A McLaren Automotive revelou sua pintura personalizada mais ambiciosa e exigente de todos os tempos – o tema surpreendentemente complexo 3-7-59. Realizado pelos técnicos especializados em pintura da McLaren Special Operations (MSO), o tema foi apresentado em um supercarro muito especial McLaren 750S revelado pelo piloto de F1 da McLaren, Lando Norris, pelo piloto da McLaren IndyCar, Pato O'Ward, e pelo ex-piloto de F1 da McLaren, Derek Bell, que competiu duas vezes nas 24 Horas de Le Mans em um McLaren F1 GTR. O trio de pilotos foi acompanhado por Michael McDonagh, Diretor de MSO e Motorsport da McLaren Automotive.
Revelado publicamente no festival de automobilismo de luxo, Velocity International, que acontece no Sonoma Raceway, EUA, o 3-7-59 é um tributo impressionante ao sucesso único da McLaren em vencer a 'Tríplice Coroa' não oficial do automobilismo nas 500 milhas de Indianápolis, no Grande Prêmio de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans. A sua revelação destaca-se como um dos momentos mais memoráveis num ano de comemorações do 60º aniversário da fundação da McLaren, em 1963.
Exigindo mais de 1.200 horas para pintar, serão criados seis carros de clientes com variações exclusivas do tema 3-7-59, todos cupê 750S ou Spider, e todos já vendidos.
“Ao celebrarmos o 60º aniversário da fundação da McLaren, é claro que refletimos sobre nosso legado de ultrapassar limites, tanto no automobilismo quanto, mais recentemente, na excelência de supercarros e hipercarros. O tema 3-7-59 se inspira nessas duas áreas, como uma vitrine de desempenho extremo que presta homenagem ao nosso sucesso na Tríplice Coroa. O projeto mais desafiador já entregue pelas Operações Especiais da McLaren é uma expressão verdadeiramente impressionante da experiência em pintura líder da indústria da McLaren, em um supercarro que estabelece um novo padrão em sua classe. ”- referiu Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive.
O nome do tema 3-7-59 é uma referência aos números de corrida usados pelas McLarens vitoriosas em cada uma das três vitórias da Tríplice Coroa: o ‘3’ no M16D pilotado na Indy 500 de 1974 por Johnny Rutherford; o ‘7’ do Mônaco de Alain Prost vencendo a McLaren MP4/2 de 1984; e o ‘59’ exibido no McLaren F1 GTR levado à vitória em Le Mans em 1995 por Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto.
Assim como os carros incríveis que venceram essas corridas e a conquista da Tríplice Coroa são notáveis e icônicos, o tema 3-7-59 também o é, que reflete as pinturas dos três carros vitoriosos e as combina em uma colagem vívida contendo detalhes ilustrados de as três corridas e os carros que as venceram.
O tema 3-7-59 leva as capacidades de pintura da McLaren a novos patamares, incorporando mais de 20 cores para criar o exterior marcante do carro. Para alcançar a profundidade e os detalhes surpreendentes em cada carro, os técnicos de pintura da McLaren Special Operations recorreram a décadas de experiência combinada e técnicas desenvolvidas para entregar encomendas anteriores de clientes únicos.
A história da Tríplice Coroa contada pelo tema 3-7-59 começa para o motorista antes mesmo de ele entrar no carro. O chaveiro exibe obras de arte pintadas à mão que imitam o exterior multicolorido do carro. A frente do carro é inspirada na pintura branca e vermelha do McLaren MP4/2, com o número de corrida “7” daquele carro usado no capô e sutilmente integrado à expressiva interpretação “estilhaçada” da pintura do carro de F1.
Ambos os lados do tema 3-7-59 são uma homenagem ao McLaren F1 GTR vencedor de Le Mans em 1995, com seu esquema de cores cinza e número de corrida “59” e até mesmo o ponto verde brilhante exibido no carro para indicar a sua participação na classe GT1 da famosa corrida de 24 horas.
Outros detalhes requintados na pintura que contam a história da Tríplice Coroa da McLaren incluem 'ovos de páscoa' escondidos que fazem referência aos carros que venceram as corridas, os anos selecionados em que a McLaren triunfou em um evento da Tríplice Coroa e a evolução do logotipo da McLaren desde o escudo original da McLaren Racing ao 'Speedmark' usado hoje.
Inspirando-se no McLaren M16D, o terço traseiro do tema 3-7-59 combina predominantemente com a cor laranja do vencedor da Indy 500 de 1974, mas, como o próprio carro de corrida, usa o número “3” em azul. Na lateral que apresenta o número de corrida do M16D, a pintura laranja faz a transição para o esquema cinza do F1 GTR através de um efeito de bandeira quadriculada rodopiante, pintada com perfeição e com incrível atenção aos detalhes.
Do outro lado do carro, uma torção foi aplicada usando uma nova técnica desenvolvida pela MSO: um impressionante ‘respingo’ azul inspirado na cor do número da corrida e criado usando um processo vetorial que atravessa o carro. Este processo usa um splash digitalizado criado na tela como modelo para o efeito de pintura, que é então ampliado. A utilização de quatro tons de azul no splash confere-lhe um aspecto tridimensional, apesar de permanecer totalmente nivelado com a superfície do carro.
As rodas de liga leve Vortex Satin Black envolvem pinças de freio alternadas com acabamento em azul, vermelho e Le Mans Gold, em mais uma referência aos três carros vencedores da Tríplice Coroa.
Além do artesanato de tirar o fôlego exibido na carroceria do 3-7-59, os técnicos da MSO também incluíram novos recursos ocultos e interativos. Existem três códigos QR na pintura – no exterior e no interior – cada um dos quais fornece um portal ao vivo para uma página web detalhando o carro. Em uma luz específica e em um determinado ângulo, um motivo refletido “3-7-59” brilha no suporte que abriga as luzes LED de circulação dentro da montagem do farol. E na traseira, um logotipo eletrocrômico MSO acende dentro da luz de freio montada na parte inferior do freio a ar.
Experimentando novos materiais, a McLaren criou detalhes exteriores feitos de folha de prata. Localizado na porta inferior em ambos os lados do 750S com o tema 3-7-59 e aplicado usando técnicas de douramento desenvolvidas internamente pela McLaren para obter o efeito desejado, um logotipo da Triple Crown em prata com um maravilhoso acabamento em pátina é encontrado – uma das diversas aplicações especiais da marca em todo o veículo.
Os designs do logotipo da Triple Crown são incorporados ao interior do carro, costurados em McLaren Orange nos encostos de cabeça dos assentos de corrida de fibra de carbono padrão do carro e gravados no apoio de braço central. Os assentos apresentam ainda a arte da Triple Crown gravada em grafite Alcantara e com acabamento em costura branca contrastante.
O interior também abriga acabamentos visuais das portas em fibra de carbono pintados com a mesma arte que aparece nos bancos; um marcador pintado de 12 horas no aro do volante; e paddles de mudança de fibra de carbono estendidos pintados à mão inspirados na pintura vermelha e branca “estilhaçada” que adorna o nariz do 3-7-59 como uma homenagem ao McLaren MP4/2.
Mesmo além do nível de visão, o 3-7-59 possui características únicas. Os pedais, marcados com obras de arte gravadas a laser combinando com alguns detalhes da pintura do exterior do carro, têm acabamento em cerâmica e estrelas Triple Crown brancas, pretas e laranja. As mesmas estrelas são pintadas nas soleiras das portas em fibra de carbono. Um terceiro detalhe oculto é encontrado quando as portas são abertas - a placa de dedicação do carro, que é um tributo único e especial ao sucesso da McLaren na Fórmula 1 e no Grande Prêmio de Mônaco apresenta uma peça genuína de fibra de carbono vermelha e branca do carro de Fórmula 1 da McLaren.
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