total de 12 etapas no ano. As duplas vão participar da temporada com dois Ford GT: Hand e Muller no carro 66, enquanto Briscoe e Westbrook correm no 67. Os números são uma alusão às duas primeiras vitórias históricas do Ford GT original nas 24 Horas de Le Mans, em 1966 e 1967, onde também voltou a vencer em 1968 e 1969.
O novo Ford GT é resultado de anos de inovações da marca para a construção de veículos mais leves, aerodinâmicos e com motores EcoBoost ultraeficientes. Além do campeonato WeatherTech SportsCar IMSA, na América do Norte, em 2016 o Ford GT será visto em pistas da Europa, Bahrein, China, Japão e México pelo Mundial de Endurance da FIA. A estreia na Europa será em abril, em Silverstone, na Grã-Bretanha, e depois seguirá para Spa, na Bélgica, antes do esperado retorno às 24 Horas de Le Mans, na França, em junho.
“É difícil descrever o quanto estamos orgulhosos em apresentar este grupo de pilotos”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. ”Este é o coração da Ford. Selecionar os pilotos corretos para o programa de corridas do Ford GT é tão importante quanto construir o próprio carro. Acreditamos ter o melhor carro e agora também temos os melhores pilotos”.
Carreiras vencedoras
No automobilismo desde 2005, Ryan Briscoe conquistou 12 vitórias na categoria IMSA e oito na Verizon IndyCar. O veterano Dirk Muller começou há 17 anos na IMSA, onde já disputou mais de 100 provas, somando 18 vitórias e 30 “pole-positions”.
Richard Westbrook iniciou a carreira há nove anos no kart e depois passou para a categoria GT, na qual possui oito vitórias. Já Joey Hand, considerado um dos melhores pilotos do mundo na categoria, retorna para sua segunda temporada com a equipe Ford Chip Ganassi Racing. Experiente, vem ganhando títulos em diferentes categorias desde 1999.
Chip Ganassi, proprietário da Ford Chip Ganassi Racing, afirma: “Todos os pilotos desse nível são rápidos. Nós queremos pilotos que possam trabalhar bem uns com os outros e tenham experiência em provas de resistência, pilotos que já estiveram em Le Mans. Todos esses fatores se somam. É um time de pilotos que agem como se já estivessem juntos há um bom tempo”. A equipe Ganassi já conquistou sete títulos no campeonato IMSA e seis vitórias gerais nas 24 Horas de Daytona Rolex.
Foto: Divulgação