O lançamento mais aguardado da Chevrolet no Brasil, a Nova Montana, estreia nas concessionárias Chevrolet a partir de fevereiro. O modelo desenvolvido em parceria com os centros tecnológicos da GM na America do Sul, América do Norte e Ásia, chega com o intuito de disputar um lugar com grandes sucessos como Strada e Toro da Fiat ou ainda a Renault Oroch.
As proporções da carroceria da picape da Chevrolet proporcionam 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura, entregando um diferencial importante, sua caçamba, projetada para funcionar como um grande porta-malas (874 litros). Segundo a marca ela vem com um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento, lembrando que este é um dos problemas crónicos de quem tem capota marítima em sua picape.
A picape da Chevrolet é equipada com uma única opção de motor, o 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque. O propulsor traz calibração exclusiva, em sintonia com a proposta multiuso do veículo. Este mesmo trabalho de customização foi feito nos demais sistemas mecânicos, como transmissão, direção e suspensão. Até pneus foram especialmente desenvolvidos para o modelo.
A oferta de equipamentos para a nova Montana é abrangente e inclui: seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.
A Chevrolet está iniciando a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama. O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga. A Chevrolet ainda promete para o futuro a chegada de opções mais simples, com câmbio manual, por exemplo.
Quanto aos preços, a versão LTZ chega por R$ 134.490, já a topo de linha Premier tem preço anunciado de R$ 140.490.
Design totalmente novo
A picape traz a luz de posição (DRL) na parte superior. Seu aspecto iluminado harmoniza com os vincos do capô e com a grade. Já o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas para dar um toque de esportividade. Enquanto o para-choque traz um aplique central na base para proporcionar mais imponência ao veículo.
Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados, conferindo uma identidade própria para cada uma delas.
Em termos de espaço interno a promessa é de mais espaço entre a cabeça e o teto do habitáculo e pelo menos 20 milímetros a mais para o joelho do passageiro traseiro em relação a concorrência.
A picape da Chevrolet possui molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, para-lamas e portas. Por serem confeccionadas com um material de cor e textura contrastante em relação à lataria, fazem o carro parecer ainda mais alto em relação ao solo. As rodas de 17 polegadas, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam o aspecto versátil e aventureiro.
Na traseira, o principal diferencial estético do veículo está na barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único. Ênfase também para a logomarca “Chevrolet” estampada em baixo relevo na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida. Já o para-choque foi projetado para facilitar o acesso à caçamba.
A central multimídia está ganhando cada vez mais relevância nos automóveis, e o item recebeu atenção especial dos designers, já que a nova Montana estreia o conceito de tela do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca. O multimídia está na parte superior do painel e seu visor de 8 polegadas, fica na posição totalmente horizontal e de fácil observação.
O MyLink da nova Montana, vem com Wi-Fi e sistema de telemática avançada OnStar integrados de série para todas as versões. Projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play também fazem parte do pacote de conectividade, que ainda oferece atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução magnética.
Motor único para as duas versões
A nova Montana vem equipada com motor 1.2 Turbo Flex com 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque, com uma calibração customizada para melhor performance considerando a proposta do veículo. Uma das características desse propulsor é que ele trabalha numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo e redução das emissões.
Como principais características do motor, destaque para o bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversas outras tecnologias:
Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes e igualmente livre de manutenção até 240 mil km.
Otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.
Sistema de gerenciamento eletrônico, com uma central que permite até 3 vezes mais variáveis de calibração. Tudo isso potencializa os resultados, tanto na transmissão manual, que chegará futuramente, como na automática, sempre de seis marchas, disponibilizada inicialmente nas versões que chegam em fevereiro ao mercado.
Segundo os dados fornecidos pela marca, o veículo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.
Posicionamento e principais tecnologias
Além da Montana, que estreia em fevereiro, a marca terá outras novidades na sequência, como uma versão especial da S10 e o lançamento da Silverado, que vai ocupar o posto de picape de grande porte mais sofisticada do mercado. Tanto que 2023 será o ano das picapes na Chevrolet.
Com estes três produtos, a marca terá a partir do ano que vem representantes nas três mais importantes categorias de picape. Atualmente o segmento como um todo representa aproximadamente 20% das vendas gerais de automóveis e comerciais leves, ante 15% há dez anos.
Veja a lista dos principais itens que fazem parte das versões que chegam em fevereiro
Segurança
Airbags frontais, laterais e de cortina
Alerta de frenagem de emergência
Alerta de ponto cego
Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração
Faróis dianteiros Full LED com regulagem de altura
Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether
Kit para transporte de PET
Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular
Aparência
Santo Antônio
Estribo lateral
Extensor do para-choque dianteiro
Rack de teto
Emblema Chevrolet na tampa traseira em alto relevo
Farol de neblina em LED
Roda de alumínio aro 17
Soleiras de portas iluminadas
Acabamento premium para bancos e painel
Comodidade
Assistente de partida em aclive
Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular
Chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor por botão
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com informações do veículo, incluindo monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida últil do óleo
Controlador de limite de velocidade
Direção elétrica progressiva
Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL
Conectividade
Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente
Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
Multimídia MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente
Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo
WiFi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente
Entradas USB tipo A e C
Caçamba
Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida
Divisórias Multi-Board
Bandeja, bolsa e caixa organizadora
Porta-objetos nas laterais
Capota marítima de lona com sistema inovador de vedação
Capota marítima rígida elétrica
Entrada USB tipo A e C e de 12V
Extensor de caçamba para o transporte de moto, por exemplo
Rede porta-objetos
Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta
Iluminação em ambos os lados
Oito ganchos para amarração da carga
Protetor de caçamba
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