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Renault e Hyvia revelam Master a hidrogênio


Renault e Hyvia revelam Renault Master a hidrogênio

Com 12 m³ de volume de carga e autonomia de até 500km, o grande furgão Renault Master a hidrogênio estará disponível em 2022 para o transporte de pessoas e carga. O modelo é uma parceria da Renault e da Hyvia.


Equipado com célula de combustível de 30 kW, o modelo será montada na França até o fim deste ano, com motor e integração do sistema de hidrogênio realizados também na França, incorporando bateria de 33 kWh e tanques com capacidade para 6 kg de hidrogênio (4 tanques de 1,5 kg).


“É um orgulho revelar nossos primeiros protótipos movidos a hidrogênio. A HYVIA foi criada para fornecer soluções de mobilidade a hidrogênio sob medida para nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogênio. A HYVIA vai implementar seu ecossistema completo nos territórios e frotas dos clientes pessoa jurídica, para uma mobilidade descarbonizada. A HYVIA está acelerando, reunindo as forças e competências de dois líderes: o Renault Group e a Plug Power”, explica David Holderbach, CEO da HYVIA.
Renault e Hyvia revelam Renault Master a hidrogênio

O furgão vai atender as necessidades de empresas, grandes contas, frotas e órgãos de governo. A mobilidade a hidrogênio se adequa perfeitamente aos veículos comerciais leves, permitindo aumentar a autonomia para cargas mais pesadas e usos intensos.


Feito na França:

O furgão Master é produzido na França, na fábrica de Batilly. Já a integração entre os sistemas elétrico e a hidrogênio é feita pela PVI, subsidiária do Renault Group localizada em Gretz-Armainvilliers.


O motor é produzido na fábrica de Cléon e a célula de combustível será montada na fábrica da Renault em Flins até o final deste ano. Já os tanques de hidrogênio serão fornecidos pela Faurecia, na França.

Renault e Hyvia revelam Renault Master a hidrogênio

Protótipo de Estação de Recarga de Hidrogênio

A Estação de Recarga de Hidrogênio da HYVIA permite recarregar rapidamente, em aproximadamente 5 minutos. A facilidade de utilização é comparável a de um veículo equipado com motorização térmica, maximizando o tempo de uso. Disponível em 350 ou 700 bares.


A estação é operada de forma simples:

O hidrogênio fornecido poderá ser gerado no local – por meio de eletrólise da água – ou fornecido a granel, por meio de tubos de transporte de hidrogênio. O sistema comprime H2 para armazenagem, abastecendo o veículo quando necessário.


As Estações de Recarga de Hidrogênio serão disponíveis para locação ou compra.

A Estação de Recarga de Hidrogênio da HYVIA começará a ser montada na França até o final deste ano, na fábrica da Renault em Flins.

Renault e Hyvia revelam Renault Master a hidrogênio
Renault e Hyvia revelam Renault Master a hidrogênio

Ecossistema único e completo da HYVIA

Pela primeira vez, estes protótipos permitem ilustrar o ecossistema completo da HYVIA, incluindo a produção de hidrogênio verde (eletrolisadores) e distribuição (Estações de Recarga de Hidrogênio), com uma gama de veículos comerciais leves movidos a célula de combustível (furgão, chassi-cabine e micro-ônibus), complementando a gama de veículos elétricos a bateria.



Próximos lançamentos de protótipos previstos:

Master Chassi-Cabine H2-TECH: um grande furgão, com ainda mais espaço de carga (19m³) e autonomia de 250 km.

Master Citybus H2-TECH: um micro-ônibus urbano que permite transportar até 15 pessoas, com autonomia de 300 km, sendo ideal para empresas, prefeituras e serviços públicos.


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