top of page

Veículos de baixas emissões atingem participação recorde na Europa

  • Foto do escritor: José Ribeiro - jose.ribeiro@revistapubliracing.com.br
    José Ribeiro - jose.ribeiro@revistapubliracing.com.br
  • 28 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Veículos de baixas emissões atingem participação recorde na Europa

De acordo com dados de 26 mercados europeus, os registros de carros novos desaceleraram em julho, registrando um declínio ano a ano de 24% conforme o volume total diminuiu de 1,27 milhão de unidades para 967.830. Resultados semelhantes foram registrados em julho de 2012, quando o mercado registrou 966.090 unidades. Os resultados acumulados do ano seguem positivos, com alta de 17% em relação a 2020 com 7.381.735 unidades registradas, mas queda de 24% em relação a janeiro/julho de 2019.


Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou: “Apesar dos esforços dos governos nacionais para aumentar a confiança do consumidor, o impacto da pandemia ainda está sendo sentido pela indústria”. Embora o volume tenha aumentado na Noruega, Croácia, Grécia, Letônia, Romênia, Estônia, Irlanda e Lituânia, isso combinado foi responsável por apenas 8% do total de registros durante o mês.


O apetite por VEs continua a crescer, mas não é suficiente para impulsionar o crescimento do mercado



Em contraste com a tendência geral, os consumidores na Europa continuaram a comprar mais veículos com baixas emissões. Em julho, foram registrados 160.646 veículos BEV e PHEV, representando já quase 17% do total de emplacamentos. Esta é a segunda maior participação de mercado mensal depois de junho de 2021, e a terceira maior de todos os tempos na Europa - os BEVs (totalmente elétricos) representaram 47% desse total.


Munoz acrescentou: “Os consumidores continuam a responder positivamente aos negócios e incentivos associados aos VEs que tornaram esses veículos muito mais competitivos em termos de preços. Mas, apesar de se tornar cada vez mais popular, a aceitação do consumidor não foi suficiente para compensar as grandes quedas postadas pelos carros a diesel. ” Dados da JATO indicam que entre julho de 2019 e julho de 2020, a quota de mercado dos veículos a diesel diminuiu pouco mais de 2 pontos, enquanto a sua quota de mercado caiu quase 8 pontos entre julho de 2020 e julho de 2021. Durante o mesmo período, a quota de mercado dos VEs cresceu na mesma quantidade perdida para veículos a diesel.


A participação no mercado de carros a gasolina diminuiu continuamente de 63,4% em julho de 2019 para 59,8% em julho de 2020 e para 59,0% no mês passado. Munoz continuou: “Estamos começando a ver o impacto das campanhas que favorecem os EVs em vez de veículos ICE (combustão interna) no mercado, no entanto, a indústria ainda não está fazendo o suficiente para permitir que os EVs absorvam as perdas sofridas pelos trens de força tradicionais.”


Enquanto os registros de diesel diminuíram em 166.000 novas unidades entre julho de 2020 e julho de 2021, e quase 207.000 entre julho de 2019 e julho de 2021, os EVs ganharam apenas 49.000 unidades entre julho de 2020 e julho de 2021, e 125.000 unidades entre julho de 2019 e julho de 2021.



Nos rankings de modelos de julho, o Dacia Sandero garantiu o primeiro lugar pela primeira vez desde seu lançamento em 2008. Graças à nova geração, o subcompacto registrou ganhos significativos na Alemanha (+ 15%), Romênia (+ 24%) e liderou o ranking na França e na Espanha - ao lado de ser o 8º carro mais vendido no ranking do ano até o momento.


O volume do Sandero caiu apenas 2% em relação a julho de 2019, enquanto outros líderes como o Volkswagen Golf, Volkswagen Polo, Dacia Duster, Toyota Corolla, Volkswagen Tiguan, Opel/Vauxhall Corsa, Skoda Octavia, Peugeot 208, Mercedes Classe A e O Renault Clio, registrou quedas entre 17% e 52%.


No mês passado, também houve fortes desempenhos no segmento de SUV, com o Hyundai Tucson e o Ford Puma entrando no top 10. Os dados da JATO mostram que os SUVs registraram a maior participação mensal de mercado na Europa durante o mês de julho, 46,1%. Embora o volume de registros tenha caído 15%, esses veículos ganharam participação de mercado à custa de quedas maiores registradas pelos carros tradicionais (-28%), MPVs (-48%) e carros esportivos (-37%).


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

📌 Citroën ë-Berlingo na versão MAX XTR, é atraente, versátil e muito eficiente

Publiracing Portal de Notícias
📌 Citroën ë-Berlingo na versão MAX XTR, é atraente, versátil e muito eficiente
📌 Citroën ë-Berlingo na versão MAX XTR, é atraente, versátil e muito eficiente

📌 Citroën ë-Berlingo na versão MAX XTR, é atraente, versátil e muito eficiente

02:55
Reproduzir vídeo
📌 Citroën ë-Berlingo, um irreverente veículo 100% elétrico de muito espaço e conforto

📌 Citroën ë-Berlingo, um irreverente veículo 100% elétrico de muito espaço e conforto

01:35
Reproduzir vídeo
📌 Opel Combo e-Life entrega um habitáculo amplo e divertido para a família

📌 Opel Combo e-Life entrega um habitáculo amplo e divertido para a família

03:00
Reproduzir vídeo
bottom of page