top of page

Aluguel de carro para viagem: saiba mais


Aluguel de carro para viagem: saiba mais

Como é bom curtir uma viagem com segurança e conforto! Para quem deseja isso, o carro é com certeza uma excelente opção. Mas será que vale a pena alugar um?


Neste artigo nós vamos explicar as vantagens de se alugar um carro para viajar comparado a outras opções de locomoção, como ir de carro próprio, de ônibus ou de avião.


Além disso, também vamos abordar quais cuidados devem ser tomados antes de cair na estrada com seu carro alugado.


Vale a pena alugar carro para viajar?

Na maior parte dos casos, sim. Mas é preciso avaliar as vantagens do carro alugado em relação a outras opções para viajar e ver se realmente compensa para você.


Custo baixo

O principal custo envolvido na locação de um carro é o aluguel propriamente dito. Nele já estão embutidos os diversos custos que a empresa tem para fornecer o veículo em boas condições para uso do cliente, como manutenção dos pneus, limpeza, impostos, documentação, etc.


Ou seja, você não terá que gastar tempo e dinheiro com essas obrigações, especialmente se compararmos com a viagem em veículo próprio.


Como você deve estar ciente, antes de viajar com seu próprio carro é necessário tomar medidas como fazer revisão, calibragem e balanceamento, colocar a documentação em dia e encher o tanque com combustível suficiente.


Porém, caso tomar esses cuidados não represente um incômodo ou um custo significativo, é provável que viajar com veículo próprio valha mais a pena que viajar com o veículo alugado.


Mas também há outro custo que precisa ser levado em conta na comparação entre carro próprio e alugado: o seguro.


Ter um seguro é essencial, não apenas para viagens, mas para qualquer uso que se faça do carro. Avalie o custo e a qualidade do seguro oferecido pela locadora e veja se é uma opção mais vantajosa que o seguro que você já paga para o seu veículo.


Por último, cabe destacar que, com relação a outros meios de transporte, o carro alugado também apresenta um custo competitivo, especialmente com relação ao táxi, que costuma ser bastante caro em viagens longas.



Maior comodidade no trajeto

O carro alugado é uma opção muito cômoda para quem deseja viajar. Com ele, você pode fazer o trajeto da maneira que bem entender, parando para tirar fotos da paisagem, por exemplo. E depois que chegar ao destino, você pode usar o veículo alugado para visitar os pontos turísticos com comodidade, sem ter que depender de táxis, ônibus ou guias.


Pode escolher o carro ideal

Ao alugar um carro para viajar, você pode escolher o que melhor se adequa às suas necessidades e preferências.


Se vai viajar em estradas de terra ou trilhas, pode alugar um veículo quatro por quatro, por exemplo. Se vai levar bastante bagagem, uma picape talvez seja a melhor opção. Se no seu destino faz muito calor, um carro com um ar condicionado potente é mais recomendado. E assim por diante.


É possível escolher o carro mais confortável, mais bem equipado e mais bonito, podendo ser inclusive um carro de luxo, caso o custo-benefício valha a pena, claro.



Parcelando os custos do carro alugado

Algo que pode tornar o aluguel de carro para viajar ainda mais vantajoso é a possibilidade de parcelar os custos, especialmente o aluguel.

O parcelamento é uma opção que torna as viagens de avião mais viáveis, por exemplo, e a possibilidade de fazer o mesmo com o carro alugado conta muito a favor desse meio de transporte.


Para isso, no entanto, é preciso ter um cartão de crédito, de preferência com um limite bem superior às parcelas do aluguel do carro.



Cuidados na hora de alugar um carro

Como você pôde ver, alugar um carro para viajar é quase sempre muito vantajoso. Mas não vá direto para a primeira locadora que encontrar. Até pegar as chaves do veículo alugado, é preciso tomar alguns cuidados que tornarão essa opção a mais segura e confortável.


Pesquise bastante até encontrar a locadora e o veículo que ofereçam o melhor custo-benefício e atendam às suas necessidades e preferências. Um ponto importante é analisar se o aluguel é cobrado sobre os quilômetros rodados ou sobre os dias de uso do veículo.


Leia atentamente o contrato de locação, para saber quais os seus direitos, os seus deveres e as possíveis penalidades e custos em caso de danos ao veículo. Informe-se bem sobre o seguro oferecido pela locadora.


Alugue o carro com antecedência. Deixar para alugar na hora de viajar pode gerar bastante dor de cabeça.


Lembre-se de que, caso você pegue o veículo na locadora com o tanque cheio, ele também deverá ser devolvido com o tanque cheio.



Nunca deixe de analisar a situação do veículo ainda na locadora, antes de começar a usá-lo. Confira se está tudo realmente pronto e em bom estado, para que sua viagem seja mesmo segura. Veja se está tudo como descrito no contrato e se já não há danos aparentes, como arranhões e amassados. Se possível, tire fotos do carro nesse momento, para usá-las depois como prova em caso de problemas na devolução.


Se você gostou desse artigo, recomendamos dar uma passeada pelo blog do Juros Baixos, onde poderá encontrar muitos outros conteúdos interessantes. O Juros Baixos é uma plataforma referência em assuntos financeiros. Também oferece cursos e consultorias de planejamento financeiro, bem como ferramentas de comparação de crédito.


Para publicidade, apoio ou parcerias entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Comments


350x250.gif
300.250.png
AEA_SDSEC2024_CARROSSEL_01.png
bottom of page