Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
WEC: Rovanperä e Toyota assumem a liderança no primeiro dia na Suécia
Redação Publiracing
9 de fev. de 2023
3 min de leitura
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)
O Rally da Suécia, o único evento de inverno puro no Campeonato Mundial de Rally da FIA, está em andamento e Kalle Rovanperä registrou o tempo mais rápido na especial de abertura e única do dia.
A ação nas estradas cobertas de neve e gelo da Suécia começou com o shakedown desta manhã: uma chance para as equipes e pilotos se adaptarem às condições e fazerem os ajustes finais antes do rali. O GR Yaris Rally1 da Toyota já dava sinais que deverá ser o grande protagonista do fim de semana ao ocupar três das quatro primeiras posições no final do shakedown, com o atual campeão mundial e vencedor do Rally da Suécia do ano passado, Rovanperä, a ser o mais rápido. Seus companheiros de equipe Takamoto Katsuta e Elfyn Evans foram terceiro e quarto, respectivamente, ambos a um segundo do ritmo na etapa de 5,45 quilômetros.
A primeira etapa competitiva aconteceu em Umeå; a maior cidade do norte da Suécia, anfitriã do rali pelo segundo ano. O teste Umeå Sprint tinha 5,16 quilômetros de extensão, começando em estradas florestais rápidas e terminando em uma arena espetáculo mais técnica e com muito público assistindo na nórdica noite fria. Rovanperä foi o mais rápido por 1,6s, de vantagem para o Ford Puma de Ott Tänak com Evans em terceiro e Katsuta – que foi nomeado para marcar pontos para a Toyota em sexto. Os dois melhores carros da Hyundai terminaram em quarto e quinto, com Esapekka Lappi e Thierry Neuville respetivamente.
Kalle Rovanperä (piloto do carro 69)
“É bom começar o rali e ver muito público aqui na Suécia – estamos muito perto da Finlândia e é ótimo ter muitos fãs vindo aqui. Esta primeira especial foi realmente técnica e onde você pode fazer algumas diferenças. Eu apenas tentei estar limpo e arrumado e não pensei que fosse rápido o suficiente, mas o tempo foi bom no final. Acho que as condições deste ano serão um pouco mais difíceis para abrirmos a estrada amanhã. As estradas têm uma base mais macia, então elas estão limpando mais e ficando mais rápidas para os carros atrás, como vimos na primeira passagem no shakedown. A segunda passagem das etapas também será um grande desafio, mas vamos dar o nosso melhor, claro.”
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)
Classificação ao final da primeira especial
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3m23.3s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1.6s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3.1s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3.9s
5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +5.0s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +5.6s
7 Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +6.7s
9 Jari Huttunen/Antti Linnaketo (Škoda Fabia R5) +11.4s
10 Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen (Volkswagen Polo GTI R5) +12.3s
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários