top of page

Jeep apresenta o novo Wrangler 2024 na Europa



O novo Jeep Wrangler 2024 está a caminho da Europa com detalhes como seu primeiro eixo traseiro full-float desenvolvido pela Dana. No habitáculo, os clientes podem experimentar mais conforto e segurança, com um novo interior que, de série, inclui bancos dianteiros elétricos com 12 regulações, rádio Uconnect 5 com touchscreen de 12,3 polegadas e airbags laterais de cortina nos bancos dianteiros e traseiros.


O Jeep Wrangler é o arquétipo do herói aventureiro, personificando o espírito e a alma da marca Jeep. Desde o seu lançamento, a Jeep já vendeu cinco milhões de unidades Wrangler em todo o mundo, estabelecendo novos níveis de aptidões 4x4 em cada nova geração.


Com base no seu legado de liberdade e aventura, o novo Wrangler é um tributo à lealdade dos seus inúmeros fãs e entusiastas.


“O novo Jeep Wrangler de 2024 reforça substancialmente o seu papel de ‘herói’ na gama Jeep, combinando as suas lendárias aptidões dinâmicas com mais tecnologia, conforto e funções de segurança. Trata-se de uma combinação sem cedências, reforçada pela liberdade da nossa tecnologia 4xe”, afirmou Eric Laforge, Diretor da marca Jeep® na Europa.


Na Europa, o Jeep Wrangler 2024 será comercializado nas versões Sahara e Rubicon. As primeiras unidades chegarão aos concessionários Jeep europeus no decorrer do primeiro semestre de 2024.


Liberdade Zero Emissões: 4xe é o novo 4x4

O novo Wrangler 4xe de 2024 baseia-se no objetivo Liberdade Zero Emissões (“Zero Emission Freedom”) da marca Jeep onde as versões Jeep Wrangler 4xe, juntamente com uma gama de grupos propulsores eletrificados, irão desempenhar um papel importante para a marca Jeep, uma vez que esta segue o plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, no qual os sistemas de propulsão eletrificados e mais eficientes permitem à Stellantis reduzir a sua pegada de carbono global em 50% até 2030, com o alcance do objetivo carbono zero líquido até 2038. Até 2030, 100% dos veículos Jeep na Europa serão totalmente elétricos.


O novo Jeep Wrangler 4xe de 2024 oferece capacidades off-road lendárias e é o mais competente de sempre, com o melhor desempenho da sua classe, graças à combinação de um potente motor de combustão no eixo dianteiro e de uma inédita propulsão elétrica no eixo traseiro, capaz de fornecer binário sempre que necessário (on-demand).


Esta versão está equipada com dois avançados sistemas 4x4 além de outras características técnicas:

Caixa de transferência full-time Rock-Trac

Caixa de transferência full-time Selec-Trac

Relações crawl até 77:1

Passagens a vau até 760 mm, a uma velocidade máxima de 8 km/h

Ângulo de ataque: até 36,6 graus

Ângulo de rampa: até 21,4 graus

Ângulo de saída: até 31,8 graus

Distância ao solo: até 253 mm


O símbolo “Trail Rated” ostentado por todas as versões Wrangler reflete uma lista de especificações que inclui eixos rígidos dianteiro e traseiro Dana, caixa de transferência de duas velocidades, controlo de tração, ganchos de reboque, travões de disco às quatro rodas, quatro proteções inferiores e pneus com um diâmetro mínimo de 81 cm. O novo Wrangler de 2024 continua a elevar a fasquia com o novíssimo eixo traseiro Dana 44 HD full-float de nova geração, nas versões Rubicon.


Agora, os clientes do Wrangler podem dispor de eixos full-float, normalmente utilizados em veículos comerciais pesados, montados originalmente de fábrica. O primeiro sistema de eixo traseiro full-float do Wrangler Rubicon consiste num conjunto de cubo de roda separado do veio do eixo, com uma haste aparafusada ao tubo do eixo que suporta o cubo da roda através de um par de rolamentos de esferas. Graças ao conceito de eixo full-float, o peso do veículo é transferido para o tubo do eixo e não para o próprio veio do eixo. Desta forma, o veio do eixo é sujeito apenas a cargas de torção, sendo a sua única função transmitir potência ao cubo da roda. Isto torna o eixo mais sólido e mais robusto.


As lendárias aptidões do Wrangler Rubicon resultam de uma longa lista de caraterísticas todo-o-terreno, incluindo:

Primeiro eixo traseiro rígido full-float Dana 44 HD

Caixa de transferência part-time Rock-Trac com relação 4:1 4LO (relação curta)

Desacoplamento eletrónico da barra estabilizadora dianteira

Bloqueios Tru-Lok nos eixos dianteiro e traseiro

Jantes em alumínio de 17 polegadas com pneus BFGoodrich para lama


Estrutura carroçaria-chassis: um sistema comprovado que está na base das lendárias aptidões todo-o-terreno da Jeep


Utilizando um conceito do tipo carroçaria-chassis e com um sistema de suspensão de cinco braços meticulosamente concebido, o novo Wrangler de 2024 proporciona capacidades dinâmicas inigualáveis, equilibrando com um comportamento em estrada requintado, bem como características de segurança avançadas.


Para proteção dos componentes críticos do veículo durante os percursos fora de estrada, o Wrangler possui quatro placas inferiores, aplicadas sob o chassis, para proteger o depósito de combustível, a caixa de transferência e o cárter de óleo da transmissão automática.


Já a utilização de fechos de alumínio leve e de elevada resistência nas portas, dobradiças das portas, capô, guarda-lamas, estrutura do para-brisas e portão traseiro em magnésio, contribui para reduzir o peso e aumentar a economia de combustível.


Para 2024, o Wrangler continua a utilizar a comprovada configuração de suspensão de molas helicoidal com cinco braços. A suspensão dianteira do Wrangler inclui dois braços superiores e inferiores, em aço de alta resistência, para controlo longitudinal, e uma barra estabilizadora para controlo transversal do eixo.



A suspensão traseira de cinco braços apresenta uma configuração semelhante à da suspensão dianteira, com dois braços superiores e dois braços inferiores, em aço de alta resistência, para controlo longitudinal do eixo, e uma barra estabilizadora para controlo transversal do eixo.


As barras estabilizadoras em aço de alta resistência, a toda a largura em ambos os eixos, estão posicionadas para controlar o movimento lateral de cada eixo, com níveis mínimos de alteração do ângulo ao longo do curso da suspensão.


Os amortecedores foram concebidos para um equilíbrio otimizado entre o desempenho fora de estrada e a reconhecida aptidão off-road, proporcionando um conforto de condução perfeito, um eficaz controlo do rolamento da carroçaria e um comportamento dinâmico de referência.


As versões Wrangler Rubicon possuem uma função de desativação eletrônica da barra estabilizadora dianteira, de forma a proporcionar mais curso de suspensão sempre que as condições do terreno assim exigirem.


Mais de 85 avançadas funções de segurança e proteção disponíveis em opção

A segurança e a proteção foram fundamentais no desenvolvimento do novo Jeep Wrangler de 2024, que oferece, em opção, mais de 85 funcionalidades de segurança e proteção ativa e passiva. De série em todos as versões de 2024, incluem-se airbags de cortina laterais nos bancos dianteiros e traseiros, que complementam os airbags frontais e laterais de série para o condutor e passageiro.


Para o model year de 2024, o Wrangler inclui cintos de segurança laterais traseiros com pré-tensores e limitadores de carga, bem como melhoramentos estruturais para um melhor desempenho em impactos laterais.


A lista de equipamentos ADAS (Advanced Driver’s Assistance System, Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) incluídos de série inclui Forward Collision Warning (Aviso de Colisão Frontal) e Advanced Cruise Control w/ Stop (Controlo de Velocidade de Cruzeiro Avançado com Imobilização do Veículo), Blind Spot Detection w/ Rear Cross-Path (Deteção de Ângulo Morto com Monitorização da Trajetória Traseira), bem como o novíssimo Drowsy Driver Alert (Alerta de Sonolência do Condutor), Lane Departure Warning (Aviso de Saída da Faixa de Rodagem) e Traffic Sign Information (Informação de Sinais de Trânsito), este último disponível a partir do primeiro trimestre de 2024. O sistema ParkSense de assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro é de série em todas as categorias de preço, enquanto as versões Sahara incluem uma câmara de marcha-atrás ParkView com linhas delimitadoras dinâmicas, e as versões Rubicon englobam câmaras off-road com visualização dianteira e traseira. O controlo de tração e o controlo eletrônico de estabilidade (ESC) com redução igualmente eletrônica do rolamento da carroçaria, são de série em todos as versões.

Novos detalhes no visual do Jeep Wrangler


O novo Jeep apresenta a icónica grelha de sete aberturas do Wrangler 2024 com um visual atualizado com ranhuras texturizadas em preto, molduras metálicas em cinzento neutro e contornos na cor da carroçaria (entradas e molduras em prata platina nas versões Sahara). Visualmente, e literalmente, mais estreitas, as ranhuras verticais. com textura preta da nova grelha melhoram o arrefecimento do motor.


Uma nova antena invisível, à prova de obstáculos, e integrada no para-brisas dianteiro, substitui a anterior antena com mastro em aço, melhorando o aspeto do Wrangler e eliminando a possibilidade de ficar presa em arbustos ou ramos de árvores nos trilhos. Cinco novos desenhos de jantes, de série e opcionais, com diâmetros de 17 a 20 polegadas, renovam o material circulante do Wrangler.


Múltiplas opções de liberdade na natureza, incluindo duas capotas rígidas standard disponíveis em opção (em preto e na cor da carroçaria), a exclusiva capota elétrica Sky One-Touch, Sunrider para Hardtop (capota rígida) e grupos de duas portas com meias portas, proporcionam múltiplas combinações de portas, capotas e para-brisas, para que os clientes do Wrangler possam personalizar as suas aventuras off-road de acordo com as suas necessidades específicas.


O Wrangler também está disponível em 10 apelativas cores exteriores, incluindo: Anvil (NOVA), Earl, Vermelho Firecracker, Granite Crystal, Prata Zynith, High Velocity, Blue Hydro, Sarge, Branco Bright e Preto.


Design interior

O painel de instrumentos apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste. As novas configurações do suporte AMPS estão agora presentes na parte superior do painel de instrumentos.


Todos as versões incluem, de série, um reconhecimento de voz mãos-livres melhorado, que utiliza agora tecnologia de microfone. Nas versões Rubicon e Sahara, o conjunto premium cabin, de série, adiciona vidros dianteiros acústicos, alcatifa mais espessa e espuma adicional de isolamento acústico no para-brisas, na capota dianteira e nos pilares B, proporcionando uma condução mais silenciosa.


Um novo touchscreen de 12,3 polegadas - o maior e mais avançado ecrã alguma vez disponível no Wrangler - integra o sistema Uconnect 5 da quinta geração e está posicionado de forma proeminente no topo da consola central, mesmo por cima da nova saída de ar interior retangular. As saídas de ar exteriores mantêm a sua forma circular caraterística.


De acordo com a marca, o Uconnect 5 proporciona velocidades de funcionamento cinco vezes mais rápidas do que a geração anterior. Ao utilizar um sistema operativo Android e atualizações over-the-air (OTA), o Uconnect 5 proporciona uma flexibilidade que permitirá ao sistema evoluir continuamente para oferecer novos conteúdos, funcionalidades e serviços.


O sistema Uconnect 5 do novo Wrangler oferece mais serviços e funcionalidades conectadas para uma facilidade de utilização inigualável. O conjunto de novidades do sistema inclui:


Touchscreen de 12,3 polegadas (NOVO)

Cinco perfis de utilizador e um modo valet (arrumador): preferências de música personalizáveis, aplicações, posição dos bancos, ângulos dos espelhos e níveis de conforto da climatização (NOVO)


Apple CarPlay e Android Auto wireless

Ecrã principal totalmente personalizável para acesso rápido às funcionalidades mais utilizadas e operação de um só toque (NOVO)

Conectividade simultânea para dois telemóveis com Bluetooth (NOVO)

Funcionalidade Alexa Home to Car para incluir o assistente virtual de bordo Alexa, com função de voz natural e funcionalidades Car to Home

Aplicação móvel Uconnect

Navegação TomTom com pesquisa preditiva, voz natural e atualizações de trânsito em tempo real

Atualizações OTA (over-the-air) de mapas com um simples toque num botão para o sistema Uconnect NAV (NOVO)

Hotspot Wi-Fi 4G LTE para ligar até oito dispositivos sem fios


O novo Wrangler está devidamente equipado para manter os ocupantes do veículo conectados em viagem. As funcionalidades foram melhoradas para os passageiros da fila da frente com entradas USB C duplas, de série, que permitem que os dispositivos sejam carregados até quatro vezes mais rapidamente. O Wrangler oferece um total de até sete entradas USB A e C para ambas as filas de bancos. As tomadas de acessórios de 12 Volts, igualmente de série, estão localizadas em diversos pontos do novo Wrangler, estando também disponível uma tomada de 230 V AC para alimentar dispositivos eletrónicos domésticos com ligação de três pinos.


Ampla gama de novos serviços conectados

O novo Jeep Wrangler oferece uma vasta gama de serviços conectados em vários pacotes, proporcionando aos clientes ainda mais assistência, conforto e entretenimento. Concebidos para acompanhar os clientes no dia a dia, em todas as estradas e caminhos, estes serviços oferecem experiências enriquecedoras e únicas.


Novos serviços de preparação das deslocações permitem poupar tempo e dinheiro.

A função “Send&Go” da aplicação JEEP ® permite que as viagens pré-gravadas sejam enviadas diretamente do smartphone para o sistema de navegação conectado a bordo do veículo. O veículo está pronto a circular sem que o cliente tenha de efetuar qualquer outra ação depois de entrar no veículo.


Seja em estações de carregamento públicas ou em casa, carregar a bateria elétrica escolhendo os tempos de carregamento na aplicação JEEP ® no smartphone, oferece aos clientes mais tempo livre e permite-lhes gerir o seu orçamento de forma mais eficaz.


A navegação de bordo oferece novos serviços para apoiar os condutores em todas as estradas e em todas circunstâncias.


Graças a todas as informações fornecidas pelo sistema de navegação de bordo, a condução nunca foi tão segura ou tranquila como agora. Os clientes beneficiam das últimas notícias sobre as condições da estrada, incluindo alertas meteorológicos, alertas de trânsito, localizações de radares de velocidade, igualmente graças às atualizações automáticas de mapas over-the-air. Podem também procurar todo os tipos de pontos de interesse diretamente durante a condução, pesquisando no sistema de infotainment de bordo ou simplesmente utilizando a voz, pedindo ao Alexa Voice Service (Serviço de Voz Alexa) as informações necessárias.


Serviços conectados que facilitam o dia-a-dia dos clientes graças a funções por controlo remoto.


Quem é que nunca se esqueceu de trancar as portas do carro? Graças às funções de controlo remoto, não há necessidade de voltar atrás. Tudo pode ser gerido à distância, com apenas um clique no smartphone, através da aplicação JEEP ®. É possível acender as luzes para encontrar o veículo num parque de estacionamento congestionado, trancar e destrancar as portas e a bagageira do veículo ou verificar o estado das portas para se certificar de que o veículo está devidamente trancado.


Graças à aplicação móvel, também é possível ativar ou programar remotamente o carregamento com base no nível residual da bateria e pré-condicionar o novo JEEP ® Wrangler 4xe, a fim de obter sempre o clima perfeito no habitáculo antes de cada viagem.


Trip Report: uma funcionalidade para acompanhar sempre o estilo de condução.

Com a aplicação JEEP®, os clientes podem aceder a uma série de informações acerca das suas deslocações, verificando o seu estilo de condução, o consumo de combustível e de bateria, a velocidade média, o número de travagens e muito mais, para estarem sempre a par da sua condução em cada viagem e melhorarem a sua eco-score (pontuação ecológica) para nas próximas jornadas.


Para 2024, a gama Wrangler apresenta mais equipamento de série em toda a linha de versões, incluindo:


Sahara

Novas jantes de 18’’

Rádio com touchscreen de 12,3 polegadas

Hard top (teto rígido) da cor da carroçaria

Luzes LED (dianteiras, traseiras, nevoeiro)

Vidros escurecidos com proteção solar

Bancos revestidos a couro McKinley

Bancos dianteiros e volante aquecidos

Bancos dianteiros elétricos com 12 regulações

Sistema áudio Alpine Premium com 9 altifalantes

Acesso Keyless Go e Passive Entry

Câmara de marcha-atrás

Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Gorilla Glass (vidro touchscreen)

Alarme de Segurança

Degraus laterais tubulares em preto

Lane Departure Warning (Aviso de Saída de Faixa) (disponível a partir do 1º trimestre de 2024)

Drowsy Driver Alert (Alerta de Sonolência do Condutor) (disponível a partir do 1º trimestre de 2024)


Rubicon

Novas jantes de 17’’

Rádio com touchscreen de 12,3 polegadas

Hard top (teto rígido) em preto

Luzes LED (dianteiras, traseiras, nevoeiro)

Vidros escurecidos com proteção solar

Bancos revestidos a Nappa com inserções em couro

Bancos dianteiros e volante aquecidos

Bancos dianteiros elétricos com 12 regulações

Sistema áudio Alpine Premium com 9 altifalantes

Acesso Keyless Go e Passive Entry

Câmaras off-road

Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Gorilla Glass (vidro touchscreen)

Alarme de Segurança

Degraus laterais tubulares em preto

Lane Departure Warning (Aviso de Saída de Faixa) (disponível a partir do 1º trimestre de 2024)

Drowsy Driver Alert (Alerta de Sonolência do Condutor) (disponível a partir do 1º trimestre de 2024)

Traffic Sign Information (Informação de Sinais de Trânsito) (disponível a partir do 1º trimestre de 2024)

Botões auxiliares

Eixo traseiro full-float Dana 44 HD

Desativação da barra estabilizadora


Sistemas de propulsão avançados combinam potência e eficiência

O grupo propulsor mais avançado de sempre num Jeep Wrangler maximiza a eficiência ao mesmo tempo que proporciona até 51 km de condução 100% elétrica no ciclo urbano WLTP (valores pré-homologação).


O grupo propulsor do Jeep Wrangler 4xe integra dois motores elétricos e uma bateria de 400 Volts com um motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros, eficiente em termos de consumo de combustível, e uma transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite. Esta configuração maximiza a eficiência dos componentes de propulsão híbrida e combina-os com propulsor de fama mundial do Wrangler.


Novidade para 2024: todas as versões Wrangler 4xe oferecem uma Power Box Jeep 4xe equipada com quatro tomadas de 230 V, permitindo ao pack de baterias alimentar dispositivos externos, tais como smartphones e tablets.


As principais credenciais do grupo propulsor do Wrangler 4xe são os seus 380 cavalos de potência (280 kW), 637 Nm de binário*, os quais são possíveis graças aos seguintes elementos:


Motor 2.0 turbo de 4 cilindros em linha

Unidade motor-gerador montada no motor

Unidade motor-gerador montada no motor integrada na transmissão automática de oito velocidades

Pack de baterias com 96 células de iões de lítio, níquel, manganês e cobalto, com 400 Volts e 17 kWh


Os modos E Selec do Jeep Wrangler 4xe permitem ao condutor adaptar o grupo propulsor híbrido ao melhor comportamento segundo o tipo de utilização, seja na maioria das deslocações diárias em operação 100% elétrica, num momento de lazer noturno pela cidade ou explorando tranquilamente a natureza em condução off-road.


Hybrid: o modo padrão conjuga o binário do motor de 2,0 litros e do motor elétrico. Neste modo, o grupo propulsor utiliza primeiro a energia da bateria, adicionando depois a propulsão do motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha quando a bateria atingir o estado mínimo de carga.


Electric: o grupo propulsor opera com energia elétrica zero emissões apenas até a bateria atingir a carga mínima ou se o condutor solicitar mais binário (como ao pressionar o acelerador a fundo), o que determina o acoplamento do motor de 2,0 litros.


eSave: dá prioridade à propulsão do motor de 2,0 litros, poupando a carga da bateria para utilização posterior, como por exemplo, em percursos fora de estrada em modo EV ou áreas urbanas com restrições à circulação de veículos com motor de combustão interna. O condutor pode também escolher entre Battery Save (Poupança da Bateria) e Battery Charge (Carregamento da Bateria) durante a condução no modo eSave, selecionando, para o efeito, a função desejada nas Hybrid Electric Pages (Páginas Elétricas-Híbridas) no monitor do sistema Uconnect.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


留言


350x250.gif
300.250.png
bottom of page