top of page

Caramulo Motorfestival regressa de 8 a 10 de Setembro com promessa de ser o maior de sempre


Caramulo Motorfestival regressa de 8 a 10 de Setembro com promessa de ser o maior de sempre

A 18º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 8, 9 e 10 de Setembro.


A Rampa Histórica Michelin, a prova anualmente realizada durante o Caramulo Motorfestival, e direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, terá novamente a sua parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra - Secção de Desportos Motorizados.

Caramulo Motorfestival regressa de 8 a 10 de Setembro com promessa de ser o maior de sempre

Na categoria de Chronomasters, os automóveis pré-guerra e nos Formula V serão o grande destaque. Já na categoria Speedmasters, a aposta centra-se nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.


Este ano, decorrerá também um tributo ao Team Diabolique, equipa com um enorme palmarés no panorama automobilístico nacional, com a presença do piloto Joaquim Santos, tetracampeão nacional de Ralis, e de uma das suas máquinas de corridas lendárias, o Lancia Stratos.


Como é apanágio do Motorfestival, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Jean-Phillipe Imparato, Carlos Tavares, Nuno Caetano, Rita Vieira, Joaquim Santos, José Lameiro, Joaquim Rino, António Araújo Pereira, Hipólito Pires, José Pedro Fontes, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, entre outros.


Porque dos clubes e dos colectivos de entusiastas de automóveis clássicos também se faz o Caramulo Motorfestival, o evento terá passeios do Driver’s Cult, com um parque reservado para todos os automóveis que acompanham este colectivo, do Clube Português de Automóveis Antigos, que trará os seus participantes trajados “à época”, assim como o Dia Alfa, do Alfa Romeo Clube de Portugal, além de passeios monomarca da Aston Martin e ainda a presença do Clube Twingo PT, que celebrará os 30 anos do simpático modelo da Renault, que marcou a década de 90.


O universo das duas rodas em destaque

As duas rodas vão estar também em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas. No universo das motos, destaque ainda para o Encontro das Cinquenta, o Passeio das Motas Antigas e a concentração Vespa Caramulo.

Caramulo Motorfestival regressa de 8 a 10 de Setembro com promessa de ser o maior de sempre

O Caramulo Motorfestival vai contar com o Trial Show, que dá aos visitantes a oportunidade de assistirem a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais.


Este ano irá realizar-se, pela primeira vez, a “Volta ao Museu do Caramulo de Bicicleta Antiga”, organizada pela Relíquias da Bairrada, onde todos os visitantes do Caramulo Motorfestival poderão trazer a sua bicicleta antiga e fazer parte deste desafio em duas rodas, com vestuário ciclístico apropriado à época das bicicletas participantes.


Museus e Exposições para visitar

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.


A edição de 2023 será também assinalada pela exposição temporária “Lamborghini: 60 Anos a cortar o vento”, com um alinhamento histórico, composto pelos mais raros e emblemáticos modelos da Lamborghini, cobrindo as suas seis décadas de produção de automóveis desportivos e de alta performance.


Já no Caramulo Experience Center, o novo espaço museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, que celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, poderão ser vistos, até ao dia 15 de Setembro, dois monolugares de Fórmula 1, um Jordan 199 e Sauber C18, ambos de 1999, e pertencentes ao período em que os motores V10 dominavam a categoria máxima do desporto automóvel.


Um programa para toda a família

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento assim como entrada livre.


A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores, e uma pista de Slot Cars, com corridas para todas as escalas e idades.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático


A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um novo desafio: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo.


Seja um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado


Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival, tais como experiências de co-drive em máquinas lendárias conduzidas por pilotos convidados, merchandising e brindes exclusivos, entre outros.


Reforço nos acessos, estacionamento e alimentação

Cientes dos desafios que um festival em crescimento apresenta, a organização do Caramulo Motorfestival, em parceria com a autarquia local e restantes autoridades, tem desenvolvido esforços para melhorar a experiência dos visitantes e reduzir constrangimentos adjacentes.


Neste sentido, foi desenvolvido um plano de acessos e de estacionamento, com a criação de quase 1000 novos lugares de estacionamento em locais situados dentro, ou à porta, da vila do Caramulo, assim como a implementação de um serviço de transporte gratuito e contínuo, para transportar os visitantes destes parques até ao centro do evento.


Por outro lado, foi criado uma terceira praça de alimentação, com o objectivo de incrementar a oferta e variedade disponíveis, assim como a capacidade de resposta nos momentos de pico.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Clássicos #Lazer #Turismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page