top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

WEC: Rovanperä e Toyota assumem a liderança no primeiro dia na Suécia

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 9 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

WEC: Rovanperä e Toyota assumem a liderança no primeiro dia na Suécia
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)

O Rally da Suécia, o único evento de inverno puro no Campeonato Mundial de Rally da FIA, está em andamento e Kalle Rovanperä registrou o tempo mais rápido na especial de abertura e única do dia.


A ação nas estradas cobertas de neve e gelo da Suécia começou com o shakedown desta manhã: uma chance para as equipes e pilotos se adaptarem às condições e fazerem os ajustes finais antes do rali. O GR Yaris Rally1 da Toyota já dava sinais que deverá ser o grande protagonista do fim de semana ao ocupar três das quatro primeiras posições no final do shakedown, com o atual campeão mundial e vencedor do Rally da Suécia do ano passado, Rovanperä, a ser o mais rápido. Seus companheiros de equipe Takamoto Katsuta e Elfyn Evans foram terceiro e quarto, respectivamente, ambos a um segundo do ritmo na etapa de 5,45 quilômetros.


A primeira etapa competitiva aconteceu em Umeå; a maior cidade do norte da Suécia, anfitriã do rali pelo segundo ano. O teste Umeå Sprint tinha 5,16 quilômetros de extensão, começando em estradas florestais rápidas e terminando em uma arena espetáculo mais técnica e com muito público assistindo na nórdica noite fria. Rovanperä foi o mais rápido por 1,6s, de vantagem para o Ford Puma de Ott Tänak com Evans em terceiro e Katsuta – que foi nomeado para marcar pontos para a Toyota em sexto. Os dois melhores carros da Hyundai terminaram em quarto e quinto, com Esapekka Lappi e Thierry Neuville respetivamente.


Kalle Rovanperä (piloto do carro 69)

“É bom começar o rali e ver muito público aqui na Suécia – estamos muito perto da Finlândia e é ótimo ter muitos fãs vindo aqui. Esta primeira especial foi realmente técnica e onde você pode fazer algumas diferenças. Eu apenas tentei estar limpo e arrumado e não pensei que fosse rápido o suficiente, mas o tempo foi bom no final. Acho que as condições deste ano serão um pouco mais difíceis para abrirmos a estrada amanhã. As estradas têm uma base mais macia, então elas estão limpando mais e ficando mais rápidas para os carros atrás, como vimos na primeira passagem no shakedown. A segunda passagem das etapas também será um grande desafio, mas vamos dar o nosso melhor, claro.”

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)

Classificação ao final da primeira especial

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3m23.3s

2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1.6s

3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3.1s

4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3.9s

5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +5.0s

6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +5.6s

7 Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +6.7s

8 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +10.8s

9 Jari Huttunen/Antti Linnaketo (Škoda Fabia R5) +11.4s

10 Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen (Volkswagen Polo GTI R5) +12.3s

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio


TOYOTA COROLLA CROSS XRX HYBRID
Comprar

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Publiracing Portal de Notícias
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
bottom of page