A Dodge está a dar um grande passo em frente no caminho da performance da marca para um futuro eletrificado, ao revelar o Dodge Charger Daytona SRT, um concept capaz de mudar percepções e que reinventa o que pode ser um veículo elétrico alimentado a bateria (BEV). O Dodge Charger Daytona SRT Concept oferece uma visão do futuro elétrico da marca através de um veículo que, segundo a marca, se conduz como um Dodge, que tem a imagem de um Dodge e que soa como um Dodge.
O Dodge Charger Daytona SRT Concept de duas portas foi revelado no M1 Concourse em Pontiac, no Michigan, durante o terceiro dia da série de eventos da Dodge Speed Week, que incluiu anúncios e revelações de produtos de elevadas prestações da Dodge.
O Dodge Charger Daytona SRT Concept põe de lado o aborrecido paradigma dos BEV, assumindo-se como um veículo eletrificado diferente de qualquer outro atualmente na estrada. Um novo sistema de propulsão impulsiona o Charger Daytona SRT Concept com um desempenho que ultrapassa o do famoso motor SRT Hellcat da marca Dodge, acompanhado por um som de “escapamento” num BEV.
R-Wing: uma característica única de design aerodinâmico que faz a ligação entre o concept e o seu icónico homónimo Dodge Daytona que apresenta ainda destaques como o escapamento com câmara Fratzonic, que cria uma sonoridade para um veículo BEV, que pode atingir 126 dB, com a promessa de ser tão audível como um Dodge com motor Hellcat
A Dodge construiu uma reputação como a marca de muscle cars da América. Na corrida para se tornar mais rápida, mais veloz e mais poderosa, a Dodge está a virar a página para um novo capítulo. O primeiro automóvel elétrico da marca não se chama Dodge Charger Daytona SRT Concept por coincidência, pois tal como o famoso modelo Charger Daytona que foi o primeiro veículo a exceder os 320 km/h numa pista da NASCAR em 1970, o Charger Daytona SRT Concept oferece um desempenho de alto rendimento.
O sistema de propulsão Banshee de 800 V alimenta o Dodge Charger Daytona SRT Concept e permite um desempenho de elevado rendimento, fazendo com que o primeiro veículo elétrico da Dodge seja mais rápido do que um Hellcat em todas as questões de alta performance. O sistema de tração às quatro rodas de série é fundamental para ultrapassar o desempenho do Hellcat, ao mesmo tempo que melhora as suas capacidades em todas as condições meteorológicas.
Transmissão eRupt
Ao contrário dos típicos veículos BEV, a transmissão multivelocidades eRupt da marca Dodge com passagens eletromecânicas proporciona pontos de mudança distintos, capaz de “colar” as costas no banco dos passageiros ao mais puro estilo Dodge. O Charger Daytona SRT Concept também dispõe de uma função "push-to-pass" designada PowerShot. Ativada pelo premir de um botão no volante, a PowerShot proporciona um impulso adicional de adrenalina através de uma maior potência para uma rápida explosão do poder de aceleração.
Escape com câmara Fratzonic
Enquanto a maioria dos BEV adotam os seus motores elétricos quase totalmente silenciosos, isso não seria suficiente para a Dodge. O Charger Daytona SRT Concept emite um rugido de 126 dB que é igual ao do SRT Hellcat, gerado através de um novo sistema de “escapamento” com câmara Fratzonic, com patente pendente. Sim, a Dodge adicionou um escape a um veículo elétrico.
O primeiro sistema de escape da indústria com câmara Fratzonic emite o seu inédito som de elevado desempenho através de uma câmara de amplificação e afinação localizada na parte traseira do veículo. O escapamento com câmara Fratzonic representa a próxima geração tangível, radical e com a atitude de um muscle, criando um som visceral em combinação com a transmissão eRupt.
Acima de tudo, um design Dodge
O Dodge Charger Daytona SRT Concept apresenta um design inspirado que assume o desafio de revolucionar o aspeto de um BEV ao mesmo tempo que apresenta subtis elementos que fazem a ligação à herança da marca entre os muscle cars.
A R-Wing, é um elemento-chave por detrás do desenvolvimento do veículo, permite que o ar flua através da abertura frontal, aumentando a força descendente. Incorporada neste capô funcional de elevado desempenho, a R-Wing frontal mantém-se fiel aos espetaculares eixos exteriores da marca, ao mesmo tempo que proporciona um design aerodinâmico melhorado. As entradas de ar em fibra de carbono colocadas em ambos os lados da frente e na parte inferior traseira proporcionam uma cortina de ar para ajudar no desempenho aerodinâmico.
A grade frontal destaca-se com uma iluminação transversal centrada por um emblema Fratzog branco iluminado, um símbolo que a marca Dodge recuperou no ano passado. O emblema Fratzog de três pontas, originalmente colocado nos muscle cars da Dodge de 1962 a 1976, foi anteriormente utilizado sem qualquer significado ou contexto - até agora. O regresso do logótipo Fratzog representa o futuro eletrificado da Dodge.
O automóvel evita decoração excessiva - os faróis quase desaparecem, escondidos por baixo da R-Wing e integrados na superfície aerodinâmica, fornecendo apenas os elementos funcionais necessários para a iluminação dianteira. Tanto a iluminação dianteira como a traseira apresentam um design de largura total, com o já mencionado emblema 3D Fratzog iluminado ao centro. Os elementos de iluminação exterior são verdadeiramente únicos - mesmo no escuro, identifica-se a silhueta do Charger Daytona SRT Concept.
As rodas de 21 polegadas têm o logo vermelho e porcas de aperto centrais, ao melhor estilo das corridas. Já as pinças de freio de seis pistões proporcionam a uma potência total de frenagem.
O novo design do tipo hatchback é muito funcional, dando ao concept uma dupla personalidade: uma fera na pista mas que pode satisfazer as necessidades do dia-a-dia. O design, juntamente com os bancos traseiros que podem ser rebatidos, oferecem uma utilidade e uma capacidade de carga inesperadas num muscle car.
Um habitáculo conectado e centrado no condutor
O interior do Dodge Charger Daytona SRT Concept é moderno, leve e atlético, proporcionando um habitáculo centrado no condutor com todos os elementos essenciais inseridos de forma coerente.
A tela multimídia central de 12,3 polegadas, a maior apresentado num veículo Dodge, está posicionada num ângulo de quase dez graus na direção do condutor, com o painel de instrumentos de 16 polegadas curvo, criando uma sensação de casulo, focado no condutor.
Um head-up display (HUD) de 8 por 3 polegadas disponibiliza informação adicional do veículo onde o condutor necessita dela. Já o teto panorâmico amplia a sensação de céu aberto ao Charger Daytona SRT Concept.
O posto de condução envolve o condutor numa experiência sensorial através de sons de elevado desempenho, elementos de iluminação e diversos displays no veículo.
Uma simples pressão num botão do volante permite ao condutor escolher entre os modos Auto, Sport, Track e Drag, alterando instantaneamente a dinâmica de condução, a informação no painel de instrumentos, o conteúdo do HUD, o som de desempenho e os elementos de iluminação interior do veículo.
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