Com 12 m³ de volume de carga e autonomia de até 500km, o grande furgão Renault Master a hidrogênio estará disponível em 2022 para o transporte de pessoas e carga. O modelo é uma parceria da Renault e da Hyvia.
Equipado com célula de combustível de 30 kW, o modelo será montada na França até o fim deste ano, com motor e integração do sistema de hidrogênio realizados também na França, incorporando bateria de 33 kWh e tanques com capacidade para 6 kg de hidrogênio (4 tanques de 1,5 kg).
“É um orgulho revelar nossos primeiros protótipos movidos a hidrogênio. A HYVIA foi criada para fornecer soluções de mobilidade a hidrogênio sob medida para nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogênio. A HYVIA vai implementar seu ecossistema completo nos territórios e frotas dos clientes pessoa jurídica, para uma mobilidade descarbonizada. A HYVIA está acelerando, reunindo as forças e competências de dois líderes: o Renault Group e a Plug Power”, explica David Holderbach, CEO da HYVIA.
O furgão vai atender as necessidades de empresas, grandes contas, frotas e órgãos de governo. A mobilidade a hidrogênio se adequa perfeitamente aos veículos comerciais leves, permitindo aumentar a autonomia para cargas mais pesadas e usos intensos.
Feito na França:
O furgão Master é produzido na França, na fábrica de Batilly. Já a integração entre os sistemas elétrico e a hidrogênio é feita pela PVI, subsidiária do Renault Group localizada em Gretz-Armainvilliers.
O motor é produzido na fábrica de Cléon e a célula de combustível será montada na fábrica da Renault em Flins até o final deste ano. Já os tanques de hidrogênio serão fornecidos pela Faurecia, na França.
Protótipo de Estação de Recarga de Hidrogênio
A Estação de Recarga de Hidrogênio da HYVIA permite recarregar rapidamente, em aproximadamente 5 minutos. A facilidade de utilização é comparável a de um veículo equipado com motorização térmica, maximizando o tempo de uso. Disponível em 350 ou 700 bares.
A estação é operada de forma simples:
O hidrogênio fornecido poderá ser gerado no local – por meio de eletrólise da água – ou fornecido a granel, por meio de tubos de transporte de hidrogênio. O sistema comprime H2 para armazenagem, abastecendo o veículo quando necessário.
As Estações de Recarga de Hidrogênio serão disponíveis para locação ou compra.
A Estação de Recarga de Hidrogênio da HYVIA começará a ser montada na França até o final deste ano, na fábrica da Renault em Flins.
Ecossistema único e completo da HYVIA
Pela primeira vez, estes protótipos permitem ilustrar o ecossistema completo da HYVIA, incluindo a produção de hidrogênio verde (eletrolisadores) e distribuição (Estações de Recarga de Hidrogênio), com uma gama de veículos comerciais leves movidos a célula de combustível (furgão, chassi-cabine e micro-ônibus), complementando a gama de veículos elétricos a bateria.
Próximos lançamentos de protótipos previstos:
Master Chassi-Cabine H2-TECH: um grande furgão, com ainda mais espaço de carga (19m³) e autonomia de 250 km.
Master Citybus H2-TECH: um micro-ônibus urbano que permite transportar até 15 pessoas, com autonomia de 300 km, sendo ideal para empresas, prefeituras e serviços públicos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments