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Renault Duster ganha motor 1.3 turbo Flex


Renault Duster ganha motor 1.3 turbo Flex

Com a apresentação da linha 2023, a Renault do Brasil apresentou uma novidade para o Duster que é a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, em conjunto com o câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas, por enquanto exclusivo para a versão Iconic, a topo de linha. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque de 27,5 kgfm.


Com a nova motorização, o Duster 2023 garante melhores retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. O motor é o mesmo que passou a equipar em 2021 seu irmão Captur e que deixou o carro muito mais dinâmico e eficiente - Leia o teste feito pela nossa equipe.


O SUV também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos


O Duster mantém os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.



O veículo passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC, Intense CVT XTRONIC, Iconic CVT XTRONIC – todas com o motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.

Renault Duster ganha motor 1.3 turbo Flex

Motor

Entre as principais características do motor turbo TCe 1.3 flex já conhecido do Captur estão:

Turbocompressor: trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.


Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.



Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível.


Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível.


Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.

Renault Duster ganha motor 1.3 turbo Flex

Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.


Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. Essa tecnologia é utilizada com sucesso na Aliança no esportivo Nissan GT-R.


Sonda lamba proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.


Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.


Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.

Renault Duster ganha motor 1.3 turbo Flex

VERSÕES E PREÇOS


O Duster 2023 chega ao mercado em cinco versões:


Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete.


Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.



Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC (R$ 108.090) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC e ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.


Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC (R$ 115.190) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.


Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC (R$ 122.090) – Todos os itens da versão Intense - CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.


Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) – Todos os itens da versão Iconic - CVT XTRONIC + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas.


Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre sete opções de cores


PÓS-VENDA

O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault


Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.

Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.


A garantia de fábrica é de 3 anos ou 100.000 km


 

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