A Petronas Lubricants International (PLI) lançou a linha completa de produtos Syntium Hybrid, com o objetivo de atender à crescente demanda por carros híbridos. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa com os pilotos da equipe Mercedes-AMG Petronas, da Fórmula 1 (F1), Lewis Hamilton e George Russell, realizada em São Paulo e que contou com a presença da Revista Publiracing.
Em 2019, a PLI iniciou a comercialização de produtos híbridos. Em 2021, a companhia atualizou a linha desse segmento com a tecnologia CoolTech+. Já neste ano, foi desenvolvido o portfólio completo dedicado a motores híbridos, que será lançado globalmente. A apresentação da novidade foi divulgada na China na última semana.
Durante o evento em São Paulo, Ahmad Adly Alias, Vice President of Refining, Marketing & Trading, Petronas and Chairman da Petronas Lubricants International, destacou: "A linha Syntium Hybrid é a comprovação do nosso compromisso incansável com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos do trabalho realizado por nossa dedicada equipe de especialistas, atendendo às demandas do futuro da mobilidade. Por meio de nossas Fluid Technology Solutions™, criamos o lubrificante híbrido, que gerencia mudanças constantes e antecipa os desafios apresentados pelas operações de várias partidas. Além disso, a tecnologia protege o motor por mais tempo, mesmo em baixas temperaturas. Nosso foco é sempre estar um passo à frente para que os motoristas e seus motores possam seguir com total confiança."
Presente no lançamento, Lewis Hamilton ressaltou: “É inspirador ver como a Petronas continua a enfrentar os desafios quando o assunto é inovação, algo com o qual estamos familiarizados na equipe Mercedes-AMG de F1. Como um time de pessoas que resolvem problemas, temos o compromisso de promover a sustentabilidade para o futuro do nosso planeta. Soluções como o Syntium Hybrid mostram o progresso em direção a um cenário em que os carros híbridos se tornem parte de nossas vidas cotidianas. A energia híbrida já é usada na Fórmula 1 e, com cada vez mais automóveis híbridos em circulação nas ruas, essa inovação é outro exemplo do nosso progresso rumo ao alto desempenho sustentável. Tenho orgulho de trabalhar com líderes do setor que estão aproveitando tecnologias e conhecimentos técnicos para aumentar a vida útil e a sustentabilidade dos veículos."
"A corrida é um esporte imprevisível e precisamos ser rápidos para nos adaptarmos às mudanças. Por estar na interseção do esporte e da tecnologia, a Fórmula 1 é o laboratório de testes perfeito para desenvolver inovações tecnológicas. Com isso, o Syntium Hybrid, da Petronas Lubricants, uma solução sustentável e de alto desempenho, oferece aos motores híbridos a proteção e a potência que precisam para durar mais tempo. Tecnologias pioneiras como essa melhoram a vida útil dos veículos e aceleram a transição para esse tipo de motor nos carros convencionais", acrescenta George Russell, companheiro de equipe do Hamilton.
Eficiência e sustentabilidade
Os motores de combustão interna (MCI) e elétrico trabalham juntos em veículos híbridos, potencializando a eficiência e o desempenho para reduzir o consumo de combustível e das emissões. Nessa configuração específica de hardware, principalmente em uso urbano, há uma troca contínua entre o MCI e o motor elétrico, resultando em 10 vezes mais partidas/paradas em comparação com um carro padrão. Com isso, o MCI opera por períodos curtos e a temperatura do lubrificante é, em média, 40°C mais baixa em comparação aos automóveis comuns, o que gera desafios únicos: degradação mais rápida do lubrificante; maior risco de desgaste; falha de componentes críticos; corrosão; acúmulo de água e perda de desempenho.
A operação repetitiva de partida/parada e baixa temperatura dos veículos híbridos implicam que os lubrificantes convencionais terão dificuldades para manter sua integridade até a próxima manutenção. O Syntium Hybrid, com tecnologia CoolTech-H™, foi formulado para oferecer resistência avançada aos específicos desafios térmicos enfrentados pelos veículos desse segmento. Vale ressaltar que o produto foi submetido a testes de estresse de até 20.000 km de condução – um terço do intervalo de troca de lubrificante recomendado pelos fabricantes – e não apresentou sinais de deterioração.
De acordo com a Petronas o Syntium Hybrid, com tecnologia CoolTech-H™, oferece até 89% mais resistência à oxidação em comparação com o API SP. Dessa forma, o fluido evita o espessamento e permite que o lubrificante flua adequadamente para todas as peças críticas do motor híbrido, protegendo nas frequentes partidas/paradas. Além disso, o produto mantém um desempenho estável durante todo o intervalo de drenagem, maximizando a eficiência do motor e evitando possíveis falhas.
A Petronas aproveitou a presença dos pilotos para a disputa da corrida de São Paulo que faz parte do calendário da F1 para uma já tradicional coletiva onde anualmente apresenta novidades para o mercado brasileiro. A Revista Publiracing esteve presente no evento através da presença do colunista Jaroslav Susland.
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