Uma nova era para a Lancia acaba de ter inicio com a chegada do Ypsilon.
O novo carro da Lancia chega 100% elétrico e numa edição limitada para a Itália (Edizione Limitata Cassina), disponível em 1.906 unidades numeradas.
O novo Lancia se apresenta no interior com um tom azul homogéneo que envolve os bancos com textura "Cannelloni", o painel de instrumentos e as inserções dos painéis das portas e do painel de instrumentos. O novo "tavolino" multifuncional Cassina, utilizado pela primeira vez no interior de um automóvel, oferece a possibilidade de carregar o smartphone.
A ligação entre duas marcas italianas de destaque, Lancia e Cassina, nos seus respetivos setores: automóvel e design de interiores, representa mais um passo no percurso iniciado com o conceito Lancia Pu+Ra HPE.
Ainda destaques no modelo são, por exemplo, o ecrã de 10,25", o sistema de iluminação exterior e o sistema Condução Autónoma de Nível 2.
O novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel de produção Stellantis dotado do sistema de infotainment S.A.L.A., uma interface virtual inteligente para uma experiência de condução confortável, em linha com a tecnologia sem esforço da Lancia.
O modelo tem autonomia de até 403 km em ciclo combinado WLTP, e demora menos de 10 minutos a recarregar o suficiente para percorrer 100 quilómetros.
A versão limitada de lançamento está disponível para encomenda a partir de hoje em Itália, com uma proposta de financiamento da Stellantis Financial Services Itália de 200 euros por mês, incluindo a solução de carregamento doméstico Easy Wallbox e 3 anos/30.000 km de garantia.
O novo Lancia Ypsilon é o primeiro dos três modelos do plano estratégico da marca, espoletando uma ambiciosa estratégia de eletrificação, um novo modelo de distribuição e o regresso da marca à Europa a partir de 2024.
"Com o novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da nova era da marca, estamos a relançar-nos, uma vez mais a partir de Itália. O seu design é inspirado no passado glorioso, agora reinterpretado de uma forma moderna. O modelo representa a expressão máxima do conforto e do design a bordo, caracterizado pela tecnologia e conectividade líderes na categoria, mas sempre simples e intuitiva, no perfeito estilo Lancia. Este resultado foi, também, possível graças à colaboração com a Cassina, que, juntamente com o nosso Centro Stile em Turim, concebeu uma verdadeira sala de estar, inspirada nas acolhedoras casas italianas", afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
O modelo reflete a máxima atenção a cada detalhe estilístico, desde a seleção dos materiais até à escolha das cores: o azul é utilizado como a tonalidade icónica da tradição Lancia, surgindo tanto no interior como no exterior do modelo desta versão de lançamento.
Um suave veludo azul em fio 100% reciclado envolve os bancos com um padrão "cannelloni" e pespontos duplos, com esta mesma cor a surgir nos detalhes dos painéis das portas e do tablier, criando um espaço interior elegante e coordenado.
O azul Lancia também está presente na carroçaria, fundindo-se com o preto das jantes de liga leve e com o seu revestimento escuro, resultando num impacto visual requintado e uniforme, sem cromados.
Outro dos grandes elementos marcantes do novo Lancia é o "tavolino" multifuncional Cassina, um novo elemento de design concebido em plástico de base biológica, que enfatiza a experiência a bordo. É o primeiro "tavolino" visto no interior de um automóvel desta classe e desenvolvido para proporcionar o ambiente de "sala de estar".
Alimentado por um motor 100% elétrico, o modelo oferece uma autonomia de até 403 km no ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido para aumentar o nível da bateria do automóvel de 20 para 80% em apenas 24 minutos, ou o suficiente para 100 quilómetros em 10 minutos.
O novo Lancia Ypsilon reinterpreta, com um toque moderno, a histórica grelha frontal, agora revisitada com três raios de luz. Destaca, ainda, o lettering Lancia de todos os futuros modelos, os icónicos farolins traseiros redondos em LED, inspirados no lendário Lancia Stratos, o inovador sistema de infotainment S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), pilar da tecnologia sem esforço da Lancia, juntamente com a condução autónoma de Nível 2, para viajar para fora das cidades de uma forma mais segura e com uma experiência simplificada a bordo.
A Condução Autónoma de Nível 2 ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro e a trajetória, utilizando o Cruise Control Adaptativo e o Sistema de Centragem na Faixa de Rodagem. A Condução Autónoma de Nível 2, que pode ser ativada entre os 30 e os 150 km/h, inclui o Assistente de Engarrafamento com a função Stop&Go, que permite reiniciar automaticamente o veículo quando preso no trânsito, para uma condução mais confortável.
A experiência a bordo do novo Lancia Ypsilon torna-se ainda mais relaxante graças à sua vasta dotação de equipamento. Destacam-se o sistema de entrada e arranque sem chave e o sistema de assistência ao estacionamento, o melhor equipamento de série do segmento, composto por câmaras com visão a 180° e sensores dianteiros e traseiros para facilitar as manobras, e um ecrã duplo, o maior da categoria, com uma diagonal total de 20,5", e um cluster de instrumentos/rádio digital de 10,25", personalizável tanto em termos de layout como de cores.
Novo Lancia Ypsilon: o primeiro modelo da nova era
Com uma unidade de potência de 156 cv/115 kW e uma bateria de 51 kWh, o novo Ypsilon apresenta uma autonomia de até 403 km em ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido em 24 minutos (de 20% a 80%) ou suficiente para percorrer 100 quilómetros em 10 minutos. O consumo situa-se entre os 14,3 e 14,6 kWh/100 km.
A estratégia de eletrificação da Lancia inclui o lançamento de três novos modelos, um de dois em dois anos. O novo Lancia Ypsilon é lançado na versão BEV, alimentada por um grupo motopropulsor totalmente elétrico. Em conformidade com o plano estratégico "Dare Forward" da Stellantis, a partir de 2026, a Lancia lançará apenas modelos 100% elétricos.
A exclusiva versão de lançamento do modelo estará disponível com uma oferta de financiamento em colaboração com a Stellantis Financial Services: uma entrada de 9.800 euros, incluindo um incentivo governamental para a troca de um veículo até EU4; prestações mensais de 200 euros durante 35 meses, que incluem a solução de carregamento doméstico "Easy Wallbox", possibilitada pelos serviços de apoio fornecidos pela Free2Move Charge; e uma garantia de 3 anos/30.000 km.
Nova identidade corporativa para uma rede de concessionários renovada em Itália
Itália sempre foi o berço da Lancia, pelo que a marca pretende relançar-se aqui, com uma rede de distribuição nova e dedicada. O número de concessionários foi reduzido de 230 para 160, dos quais 100 já foram totalmente renovados. Os restantes serão concluídos nos primeiros meses deste ano, para o lançamento do novo Lancia Ypsilon.
Os showrooms da Lancia apresentam a nova Identidade Corporativa, refletindo os quatro pilares que sustentam o plano estratégico da Lancia: “qualidade, eletrificação, sustentabilidade e um modelo de vendas inovador.”
Nova Comunidade Lancia para Formação Premium Certificada
Um fator essencial no percurso de renascimento da marca é a Casa Lancia, uma comunidade dedicada aos 240 retalhistas italianos dedicados e certificados da Lancia, inaugurada em julho de 2023, e gerida diretamente pelo CEO da marca, Luca Napolitano.
A Casa Lancia foi fundada com o objetivo claro de criar uma ligação direta onde cada retalhista pode fazer perguntas, comentar notícias, dar a sua opinião, entrar em discussões com toda a equipa e explorar diferentes tópicos, com a certeza de receber uma resposta no prazo de 72 horas.
O canal faz parte de um processo mais amplo de renovação da força de vendas, composta por vendedores Lancia dedicados e certificados. Os vários níveis de formação iniciam-se com um curso de três níveis com a duração de 15 meses, composto por 50 módulos com um total de 13.000 horas de formação, que terminará em setembro de 2024. O objetivo é tornar o papel do vendedor do concessionário ainda mais central, como primeira interface com o cliente final, e garantir uma experiência de compra premium e imersiva, tanto online como offline: um passo crucial no caminho para o posicionamento premium da marca.
O regresso da Lancia à Europa
O novo Lancia Ypsilon marca o regresso da marca à Europa, dando forma ao seu processo de internacionalização e prosseguindo com o seu plano estratégico da Stellantis "Dare Forward", cujo objetivo é fazer da Lancia uma marca desejável, respeitada e credível.
A partir do primeiro semestre de 2024, a Lancia entrará na Europa com uma rede de mais de 70 novos concessionários em igual número de grandes cidades, onde se encontram os futuros clientes da marca. Os primeiros mercados a serem envolvidos, em meados de 2024, serão a Bélgica e os Países Baixos, seguidos pela França e Espanha, e depois pela Alemanha e Portugal em 2025.
Um papel fundamental na expansão internacional da marca italiana é desempenhado pelo seu novo modelo de distribuição, 50% das vendas online e um número selecionado de retalhistas com uma missão clara de acordo com a marca: qualidade sem cedências. Os novos showrooms foram concebidos para uma base de clientes europeus, os "influenciadores clássicos progressivos", que procuram elegância intemporal, espírito italiano e inovação, juntamente com uma experiência confortável e agradável a bordo.
NOVO LANCIA YPSILON – Características Técnicas (resumo)
Comprimento: 4.08 m
Largura: 1.76 m
Altura: 1.44 m
Peso 1.584 kg
Tecnologia BEV
Segmento B Hatchback Premium
Unidade de potência 100% elétrica com 115 kW / 156 cv
Tempo de carregamento DC: 24 minutos (20% a 80%)
Consumo de energia 14,3 a 14,6 kWh / 100 km
Autonomia Até 403 km
Binário do motor elétrico 260 Nm
Comments